Dicas para reduzir o turnover

Dicas para reduzir o turnover

A substituição constante de colaboradores sinaliza não apenas que uma empresa não vai bem: mostra também que ela piorará. Um turnouver elevado resulta em elevados custos com treinamentos, na fuga de talentos, deprecia a corporação perante os profissionais que estão no mercado e, inevitavelmente, compromete produtividade, competitividade e caixa.

Algumas companhias consideram que a oferta de ganhos elevados basta para atrair bons profissionais. Embora este seja um fator importante, trata-se de uma alternativa para poucas companhias, particularmente em um cenário de crise. Além disso, há empresas que, por oferecerem altos rendimentos, são complacentes com práticas como assédio moral, permitem que a competição entre colaboradores se transforme em conflito e outros que comprometem o clima organizacional. Além de óbvias consequências para a performance das equipes, estas posturas fazem quem está na companhia planejar sua saída e, ao concretizá-la, propagar suas impressões a outros, o que manterá talentos distantes.

Gestores e RH devem priorizar pela qualidade do ambiente no trabalho. Líderes autoritários podem conquistar resultados no curto prazo, mas comprometem a perenidade da empresa. Tais posturas devem ser reprimidas. A desarmonia entre colaboradores resulta insatisfação e perda de performance e no desejo de deixar a companhia.

Outro fator capaz de reduzir o turnover é a possibilidade de ascensão na companhia. A expectativa de que seus esforços serão compensados no médio e longo prazo, com promoções, experiência e capacitação para o exercício de novas funções, faz com que o profissional se engaje, amplie sua participação e até opte pela permanência na empresa mesmo diante de ofertas financeiramente mais atraentes.

Manter uma comunicação efetiva entre gestores – sejam líderes diretos ou o RH – e colaboradores garante condições adequadas para que cada membro da equipe execute suas funções. Além disso, essa prática propicia que ideias surjam em todos os níveis hierárquicos. Quando aproveitadas, além de propiciar o aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços, valorizam o colaborador, o que eleva sua dedicação e seu sentimento de integração à empresa.

Equipes sempre mudam. A troca de colabores é inevitável, mas é necessário que os profissionais se sintam integrados e valorizados pela companhia, o que depende de vários fatores. Essa é a garantia de que uma empresa manterá seus talentos e, a partir deles, buscará melhorar sua performance continuamente.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#ExecutiveSearchHunting #PlanodeCargoseSalários #ProjetosEspeciais #Outplacement #Assessment #MapeamentodeMercado #AvaliaçãodePerfomance #Estruturaçãodoorganogramasetorialediretivo #RecrutamentoeSeleção

Compartilhe esse artigo: