Os desafios da aquisição de talentos para ecommerce
A demanda por executivos talentosos de e-commerce cresceu nos últimos anos. Os principais gerentes de marketing, diretores digitais, gurus de mídia social, diretores de crescimento e outros líderes que dirigem a atividade de e-commerce são todos muito procurados. A culpa é da pandemia, que inadvertidamente criou um mercado para executivos com habilidades diversas que podem fazer a ponte entre os mundos real e digital.
No mundo todo, novos negócios de comércio eletrônico crescem diariamente e os gerentes de contratação enfrentam uma competição global pelos melhores candidatos com mais experiência e habilidades.
As vendas no comércio eletrônico estão crescendo enormemente, e as empresas estão enfrentando um problema comum: elas acham difícil contratar especialistas com conhecimento técnico e prático para orientá-las para o sucesso no comércio eletrônico.
Embora o comércio eletrônico possa ser turbulento, ele também pode ser lucrativo. E à medida que as compras on-line crescem, representando 40% do comércio em países desenvolvidos nos próximos 10 anos, um sistema de comércio eletrônico bem desenvolvido rapidamente deixa de ser um luxo e se torna uma necessidade. As expectativas do consumidor estão aumentando, e as empresas que não conseguem fornecer aos seus clientes uma experiência de compra on-line acabarão com carrinhos de compras abandonados, lojas digitais estáticas e uma marca enfraquecida.
Ser um especialista em e-commerce é uma profissão complexa com uma vasta variedade de partes críticas que estão em constante mudança. É preciso um líder de marketing único para gerenciar tudo e mover em direção a uma visão coesa. Infelizmente, essas pessoas são difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de contratar. A questão é: por quê?
O Desafio
O fator mais significativo para encontrar um gerente de e-commerce completo é a oferta e a demanda: não há muitos, e todo mundo quer um. Imediatamente. Como resultado, há uma grande lacuna entre a necessidade de excelentes especialistas em e-commerce e as pessoas disponíveis qualificadas para preencher essas vagas. Como tal, continua muito competitivo.
Como há uma demanda tão alta por gerentes de e-commerce experientes — que raramente estão desempregados — você raramente encontra um procurando ativamente por trabalho. Como resultado, o recrutamento de e-commerce se torna mais complicado, e você provavelmente terá que encontrar uma maneira de capturar a atenção de candidatos que já têm bons empregos e convencê-los a mudar e trabalhar para você.
Assim como todos os outros serviços com alta demanda e baixa oferta, a expertise em e-commerce não sai barata. Infelizmente, muitas empresas usam guias salariais desatualizados ou não confiáveis e, quando descobrem o custo real de um especialista em e-commerce no mercado atual, ficam chocadas. Portanto, é comum que as empresas fiquem abaixo do orçamento em 15% ou mais ao procurar contratar um líder talentoso.
Não faça uma oferta baixa
Com uma relação de comparação menor que 1, sua organização estará, sem dúvida, em desvantagem competitiva em relação ao salário de um profissional de alto desempenho. Para muitos prospectos, os benefícios de aposentadoria são tão significativos quanto a cobertura médica. Se sua empresa não tiver essa área, você pode precisar compensar com salário ou por meio de um bônus anual garantido ou de inscrição.
O Futuro do Recrutamento de E-commerce e Marketing Digital
As coisas mudaram para os profissionais de marketing e podem nunca mais ser as mesmas. Uma coisa que sabemos com certeza é que a digitalização está viva e bem e só crescerá em importância nos próximos anos.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#bemestar #Políticas #remoto #hibrido #Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #RH #Recursos #Humanos #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #Carreira #trasição #plataformas #trabalho #beneficios #CEO #Employer #branding #EVP #Atração #Retenção #empresas #negocios #cultura #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F