Cultura Organizacional X Atração e Retenção de Talentos
Empresas de qualquer porte devem ter como uma das suas preocupações principais a atração e retenção de talentos, pois seu crescimento depende da qualificação e engajamento dos colaboradores. Para as empresas, as vantagens competitivas não estão mais concentradas em preço das matérias-primas ou trabalho, mas sim ligadas à capacidade de inovação e às competências humanas. Num cenário que demanda competitividade e é marcado por constantes mudanças, as organizações precisam de profissionais qualificados, comprometidos e alinhados à cultura organizacional.
Mas atrair e, principalmente, reter profissionais são dos maiores desafios dos gestores. O ser humano sempre está em busca de algo mais e ao não se sentir reconhecido, acaba por visar algo diferente e, na primeira oportunidade, deixa o emprego atual. Portanto, o RH precisa ser mais do que um simples recrutador de pessoas para se tornar um motivador que cultiva o desejo dos colaboradores de fazer o melhor e “vestir a camisa” da organização. Para isso, ações como plano de carreira, uma boa política de feedback, reconhecimento profissional e um clima organizacional positivo são fatores essenciais.
O mercado de trabalho hoje exige uma moderna gestão das pessoas. O departamento de recursos humanos não deve limitar-se apenas a recrutar profissionais, mas sim buscar orientá-los e treiná-los, cultivando o desejo de fazer o melhor a cada dia em prol da organização. Até porque existem custos elevados ao contratar e demitir funcionários que não se mostram adequados à cultura da organização. Assim, orientações claras que demonstrem quais os valores a serem desenvolvidos são essenciais.
A gestão precisa ter como objetivo a formação de uma cultura empresarial de competência e resultado, através da mudança na mentalidade organizacional e individual. Neste sentido a comunicação é um fator essencial para o fortalecimento da estratégia e o engajamento dos colaboradores.
A área de gestão de pessoas tornou-se fundamental na construção de estratégias nas organizações, para emissão de políticas de gestão que possam estar alinhadas com a retenção de talentos. Fatores como política de benefícios e plano de carreira são importantes, porém mais essencial ainda é primar pela qualidade de vida do funcionário. Para atrair e reter talentos, primeiramente é preciso tornar a empresa interessante atraente para os colaboradores e depois desenvolvê-los dentro do clima organizacional. Portanto, tudo está relacionado à cultura da organização que deve valorizar seus talentos através de boas condições de trabalho e engajamento, demonstrando que o funcionário faz parte de um contexto maior. Assim, alinha-se o objetivo do colaborador aos objetivos da empresa.