Transparência no Local de Trabalho: saiba como implementá-la
À medida que os empregadores recorrem a acordos de trabalho flexíveis, os funcionários nem sempre podem estar no escritório e ter uma ideia do que está acontecendo. A pesquisa descobriu que 80% dos trabalhadores querem ter uma melhor compreensão de como as decisões são tomadas, enquanto 87% exigem transparência de seu local de trabalho. Em tais ambientes, os líderes estão em comunicação frequente e aberta com seus funcionários sobre metas corporativas, problemas, receita, feedback e decisões. Em troca, a força de trabalho incentiva as pessoas a expressar suas opiniões e pensamentos e oferecer seu feedback sobre qualquer situação. Além disso, cada funcionário está ciente do pagamento que todos na empresa recebem, então a igualdade é garantida. Embora essa abordagem possa soar semelhante a uma start-up, ela também pode ser adotada por grandes corporações que desejam ser mais abertas com seus funcionários e envolvê-los em questões gerenciais.
As vantagens da transparência no local de trabalho
Cria confiança e melhora a comunicação
A comunicação aberta e honesta cria confiança não apenas entre empregadores e funcionários, mas também entre a força de trabalho. Quando as pessoas estão cientes das práticas comerciais e de como as decisões são tomadas, elas sentem que suas empresas são sinceras. Portanto, sua lealdade aumenta e elas têm menos chances de deixar seu local de trabalho. Além disso, por meio da honestidade, as organizações aliviam preocupações e dissipam rumores que podem ser destrutivos para a dinâmica da equipe. Como resultado, os membros da equipe estão cientes de objetivos comuns e se alinham para alcançá-los. Todos se sentem confiantes em si mesmos e em dar e receber feedback. Além disso, os funcionários não têm medo de entrar em contato com seu empregador para falar sobre ideias ou preocupações. Isso porque eles sabem que serão ouvidos com respeito e não haverá nenhuma reação negativa.
Aumenta o controle e promove a tomada de decisões
Os funcionários que detêm informações internas sobre sua empresa têm uma melhor compreensão de seus objetivos pessoais e comuns. Eles estão perfeitamente cientes de seu papel e do que se espera deles para atingir as metas corporativas. Portanto, eles se sentem no controle de sua carreira e de suas tarefas diárias, pois percebem a maneira como seu trabalho contribui para as metas finais de sua organização. Portanto, eles podem tomar suas próprias decisões de forma mais eficiente, sem temer possíveis erros. Mesmo no caso de obstáculos e erros, eles se sentem confortáveis em entrar em contato com seus colegas ou gerentes e pedir ajuda e feedback.
Melhora a produtividade e o engajamento
Quando um gerente ou líder é aberto sobre a cultura, prioridades e dificuldades de uma corporação, o engajamento dos funcionários provavelmente aumentará. Além disso, quando as pessoas estão cientes da estratégia corporativa e de sua agenda diária, elas podem se preparar adequadamente. Não saber o que sua empresa busca e como eles se encaixam no quadro pode criar estresse excessivo e atrapalhar a dinâmica da equipe. Por outro lado, quando os líderes compartilham informações com todos, eles os fazem se sentirem partes integrais da empresa. Nesse caso, os colegas se sentem confortáveis pedindo ajuda uns aos outros e colaborando para atingir objetivos comuns também. Sua satisfação geral aumenta à medida que percebem como suas contribuições são valorizadas e respeitadas.
Aumenta os lucros
A lucratividade anda de mãos dadas com o engajamento, pois quanto mais engajados os funcionários estiverem, mais eles trabalharão para atingir os objetivos corporativos. Organizações com altos níveis de transparência relatam margens de lucro maiores do que a média. Isso ocorre porque essas empresas fornecem todas as informações necessárias que sua força de trabalho precisa para atender seus clientes de forma eficiente e construir confiança e lealdade com eles. Quando todos têm uma compreensão clara dos objetivos da empresa, eles se esforçarão para pensar em ideias e soluções inovadoras. Consequentemente, lucros e desempenho aumentados oferecem às pessoas mais oportunidades de desenvolver novas habilidades e continuar crescendo.
Desvantagens da transparência no local de trabalho
Sobrecargas de informação
Nem todo funcionário está equipado com a capacidade de filtrar informações e priorizar certas tarefas em detrimento de outras. Então, receber um conjunto de informações pode prejudicar sua concentração. Eles podem não ser capazes de se concentrar claramente em uma tarefa por vez, pensando em todas as outras tarefas que precisam fazer para atingir o objetivo final. Isso é especialmente verdadeiro quando os líderes não estão definindo prioridades, mas deixam completamente para os funcionários tomarem decisões. Sentindo-se sobrecarregados, os funcionários podem ficar confusos. Como resultado, informações e tarefas importantes podem ser esquecidas ou mal julgadas como secundárias ou menos importantes.
Falta de privacidade
Quando todos no escritório sabem o que cada pessoa está fazendo, a privacidade individual pode ser violada. Além disso, os funcionários podem sentir que estão sendo monitorados e julgados a cada minuto do dia. Portanto, sua confiança pode ser esmagada e sua criatividade sufocada. Além disso, observar o progresso dos colegas pode criar pressão sobre os funcionários e fazê-los começar a se comparar, levando à diminuição da autoestima. Também pode aumentar a competição entre os membros da equipe, que, em vez de colaborar, começam a ver uns aos outros como obstáculos que devem superar. Por fim, a confidencialidade também está em perigo quando a transparência no local de trabalho é imposta. Líderes e gerentes podem ter dificuldade em manter informações confidenciais em segredo, causando vazamento de dados do cliente.
Cria Desafios Operacionais
Para promover a transparência no local de trabalho, as organizações precisam conceder acesso igual aos dados corporativos a todos os funcionários. Para começar, esse processo pode ser demorado e pode exigir muitos recursos e infraestrutura para ser concluído. No entanto, essa não deve ser a principal preocupação de uma organização, pois quanto mais pessoas acessam informações privadas, maior o perigo de vazamentos. Vulnerabilidades internas podem permitir que concorrentes entrem nos arquivos confidenciais de uma empresa e roubem dados. Consequentemente, eles podem usar as informações roubadas para ficar à frente de seus concorrentes. Além disso, se os clientes forem informados sobre esses vazamentos, eles podem perder sua confiança e lealdade.
Como encontrar o equilíbrio certo
Se as organizações realmente acreditam nos benefícios da transparência, elas devem aplicá-la usando os métodos e ferramentas certos. Primeiro, elas devem equilibrar responsabilidade e transparência. Para conseguir isso, os líderes devem encorajar a comunicação aberta e pedir o feedback de seus funcionários. Eles também devem aceitar a responsabilidade por seus erros e explicar o raciocínio por trás de suas decisões. Liderar pelo exemplo ajudará os funcionários a agirem de forma semelhante e estarem abertos a receber feedback. No entanto, as organizações podem escolher ser seletivamente transparentes e não divulgar todas as informações aos seus funcionários. Como resultado, os funcionários se sentem confiáveis, e os clientes não têm medo de que informações confidenciais possam vazar.
Embora a transparência no local de trabalho possa ser benéfica, ela não deve ser tratada como uma cura única para todos. Cada organização é única na forma como gerencia seu pessoal e assuntos internos, e essa abordagem pode não ser útil. É por isso que as organizações que desejam adotar comunicação aberta e honestidade devem pesar cuidadosa e delicadamente os prós e os contras. Elas devem ter em mente que a transparência é uma via de mão dupla, e devem ser tão sinceras quanto esperam que sua força de trabalho seja.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e Seleção e treinamento empresarial podemos ajudar você. Aqui estão os benefícios dos programas de treinamento corporativo para o seu negócio.
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional # InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico # Onboarding #Integração #Motivacional #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software