Principais fatores de sucesso na gestão da inovação

Principais fatores de sucesso na gestão da inovação

Os principais fatores de sucesso e as melhores práticas são, em grande parte, o oposto dos desafios e uma combinação de muitos dos pontos que abordamos anteriormente neste post.

Resumiremos os pontos principais aqui, mas para uma abordagem mais ampla sobre o assunto, leia nossa postagem sobre melhores práticas de gestão da inovação .

Melhoria Contínua

Por exemplo, para cultivar uma mentalidade de crescimento, você deve ter um foco incansável em melhorar todos os aspectos relacionados à gestão da inovação todos os dias, tanto como indivíduo quanto como organização.

Se você melhorar sua infraestrutura e seus processos diariamente , terá mais tempo para se concentrar na criação de valor, em vez de simplesmente trabalhar em uma lista interminável de tarefas pendentes.

Se você também tem trabalhado para melhorar suas habilidades individuais durante esse tempo, você será muito mais produtivo com o tempo que você tem, além de ter mais dele.  Isso obviamente coloca você muito à frente no jogo quando os outros veem a oportunidade.

Uma mentalidade de melhoria contínua também é extremamente útil para cultivar uma cultura focada em melhorar e inovar.

Criação de valor
Muitos inovadores buscam concretizar sua visão, o que às vezes pode levá-los a perder de vista o objetivo final: criar valor para seus clientes.

Contanto que você conheça seu mercado e seus clientes como a palma da sua mão, enquanto continua focado em criar o máximo de valor possível para eles com sua inovação ou inovações, você provavelmente estará na direção certa.

Ritmo de Inovação
O Ritmo da Inovação é talvez o maior fator que contribui para o sucesso da inovação. O Lean Startup é uma ótima estrutura por uma série de razões, mas a principal razão para seu sucesso é especificamente a ênfase que ele tem na velocidade do ciclo de feedback construir-medir-aprender .

A inovação sempre exige que você aprenda pelo menos algo novo, mas, na maioria das vezes, é preciso bastante aprendizado. Quanto mais rápido você chegar lá, maior a probabilidade de ter sucesso. Além do conhecimento, você deve sempre buscar desenvolver suas capacidades e a cultura organizacional para melhor dar suporte à inovação.

Deixando de lado as startups modernas, vamos considerar Thomas Edison e sua busca pela primeira lâmpada comercialmente viável como exemplo. Ele passou por milhares de combinações de materiais diferentes antes de encontrar aquele que funciona.

Se ele tivesse tentado passar por todo o processo de comercialização para cada uma dessas versões em vez de tentar encontrar a combinação ideal, ele nunca teria conseguido. Ele teria ficado sem tempo e dinheiro. Em vez disso, ele sabia que a parte crítica era encontrar o material certo para o filamento e ele persistiu até que fez exatamente isso.

Alocação de recursos

Qualquer organização precisa ser clara e objetiva quando se trata de alocação de recursos, mas isso vale especialmente para organizações maiores.

Para que uma organização seja bem-sucedida, ela deve identificar sua disposição para assumir riscos e seu nível desejado de retorno, bem como o cronograma para isso, e usá-los para elaborar uma estratégia que não esteja apenas alinhada com esse contexto, mas também seja realista de ser alcançada com os recursos disponíveis para a organização.

Uma vez que a estratégia esteja em vigor, deve-se buscar monitorar continuamente o progresso e garantir que os recursos ainda estejam alocados adequadamente. 

Grande cultura e uma equipe de classe mundial

Os dias de inventores heroicos estão, em grande parte, para trás. A vasta maioria da inovação criada hoje em dia é resultado de uma equipe de inovadores.

Sem a combinação certa de talentos e a cultura certa, fica cada vez mais difícil para as equipes criarem inovações no mundo cada vez mais complexo de hoje. 

Foco

Assim como a falta de foco pode facilmente ser um dos principais desafios que impedem a inovação, permanecer focado é um dos principais fatores de sucesso para criá-la.

Você tem a garantia de aumentar suas chances de ser bem-sucedido quando está focado. A razão para isso é que, para ser melhor do que todos os outros e fazer algo que os outros não conseguem, você tem que estar disposto a se esforçar para fazer o que os outros não fazem.

Para fazer algo que outros não conseguem, você tem que estar disposto a se esforçar mais do que os outros.

E assim como na sua vida pessoal, você não pode fazer isso em muitas frentes diferentes como organização, pelo menos não simultaneamente.

O que vem depois?

Agora que abordamos todos os aspectos mais importantes da gestão da inovação, você pode estar se perguntando “para onde ir a partir daqui”.

Como a gestão da inovação é uma área tão desafiadora e enorme, obviamente não há uma resposta específica para essa pergunta.

Geralmente, recomendamos que você comece avaliando seu estado atual e depois prossiga identificando os gargalos aparentes no trabalho de inovação da sua organização.

Algumas partes dos diferentes aspectos, como certos processos, podem ser mais fáceis de consertar do que outros aspectos, como a cultura, o que sem dúvida levará mais tempo.

Depois de corrigir os gargalos, é hora de começar a se concentrar em desenvolver suas capacidades em todos os quatro aspectos principais  que apresentamos no início deste post.

Embora seja importante consertar quaisquer gargalos óbvios que você possa ter, não use todo o seu tempo para simplesmente trabalhar em fraquezas. As inovações nascem de ser excepcional e diferente em algo, em vez de ser mediano em tudo.

Quando você é o melhor do mundo em qualquer área que você atue e ainda está com fome de melhorar e se tornar melhor, a inovação inevitavelmente virá. 

Obviamente, isso leva tempo, então você precisará fazer isso passo a passo. E lembre-se de que, assim como o trabalho de estratégia bem-sucedido , a inovação tem tudo a ver com a execução.

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

 

Compartilhe esse artigo: