O que é branding interno e por que ele é importante para empresas e funcionários?
O mercado de trabalho está se tornando mais competitivo. E os melhores talentos não podem ser facilmente encorajados por altas compensações.
Se sua empresa luta para atrair talentos de primeira linha e reter os melhores funcionários, é hora de construir uma estratégia de branding interno. O branding interno, também chamado de employer branding, pode dar à sua organização uma vantagem sobre a concorrência.
Uma estratégia sólida de branding interno ajudou muitas empresas a atingir suas metas de recrutamento. Ela também pode ajudar as suas. Neste guia aprofundado, você encontrará tudo o que precisa saber sobre essa estratégia.
O que é branding interno e por que ele é importante para empresas e funcionários?
A marca interna é a maneira como uma empresa incorpora e comunica sua identidade, valores e propósito aos funcionários. É como seus funcionários percebem sua marca.
Com uma marca interna sólida, os funcionários provavelmente acreditarão na sua marca principal. Os funcionários que acreditam na sua marca provavelmente recomendarão seus produtos e serviços e se tornarão os melhores no que fazem. Eles permanecerão comprometidos com sua empresa e se tornarão mais produtivos. É por isso que é importante estender o mesmo investimento em sua marca interna como você faz em sua marca externa.
Diferenças entre Branding Interno e Branding Externo
Uma das diferenças entre branding interno e branding externo é o público-alvo. Branding externo é para clientes, enquanto branding interno é para seus funcionários.
A marca externa comunica a proposta de valor de uma organização aos clientes. É tudo sobre o que você mostra aos seus clientes; inclui seu logotipo, paleta de cores e tom de voz. Por outro lado, a marca interna é sobre comunicar o valor, o propósito e a identidade de uma empresa aos funcionários.
Os benefícios da marca interna
Se sua organização ainda está em dúvida sobre investir em branding interno, pense em todos os benefícios que ele oferece:
Melhore a retenção de funcionários
Uma estratégia sólida de branding interno fará com que seus funcionários se sintam membros importantes da sua empresa. Funcionários que se sentem valiosos em uma organização provavelmente permanecerão leais.
Atraia os melhores talentos
Os funcionários também fazem suas pesquisas sobre as empresas antes de aceitar uma oferta de emprego. Se os talentos de primeira linha aprenderem sobre a cultura de trabalho e a reputação da sua empresa, você não terá dificuldade em atraí-los.
Garanta que todos trabalhem em direção ao mesmo objetivo
Funcionários que sabem a direção que estão tomando têm menos probabilidade de agir de maneiras que contrariem os valores e a cultura aceitos pela sua marca.
Aumente o moral e a produtividade dos funcionários
A produtividade e o moral tendem a aumentar quando os funcionários compartilham a crença naquilo em que estão trabalhando.
Transforme funcionários em defensores da marca
Uma força de trabalho que canta seus louvores do alto é uma ferramenta de marketing valiosa que pode impactar seus resultados. Com uma marca interna sólida, seus funcionários têm mais probabilidade de apoiar seus produtos ou serviços e recomendá-los.
O que acontece quando sua empresa não tem uma marca interna?
Sem uma marca interna, sua empresa provavelmente enfrentará muitos problemas diferentes, incluindo os seguintes:
- Baixo moral dos funcionários e trabalhadores desmotivados
- Funcionários que trabalham contra os valores da sua empresa
- Funcionários que não conseguem vender sua oferta porque não têm certeza de seus benefícios
- Trabalho sem brilho
- Insatisfação no trabalho que resulta em alta rotatividade de pessoal
O que é uma estratégia de branding interno?
A estratégia de branding interno ou de employer branding interno é como você capacitará e motivará seus funcionários a manter a promessa da marca e "vivê-la". Pode incluir definir e comunicar sua missão e visão, promover um senso de comunidade e fornecer oportunidades de crescimento.
Como construir uma estratégia de branding interno? Dicas e recomendações
- Defina sua visão, missão e valores
O primeiro passo para construir uma estratégia de branding interno é desenvolver uma declaração de missão e visão clara e concisa e definir os valores da sua empresa. Eles servirão como base para o branding interno da sua organização.
- Obtenha feedback dos funcionários.
A marca interna é centralizada, definida e conduzida por seus funcionários. Então, faz sentido envolvê-los. Comece coletando feedback por meio de pesquisas, fóruns de discussão ou grupos focais.
- Crie uma identidade visual para sua marca interna e alinhe-a com a externa.
Uma identidade visual é necessária para tornar sua marca interna memorável. Você pode criar essa identidade usando logotipos, fontes e cores, mas garanta que eles sejam consistentes com sua marca externa.
- Desenvolva uma cultura positiva no local de trabalho.
Criar uma cultura que valorize e incentive a participação dos funcionários é uma das chaves para construir uma marca interna forte. Há muitas maneiras de fazer isso, como recompensar os funcionários por um trabalho bem feito.
- Avalie e ajuste conforme necessário.
Sua empresa não vai ficar do jeito que está. Ela vai crescer, e sua missão e visão podem mudar. Não tenha medo de avaliar sua marca e fazer as mudanças necessárias.
A JP&F Consultoria acredita que a chave para um negócio bem-sucedido depende de pessoas extraordinárias. Nossa equipe de consultores especialistas usará o conhecimento e a expertise aprimorados por anos de experiência na área para ajudar sua empresa a criar uma estratégia de branding interna que funcione.
Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como a equipe JPeF Consultoria pode prepará-lo para o sucesso.
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos