Qual a importância do plano de sucessão na empresa familiar

Qual a importância do plano de sucessão na empresa familiar

É função de uma empresa atravessar os tempos e existir muito além da vida de seus fundadores. É dessa forma que ela garantirá sustento a seus sócios e colaboradores, gerará lucros e riquezas e cumprirá sua função social. A própria Constituição Federal de 1988 estabelece que ser perene é a primeira função de uma empresa.

Sob esta ótica, fica evidente a necessidade de um plano de sucessão. A garantia de longevidade é premissa fundamental para que uma companhia atraia investidores e – o que até é mais importante – fidelize seus clientes. Dessa forma, o fundador, que geralmente é o principal gestor de uma empresa familiar, deve estar atento a um plano que garanta a continuidade das operações quando ele não mais puder estar à frente dos negócios.

A ausência de um plano sucessório é um erro comum em empresas familiares. Em geral, o gestor acaba por escolher o primogênito para ocupar sua posição, mesmo que este não demonstre o necessário interesse pelos negócios da família ou não procure preparar-se para ocupar o comando da empresa. Também se crê costumeiramente que, por conta dos laços familiares, a sucessão ocorrerá de forma tranquila, sem conflitos, e que a corporação seguirá operando normalmente. Tais crenças podem comprometer a existência da empresa.

Um plano de sucessão familiar pode ser realizado por consultorias especializadas ou mesmo a partir da visão de seu fundador. Há diversos aspectos que devem ser observados a fim de que conflitos sejam evitados e a corporação possa continuar ativa após a saída de seu principal gestor. Há questões legais e patrimoniais que envolvem o capital. Já a escolha daqueles que ocuparão posições de comando na empresa deve basear-se, antes de mais nada, no preparo, aptidão e vocação, a fim de que se garanta que o profissionalismo se fará presente na administração ao longo dos anos.

O planejamento é fundamental na gestão de empresas de quaisquer portes. No caso da sucessão em empresas familiares, um plano sucessório é o que propicia que a corporação estará ativa no futuro.

Compartilhe esse artigo: