Inteligência Espacial um Trunfo para a Criatividade e Inovação?

Inteligência Espacial um Trunfo para a Criatividade e Inovação?

Tire um momento e imagine que você está andando pela primeira vez nas ruas de Paris, lendo um mapa, jogando xadrez ou decorando uma casa nova. Ao fazer isso, você apelou para suas habilidades de raciocínio espacial.

Muitas vezes ignoradas, essas habilidades espaciais são essenciais para entender e interpretar o mundo ao nosso redor, bem como para garantir o sucesso profissional em diversos campos.

O que é raciocínio espacial?

Raciocínio espacial ou inteligência espacial é a habilidade de imaginar, visualizar e diferenciar objetos em duas ou três dimensões. Ele nos dá a habilidade de entender, manipular e modificar dados complexos e traduzir conceitos em ideias concretas.

Quase um século de pesquisa confirmou uma boa correlação entre raciocínio espacial e sucesso em áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática).

Por exemplo, em um estudo com 400.000 estudantes do ensino médio, Wai Lubinski e Benbow (2009) descobriram que as habilidades espaciais dos alunos previam seu sucesso posterior em áreas STEM ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Raciocínio espacial - um trunfo para a criatividade e inovação?

As descobertas da estrutura do DNA, a teoria da relatividade ou a invenção do motor foram todas descritas como criações nascidas da visualização espacial.

Pessoas com boas habilidades espaciais são mais hábeis em reconhecer modelos, prestar atenção aos detalhes espaciais e imaginar e expressar propostas de perspectivas diferentes e criativas.

Assim, habilidades de raciocínio espacial não são apenas uma medida de sucesso em campos STEM, mas também são valiosas em muitos campos artísticos. Profissões criativas, incluindo arquitetura, moda, culinária, comunicações, web design e multimídia, todas se beneficiam da contratação de indivíduos com boas habilidades espaciais.

Uma nova avaliação do raciocínio espacial

Pessoas com excelentes habilidades espaciais não são "detectadas" pelas medidas atuais, que tendem a focar na avaliação de habilidades verbais ou numéricas. Como resultado, as organizações estão perdendo as perspectivas únicas que vêm com a contratação para essas habilidades.

O Central Test lançou uma nova avaliação - RACIOCÍNIO ESPACIAL - que mede um aspecto das habilidades de raciocínio espacial de uma pessoa: a capacidade de rotação mental.

De todas as habilidades visuoespaciais, a rotação mental despertou o maior interesse entre os pesquisadores. A rotação mental combina a habilidade de usar nossa imaginação para visualizar e reposicionar objetos complexos, com a habilidade de identificar padrões e aplicá-los a novas situações.

Podemos desenvolver o raciocínio espacial?

O psicólogo americano Howard Gardner foi o primeiro a destacar a pluralidade de inteligências.

O que é chamado de "inteligência" não é uma faculdade única, mas um conjunto de habilidades, inatas ou adquiridas, que podem ser aplicadas a todas as esferas da vida? E a inteligência espacial é uma delas.

Estudos recentes mostraram que as habilidades de raciocínio espacial podem ser melhoradas por meio de uma variedade de atividades e em todas as idades.

As principais atividades de desenvolvimento podem incluir quebra-cabeças, videogames, jogos de blocos de construção, quebra-cabeças, corridas de orientação, design artístico e tarefas criativas, e aulas de geometria.

A evolução da inovação tecnológica garante uma demanda crescente por inteligência espacial em mais e mais domínios. Telas sensíveis ao toque, GPS, Google Earth, impressoras 3D e muitos outros já nos permitem manipular objetos e conceitos como nunca antes.

Uma melhor compreensão da inteligência espacial facilita a criatividade e a inovação e terá implicações práticas para a educação, os negócios e o desenvolvimento de talentos.

 

Desenvolva e ofereça treinamento em habilidades sociais de vendas com a JP&F Consultoria
Neste ponto, você sabe por que as soft skills são tão cruciais para o sucesso em vendas e quais delas os vendedores precisam. Mas e como ensinar habilidades de vendas?

Equipes de vendas eficazes devem combinar o poder das hard skills e soft skills. Do conhecimento do produto à resolução de problemas, as soft skills para vendedores são essenciais para o sucesso da sua empresa. Para garantir que seus representantes de vendas tenham o conjunto certo de habilidades, faça uma parceria com a JPeF Consultoria

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe #Inteligência #emocional #InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico  #Onboarding  #Integração  #Motivacional  #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software

Compartilhe esse artigo: