Liderança no RH: características de gestão de alta performance

Liderança no RH: características de gestão de alta performance

É hora de o RH repensar o que significa ser um “parceiro de negócios”. Comece com essas 5 características de líderes de RH altamente respeitados.

“ parceiro de negócios de RH ”.

Não se trata de ser o melhor amigo do CEO. Trata-se de resolver problemas, conhecer o negócio e entregar um ponto de vista informado.

Como líder de RH, um dos aspectos mais gratificantes da minha carreira é orientar profissionais de RH talentosos. Tive o privilégio de desempenhar um papel no desenvolvimento de indivíduos que passaram a desempenhar papéis influentes de liderança em RH em empresas como LinkedIn, Apple, Minted, IBM, Microsoft, Oracle, Fiserv. Essas pessoas emulam o que o "novo profissional de RH" precisa ser: respeitado, estratégico e corajoso.

O que você pode fazer para se tornar um membro procurado da equipe executiva? Aqui estão algumas coisas práticas nas quais você pode começar a trabalhar hoje para se tornar um líder de RH respeitado:

#1. Conheça o Negócio
Expanda seu conhecimento além das operações de RH. Conheça os produtos e serviços da empresa, finanças e objetivos de negócios. Comece fazendo perguntas como: Quem é o cliente principal da empresa? O que seus produtos fazem por eles? Quem é a concorrência? De que talento precisamos mais para construir os produtos e serviços mais inovadores? Se você souber as respostas para essas perguntas, estará em melhor posição para entender como o talento impacta o negócio .

#2. Aja com integridade e coragem
Seja honesto. Se você cometer um erro, assuma o erro e corrija-o. Se você não sabe de algo, não invente. Seja corajoso e admita que não sabe e acompanhe. Tento operar dentro de um sistema de valores que inclui justiça, integridade e honestidade. Uso muito o humor, e isso ajuda, principalmente em situações difíceis. Se vejo alguém fazendo algo intencionalmente injusto com alguém, digo algo. Não estou interessado em política. Atributos como autenticidade e colaboração importam muito. As pessoas querem trabalhar com pessoas que cuidam da equipe e são consistentemente atenciosas e honestas.

#3. Resolva problemas
Divida as coisas em causas raiz. Por exemplo, se o engajamento dos funcionários for uma preocupação, dê um passo para trás e pergunte: Qual é o problema real? Crie hipóteses sobre quais fatores podem estar criando uma força de trabalho desengajada e, em seguida, analise as análises para ver se suas teorias são precisas ou para descobrir novos insights.

#4. Entregue Opiniões Objetivas
Ouça sua intuição, mas apoie sua hipótese com fatos e fale na linguagem do negócio . Explique por que um determinado programa fornecerá e apoiará as metas do negócio. Se você tiver dados para respaldar seus argumentos, poderá se apresentar com mais confiança e apresentar um ponto de vista que pode fazer uma diferença real em seu negócio.

#5. Seja Humano Primeiro
O tema que transcende todos esses pontos é ser humano primeiro — esta é uma competência que o ajudará enormemente em sua carreira, esteja você em RH, Finanças, Vendas, Marketing ou outra função. Adicionamos este valor aos valores da nossa empresa alguns anos atrás e isso teve um enorme impacto em nossos negócios, que são 100% sobre nosso talento. Para se tornar um líder, o QI importa apenas até certo ponto. Peter Drucker, que cunhou o termo “ trabalhador do conhecimento ”, fez a observação de que com o trabalho do conhecimento, “as equipes se tornam a unidade de trabalho em vez do próprio indivíduo”. Isso significa que as habilidades que ajudam as pessoas a se harmonizarem ( inteligência emocional ) estão se tornando cada vez mais importantes.

Para ser um líder de RH respeitado, você precisa ser capaz de ter empatia com outras pessoas, entender as pressões sob as quais elas estão e o que elas precisam para ter sucesso — torne isso pessoal, pois é pessoal. Isso lhe dará a capacidade de organizar rapidamente uma rede de indivíduos confiáveis ​​e alinhá-los em direção a um objetivo comum.

Ser um líder é algo mais natural para alguns do que para outros, mas se você se concentrar nessas cinco áreas, poderá descobrir que pessoas influentes começarão a procurá-lo para fazer mais do que simplesmente executar uma tarefa; elas pedirão que você colabore e as aconselhe a resolver um desafio significativo da empresa.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#gestão #avaliar #avaliação #liderança #métricas #insight #gerente #diretoria #JPEF #JPeF #JP&F #Conhecimento #Sistema #RH #Recursos #Humanos #dados #desempenho #coaching #equipe #empresas #consultoria #negocios #transição #carreira #peformance #plano #cargos #salário #função #Assessment #profissional #requisitos #treinamento #desenvolvimento #Aquisição #talento #processo #integração #Retenção #funcionários #softskills #hardskills

Compartilhe esse artigo: