Gestão de Pessoas: O que é outplacement? Conheça seus benefícios

Gestão de Pessoas: O que é outplacement? Conheça seus benefícios

O outplacement é uma ferramenta de gestão organizacional que tem como objetivo trazer uma solução para a carreira do profissional que é desligado da empresa. Através do processo, a pessoa recebe uma orientação de especialistas para conseguir uma recolocação no mercado profissional. Dessa forma, a empresa pode cumprir um papel social e, assim, obter uma boa imagem interna e externa. Para isso, é preciso considerar o que o mercado oferece e quais são os objetivos e experiências do profissional.

O processo é iniciado bem antes de o profissional saber que será dispensado. A empresa empregadora e a consultoria de outplacement definem como será o processo de demissão, antecipadamente, o que pode incluir uma análise para definição de quem fica e quem sai, além de traçar a melhor forma de fazer o desligamento do profissional. As atividades envolvem a avaliação dos riscos e impactos para o indivíduo e para a organização.

Após o preparo da documentação e da comunicação ao profissional, este recebe um suporte do orientador para a reestruturação de seu currículo, a análise de sua rede de contatos, estudo da sua carreira e onde ele pode ser recolocado. Os especialistas em outplacement buscam organizações que podem se interessar pelo perfil da pessoa dispensada. Como os currículos são direcionados com maior assertividade, geralmente, o tempo de recolocação é reduzido em mais da metade.

O outplacement gera ganhos tanto para a empresa quanto para o colaborador desligado. Para as empresas, a prática possibilita atuar de forma socialmente responsável, fortalecendo sua imagem institucional perante os stakeholders. Ao mesmo tempo, melhora a qualidade do clima corporativo, evitando que haja desânimo na equipe devido ao desligamento de um ou mais de seus membros. Além disso, reduz significativamente os problemas legais.

A demissão costuma desestruturar o profissional, o que, por vezes, inviabiliza ou dificulta a continuidade de sua carreira. Entre os benefícios para o profissional demitido, pode-se destacar a melhora da sua autoestima e de sua imagem perante o mercado, pois são trabalhadas técnicas de marketing pessoal. Além disso, as orientações servem para todos os momentos de sua carreira.

O processo de outplacement enfatiza o compromisso moral e humano da organização e traz novas possibilidades ao profissional desligado, fortalecendo sua autoestima para a busca de uma nova colocação.

Compartilhe esse artigo: