Agilidade Organizacional: O que é?
Além das coisas acima, a agilidade também aumenta o engajamento dos funcionários e os treina sobre como tomar decisões rápidas. Todas essas coisas contribuem para um melhor desempenho geral da organização. A agilidade organizacional tem tudo a ver com como uma organização reage às mudanças. Além disso, o mundo dos negócios é altamente dinâmico e as mudanças acontecem rapidamente. O desempenho é impactado quando qualquer tipo de mudança ocorre, mas uma organização ágil pode lidar com essa mudança da melhor maneira possível. Organizações ágeis são rápidas, eficientes e produtivas. Agilidade não é apenas uma palavra da moda, quando implementada de forma eficaz, pode ter um impacto positivo substancial no desempenho de uma organização. As empresas que estão ignorando a necessidade de agilidade podem enfrentar desafios que podem custar muito mais do que adotar uma abordagem ágil.
Mudanças no mercado ou dentro da organização afetam seu desempenho?
Se sim, então como as empresas podem lidar com mudanças? A resposta é adotar métodos ágeis. Leia mais sobre agilidade organizacional e como ela impacta o desempenho.
O que é agilidade organizacional?
Agilidade organizacional é a capacidade de uma organização de se adaptar, renovar e mudar em resposta às mudanças no mercado. Agilidade melhorada significa velocidade na entrega e responsividade aprimorada em relação às mudanças no ambiente. Agilidade não significa instabilidade. Uma organização ágil precisa de uma base estável de coisas que não mudam para ancorar as coisas que estão mudando constantemente.
Como isso afeta o desempenho de uma organização?
Qualquer empresa que queira ter sucesso no mundo empresarial de rápidas mudanças de hoje precisa de agilidade. Aplicar o método de agilidade em uma organização significa converter a empresa em uma coleção de equipes de alto desempenho.
Alguns fatores de agilidade que melhoram o desempenho são:
Habilidades de resolução de problemas: A agilidade exige que as empresas mantenham equipes que tenham habilidades de resolução de problemas de alta qualidade para que a organização possa lidar com as mudanças de uma maneira melhor. A organização pode lidar com a complexidade quando tem equipes ágeis. As situações complexas são resolvidas em níveis de equipe e a organização não é afetada. Organizações ágeis têm mais capacidade de lidar com mudanças em comparação com organizações não ágeis.
Capacidade de resposta: Ser ágil significa que você está constantemente rastreando as mudanças no ambiente de negócios ao seu redor e se adaptando a elas para entregar os melhores resultados. Organizações ágeis aproveitam as oportunidades e lidam com as baixas com maior capacidade de resposta. Você pode reconhecer riscos potenciais mais cedo do que organizações não ágeis e isso tem um impacto direto no desempenho organizacional.
Velocidade de aprendizagem: Um ciclo ágil exige que uma equipe reflita sobre seu desempenho com frequência. Isso resulta em um aumento na velocidade de aprendizagem, pois os funcionários sabem onde precisam melhorar de tempos em tempos, em vez de esperar por avaliações mensais de desempenho. Os métodos ágeis dizem que o desempenho deve ser rastreado em intervalos de tempo menores para que a melhoria possa ser feita paralelamente.
Velocidade de implementação: Agilidade melhora a velocidade de implementação, pois faz com que as equipes ajam rapidamente para se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. A velocidade de implementação é aumentada da mesma forma que a velocidade de aprendizado aumenta ao revisar e tomar medidas em pequenos intervalos de tempo.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#RH #Recursos #Humanos #Gestão #Pessoas #Scrum #ágil #Empresa #Liderança #JPEF #JP&F #JPeF #Tech #Processos #Beneficios #desempenho #organizacional #engajamento #mercado #Competitivo #ágeis #aprendizagem #treinamento #Desenvolvimento #Consultoria #Agencia #Negocios #Gente #Tranalho #Emprego #Recrutamento #Seleção