Como fazer desdobramento de metas de forma eficiente
Toda empresa deve operar de acordo com o seu planejamento estratégico, o qual norteará suas ações no médio e longo prazos rumo a um objetivo maior. Gestores e acionistas, muitas vezes com o auxílio de consultores externos, traçam, de acordo com um cenário projetado, as metas que a organização deverá atingir no futuro, como crescimento, ingresso em novos segmentos, conquista de mercado, desenvolvimento de novos produtos ou serviços ou simplesmente melhoria dos resultados. Para atingir tais resultados, porém, é necessária uma ação articulada de departamentos, unidades e colaboradores.
O planejamento estratégico só é cumprido quando é desdobrado em metas menores. Se o objetivo é otimizar e aperfeiçoar o que foi planejado, é preciso lançar mão de um plano de curto prazo, denominado geralmente como tático. Já para elevar ao máximo os resultados dos recursos da empresa aplicados em operações de um determinado período, lança-se mão do planejamento operacional. Geralmente de curto prazo, ele envolve decisões mais descentralizadas, mais repetitivas e de maior reversibilidade, sendo, portanto, de menor risco.
O processo como um todo demanda vários níveis de coordenação. Unidades ou subsidiárias devem atuar de forma articulada, cumprindo cada uma seu papel no plano traçado para a corporação. É necessário, portanto, que haja um acompanhamento da maneira como elas atuam e se cumprem suas respectivas metas. Numa esfera menor, cada departamento tem de atuar em linha com o que se pretende para a unidade. Dentro de cada setor, os colaboradores seguirão o mesmo modelo. Da mesma forma, os gestores devem manter articulação permanente com a cúpula da empresa.
Fica evidente, assim, a necessidade da manutenção de um fluxo permanente de informações em diferentes hierarquias de gestores, a fim de que eventuais desalinhamentos sejam corrigidos antes que a corporação se distancie de seus objetivos. A comunicação eficiente é fundamental para que todos entendam seu papel no planejamento e saibam o que deles se espera.
O desdobramento de metas facilita a compreensão da importância que cada ação possui no sentido de se atingir um objetivo maior. Com ele, o papel que cada colaborador tem na companhia se torna mais evidente, o que eleva a percepção sobre o quanto cada um é importante para a empresa. O resultado é um sentimento integração com a companhia. Dessa forma, o desdobramento de metas também eleva o engajamento das equipes.
Ao fragmentar o planejamento estratégico em objetivos que devem ser alcançados por cada trabalhador, equipe ou unidade, o desdobramento de metas facilita a mensuração de resultados, o que torna evidente o quanto se evoluiu no sentido realizar os planos traçados para a empresa, ou das ações necessárias para correção de rota.