Futuro do RH: Perspectivas, Adaptação e Valorização
A cada dia e minuto que passa, o Recursos Humanos está progredindo e se tornando um departamento crucial para qualquer negócio. Antigamente, as empresas não sentiam necessidade de montar um departamento de RH. Agora, a importância da gestão de talentos foi percebida e praticamente nenhuma empresa consegue funcionar sem ele.
Quando um campo se torna tão importante ao longo de um período de tempo, ele definitivamente evolui. Isso se aplica também a Recursos Humanos. A concepção de RH realmente aconteceu na época da revolução industrial. Robert Owen e Charles Babbage foram pioneiros no campo, propondo as correlações definitivas entre a produtividade do funcionário e quão bem eles são tratados no trabalho. Seguido pela era informacional, onde as configurações de fábrica mudaram para escritórios e as pessoas exigiram um tratamento diferente e, então, a era social atual, que exige dinâmicas de RH completamente diferentes.
Nos parágrafos a seguir, discutimos as tendências de RH mais prevalentes atualmente praticadas:
Horários Flexíveis
Na era industrial, os funcionários eram programados para trabalhar 8 horas. Nos tempos contemporâneos, as pessoas têm que fazer malabarismos entre a vida pessoal e o trabalho, portanto, mais e mais pessoas exigem horários de trabalho flexíveis e o RH concorda em se adaptar às demandas, desde que o trabalho seja feito.
Isso dá aos funcionários a capacidade de trabalhar por vontade própria e não ficar fixados em uma janela de tempo de 8 horas. Muitas empresas testemunharam os benefícios dessas políticas e estão vendo aumentos na produtividade geral.
Trabalhadores virtuais
Durante os tempos de trabalho tradicional na linha de produção e o rígido cronograma de funcionários estando fisicamente presentes nas dependências de um escritório, a utilidade de um funcionário era limitada à sua presença física nas imediações de uma empresa, mas os tempos, a dinâmica mundial e a maneira como o mundo opera agora certamente mudaram, o que significa que os funcionários não precisam mais ser restringidos ou confinados a certos espaços e podem oferecer seus serviços em qualquer lugar, por meio da disponibilidade de certos equipamentos e uma conexão estável à Internet. Muitas das principais empresas do mundo com jovens CEOs e inovadores operam virtualmente e mudaram para modelos de emprego virtual, permitindo que contratem os melhores talentos de todo o mundo. Além disso, eles só precisam manter um recurso até que o trabalho seja concluído, o que geralmente custa menos e é uma maneira melhor de concluir as tarefas.
Cenário Pós-Covid
A pandemia remodelou e redirecionou as formas como o mundo funcionava anteriormente. Incluindo a mudança da dinâmica empresarial, a comunicação, as antigas versus as novas formas preferidas de interação e, de fato, a percepção geral de muitas estruturas que a humanidade criou e estava seguindo rigorosamente no passado, mudou. Isso também impulsionou reformas em Recursos Humanos.
Ao encontrar soluções em meio a um dilema moral-econômico, onde vidas humanas estavam em jogo tanto quanto a economia mundial, ambas dependentes uma da outra, o RH passou a ser cada vez mais acomodatício com os funcionários e inovador na criação de novos padrões de uma ética de trabalho ideal. Além disso, em nível global, funcionários e empresas perceberam que muitos processos poderiam ser realizados de forma mais eficiente a partir do conforto de espaços de trabalho preferidos, que vão desde a própria casa até um ambiente de escritório profissional, até um local externo, de acordo com as circunstâncias de trabalho desejadas de um indivíduo - ao mesmo tempo em que gerencia a saúde e um estilo de vida seguro sob as atuais condições globais. O RH que conhecemos agora ficaria feliz em acomodar políticas amigáveis à covid, desde que o trabalho não sofresse.
Incorporação de Processos Automatizados
Antes da pandemia, muitos processos de RH ocorriam manualmente, até que a Covid forçou as pessoas a se tornarem mais eficientes e o impacto foi bem absorvido pelos departamentos de RH de muitas empresas. As empresas agora têm processos de RH automatizados que as ajudam a facilitar de muitas maneiras. Com a automação de processos e a contratação virtual, as empresas agora podem operar com mais facilidade, sem a necessidade de ter escritórios físicos definidos, o que economiza aluguel e custos operacionais.
O RH evoluiu muito, mudando o curso e o significado de como os processos de RH 'regulares' eram realizados. Casos e cenários que poderiam ter sido uma exceção no passado agora se tornaram uma norma. Na verdade, muitas empresas agora terceirizaram completamente suas operações de RH para cuidar melhor de suas principais ofertas.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F