A Importância da descrição de cargos e salários na organização

A Importância da descrição de cargos e salários na organização

A organização e seus colaboradores precisam de um direcionamento sobre quais as atribuições de cada um, a remuneração de cada cargo e contar com informações claras sobre como os funcionários podem crescer dentro da empresa. Esta é a maior contribuição do programa de cargos e salários: proporcionar que uma estrutura que embase o funcionamento da companhia como um todo seja implantada e mantida.

Na fase de levantamento e análise de informações, são identificadas e definidas as atribuições, deveres, aptidões, responsabilidades e competências exigidas pelos cargos. Assim, o plano é uma ferramenta utilizada para determinar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Seu objetivo é estabelecer as atribuições, níveis salariais, deveres e responsabilidades de cada cargo. A definição do salário de cada cargo deve ser formada pelo valor da função em si (em relação às demais áreas da empresa) e da remuneração da função no mercado.

Para que a matriz funcione, entretanto, ela precisa estar próxima à realidade. Muitas vezes, as descrições da função do colaborador ultrapassam o que é realizado, pois as tarefas cotidianas e os imprevistos impedem que sejam cumpridas todas as questões requeridas no plano. Isso ocorre mesmo que haja toda a dedicação e capacidade do colaborador. Portanto, a descrição de cargos e salários precisa ser flexível, de forma a estabelecer um norte para os profissional, que devem se atentar às funções que a empresa atribui a cada um.

Da mesma forma que as exigências quanto à seleção de candidatos crescem a cada dia, é preciso também que haja programas de retenção de talentos através que promovam a carreira. Isso é também proporcionado pelo planejamento de cargos e salários, que permite que o colaborador se sinta valorizado e passe a ter metas e objetivos dentro da organização, que o motivem a aprimorar seu trabalho.

Para ser implementado com sucesso, o plano de cargos e salários deve ser apoiado pela alta administração, já que envolve questões estratégicas e de gestão de pessoas. Além disso, deve contar com uma base técnica e metodológica e levar em consideração as características da organização, como sua visão, missão e valores. O Plano de Cargos e Salários é um gerenciamento eficaz das políticas de remuneração, estrutura e perfis de cargos e planejamento de pessoal dentro das organizações que permite maior transparência na gestão e o engajamento dos colaboradores.

Compartilhe esse artigo: