Plano de carreira: o que é e como criar - | JPeF

Plano de carreira: o que é e como criar - | JPeF

Como uma empresa, a carreira de um profissional depende de um planejamento bem estruturado para que se conquiste o sucesso. É nele que se traçará o caminho a ser percorrido, as etapas a serem superadas, sua duração, a forma de se obter o preparo necessário para o exercício de um cargo desejado e tudo mais necessário para se alcançar as metas traçadas.

Muitas empresas oferecem planos de carreira a seus colaboradores. Tratam-se de conjuntos de etapas e metas bem definidos que servem como um guia de crescimento profissional dentro de uma corporação. Embora essa modalidade seja muito valorizada, os planos individuais de carreira possuem muitas vantagens, como proporcionar uma melhor adequação às aspirações e características de quem o traça, ao invés de prever caminhos semelhantes para diferentes pessoas de uma empresa.

Quando há um planejamento, a condução de uma carreira se torna mais clara e previsível. Com essa ferramenta, o profissional pode observar se seu desempenho é o adequado para que se alcance as metas traçadas. O plano auxilia na identificação das falhas e habilidades, o que possibilita maior assertividade para que se realize as ações necessárias para melhorar continuamente a performance. Nele, pode-se criar um roteiro que levará à conquista de metas de curto, médio e longo prazos.

É importante conhecer as funções que proporcionam a remuneração que se deseja obter. Esse ponto, por mais central que seja em um planejamento, não pode ser o único. Deve-se ter em mente que a satisfação no trabalho leva ao bom desempenho e este ao reconhecimento e a rendimentos elevados.

Definidas as metas, o profissional deve saber quais são as aptidões e preparo necessários para que se supere cada etapa do caminho traçado rumo ao objetivo almejado. Além de buscar as capacitações identificadas, pode-se saber qual foi a trajetória percorrida por uma pessoa que já atingiu a posição que se cobiça.

Além das metas e estratégias, o planejamento individual de carreira requer um bom conhecimento do mercado em que se quer atuar. Saber quem são as principais empresas da área, seus principais executivos e, como se olha para o futuro, quais são suas tendências. A busca por uma boa remuneração sempre deve ser valorizada em um plano de carreira, mas, como se vê, ela depende da administração de inúmeras outras variáveis. 

Compartilhe esse artigo: