Talento vs Habilidade: o que são e como medi-los?
' Precisamos encontrar talentos fantásticos para nossa organização ' – essa é uma frase que você provavelmente já ouviu antes. Mas o que realmente significa quando nos referimos a talento? Se você é um recrutador, é provável que use isso para se referir à força de trabalho em geral. No entanto, essa não parece ser a única coisa que talento significa para um recrutador ou profissional de RH. Então, o que são talentos? Vamos nos aprofundar.
O que são talentos?
Talentos também são usados para discutir as habilidades dos candidatos . É nisso que eles são proficientes ou no que são bons. Mais do que isso, talento tende a se referir a qualidades inatas no indivíduo. Quando alguém é "talentoso" em tocar piano, por exemplo, a implicação é que ele é naturalmente bom nisso.
Talento vs habilidade
Então, o que são talentos versus habilidades? Enquanto talentos são vistos como habilidades inatas de um candidato, habilidades são o contraponto. Elas são aprendidas. Uma habilidade é geralmente considerada como uma habilidade que alguém adquiriu por meio de algum esforço.
Talento e habilidades não são forças opostas, no entanto. Alguém pode ter uma habilidade inata – talento – para números. Isso não significa que eles são bons em matemática, sem algum ensino e aprendizado. Eles podem achar aprender matemática mais fácil do que alguns outros, no entanto.
Que tipos de talento procurar?
Existem vários tipos de talento que alguém pode possuir. Como mencionado, tudo depende de quais tipos a função requer. Aqui estão alguns tipos de talento que você pode querer procurar:
1. Pensamento sistêmico
Pensamento sistêmico é a habilidade de olhar para um sistema holisticamente para identificar os pontos problemáticos. A pessoa será capaz de pegar sistemas complexos e entender como a mudança os afetará.
2. Resolução de problemas
Pessoas talentosas na resolução de problemas conseguem entender um problema complicado e pensar em soluções únicas para ele.
3. Liderança
Isso se refere ao talento para liderar grupos e pode incluir aspectos como carisma, confiança e persuasão.
4. Gestão de Riscos
A capacidade de identificar, analisar e responder ao risco para mitigar seus efeitos.
5. Influenciando
A habilidade de fazer as pessoas concordarem com sua ideia ou verem seu ponto de vista é crucial em muitas funções. Negociação e influência andam de mãos dadas e são grandes talentos para muitos líderes.
6. Contação de histórias
Este pode parecer estranho para você. Por que um funcionário deve ser um contador de histórias? Qualquer pessoa em uma posição de liderança precisa fazer com que os outros embarquem em sua visão. Contar histórias pode ser muito útil com isso. Também pode fazer de você um ótimo apresentador e uma pessoa interessante para se ter no local de trabalho.
7. Pensamento divergente
O pensamento divergente é crucial para criar novas ideias que outros podem não ter considerado. Para comandar uma equipe que funcione bem, você precisa ter uma variedade de maneiras de pensar. Talvez uma pessoa analítica, uma pessoa focada no ser humano e um pensador divergente. Quando essas pessoas trabalham bem juntas, você pode criar soluções fantásticas para os problemas.
Formando uma estratégia para medir talentos
Há muitas aplicações de talentos para recrutadores. A primeira coisa que você precisa fazer é sentar e decidir quais são os talentos que são cruciais para a função em questão. Então você pode desenvolver um plano de como procurar esses talentos durante o processo de contratação.
Testes de aptidão
Você pode escolher incluir um teste de aptidão no seu processo de recrutamento. Isso pode ajudar você a identificar os talentos naturais dos seus candidatos. Por exemplo, definir um teste de raciocínio verbal para os candidatos. Isso pode lhe dar uma ideia de quão rápido eles podem compreender informações.
Perguntas da entrevista
Você também pode direcionar perguntas de entrevista para descobrir certas habilidades. Por exemplo, pedir a alguém um exemplo específico de uma ocasião em que esteve sob pressão e como reagiu. Isso lhe dará uma indicação de seu talento natural de resiliência.
Teste de personalidade
Testes psicométricos de personalidade também podem ajudar a descobrir a aptidão natural de um candidato. Eles podem incluir habilidades interpessoais, empatia, julgamento e muito mais. Isso pode ser útil para funções focadas em pessoas, onde a pessoa precisará se dar bem com os outros. Também ajuda se as pessoas nessas funções forem intuitivas e atenciosas.
Pense fora da caixa
Embora você possa estar acostumado a exigir um certo nível de educação ou experiência, isso se refere a habilidades e não a talento. Talvez você relaxe seus requisitos sobre isso e você pode descobrir que encontra mais pessoas talentosas do que encontraria de outra forma.
Ao começar a considerar quais são os talentos que você precisa em sua organização, você pode descobrir uma gama completa de novas possibilidades. Decida quais talentos você precisa em sua organização. Eles podem incluir pensamento sistêmico, liderança ou narrativa.
Então você pode começar a formar uma estratégia para recrutar para estes. Você pode usar métodos como testes de aptidão ou perguntas de entrevista. Venha para o processo de recrutamento com a mente aberta e quem sabe o que você encontrará.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F