RH: Avaliação de desempenho X feedback: Qual a importância?

RH: Avaliação de desempenho X feedback: Qual a importância?

Todo planejamento requer a imposição de metas e a participação dos colaboradores. Mas não basta simplesmente acreditar que se está no caminho certo por ter batido recorde de vendas, ou de atendimentos, ter derrubado índices de reclamação etc. É preciso saber se realmente cada um está dando o seu melhor e, ao mesmo tempo, cada trabalhador deve conhecer quais são seus erros e acertos durante o processo.

Parte do sucesso de uma empresa depende de sua capacidade de aplicar seus indicadores para a medição do desempenho, conhecer seus processos e avaliar de forma contínua sua eficiência. Portanto, a gestão organizacional deve basear-se na indicação apontada por suas medidas de desempenho.

A busca é pela melhoria contínua e esta só pode ser conquistada durante a avaliação de desempenho de todos os níveis da organização. Seu objetivo é demonstrar informações sólidas e mensuráveis que levem ao desenvolvimento do colaborador. A identificação das ações durante determinado período permite formar um diagnóstico da performance individual e em grupo dos colaboradores e, assim, melhorar o desempenho da empresa.

Menos formal, o feedback é outra ferramenta igualmente importante, pois contribui de forma rotineira com a melhoria da performance do profissional. Qualquer um precisa ter um retorno sobre seu desempenho para oferecer melhores resultados e saber se está trilhando o caminho certo. Assim, tanto os gestores diretos quanto os profissionais de RH têm por obrigação minimizar as incertezas e ansiedades de seus colaboradores e orientá-los. Para isso, é preciso deixar o emocional de lado para evitar ressentimentos e demonstrar claramente qual a rota a ser seguida.

Ao adotar a avaliação de desempenho e o feedback, os gestores ficam mais próximos de sua equipe e podem entender se a estratégia adotada corresponde às expectativas. Através destas ferramentas, é possível perceber se as metas são realistas, pouco ousadas ou inalcançáveis. Também torna claro quais são os gargalos da equipe e que processos precisam ser aprimorados. Não basta traçar um planejamento, é preciso que os colaboradores se empenhem, sejam treinados de forma contínua e sejam reconhecidos pelos seus esforços. O processo de avaliação contínua faz com que a empresa esteja sempre evoluindo e não fique à sombra de seus concorrentes.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Recrutar #Soluçõespersonalizadas #EstrategiasCriativas #SaudeMental #Produtividade #Potencializar #Equipe #Indicadoresdedesempenhoorganizacional #Desdobramentodemetas #DescriçãodeCargoseSalários #Desempenhonotrabalho #EngajamentoOrganizacional #ImplantaçãodeumPlanodeCargoseSalários #EntrevistasdeEmprego  #BusinessPartner #EntrevistasOnline #ComunicaçãoInternanasEmpresas #MercadodeTrabalho #GovernançacorporativaCompliance #Resiliêncianotrabalho #ReduziroTurnover

Compartilhe esse artigo: