Dicas para melhorar seu desempenho no trabalho

Dicas para melhorar seu desempenho no trabalho

Além da capacitação técnica – que deve ser alvo de um aperfeiçoamento contínuo – todo profissional deve estar atento à sua performance no dia a dia. Trabalhar bem exige planejamento, concentração e dedicação. Para isso, é necessário observar e entender suas rotinas.

Manter o foco no que se faz minimiza a ocorrência de erros e garante a eficiência. Um dos modos de se obter isso é se afastar de coisas ou atitudes que sirvam para distração. O hábito de consultar mídias sociais, por exemplo, ou sites – mesmo os informativos – acabam por virar rotina. Se os minutos que atividades do gênero tomam – além daqueles necessários até se recuperar o foco – forem contabilizados, fica evidente que várias tarefas poderiam levar um período de tempo muito menor para serem concluídas.

No mesmo sentido, conversas devem ser tema de atenção. É fundamental manter uma boa comunicação com todo os integrantes da equipe da mesma forma que é importante ter um bom relacionamento com os demais na empresa. Porém, é necessário ser objetivo, pelo menos, até a conclusão de uma tarefa.

Uma maneira simples para melhorar o desempenho é mensurar o tempo que se leva para concluir uma atividade. A partir dessa avaliação, pode-se estipular períodos para se dedicar a diferentes tarefas e, dessa forma, garantir que vários trabalhos tenham um progresso ao mesmo tempo. Essa também é uma maneira de apresentar a clientes e líderes prazos exequíveis para a entrega do que pedem.

Além de saber o que tem de ser feito, um bom profissional deve elencar o que é prioritário, a fim de manter o foco nas atividades que são mais críticas. Para definir o que deve ser realizado primeiro, deve-se analisar fatores como prazos, importância para os negócios da empresa ou do cliente e a complexidade de cada tarefa.

O profissional também deve manter o local de trabalho organizado. Isso facilitará a localização rápida de tudo que for necessário para a realização de uma tarefa. Da mesma forma, tal procedimento facilita o trabalho de outros integrantes da equipe. É uma forma de otimizar não apenas o desempenho individual, mas o trabalho de todo o grupo.

Ao otimizar seu tempo, um profissional se torna capaz de compreender melhor suas rotinas e, continuamente, aperfeiçoá-las. A eficiência permite maior dedicação ao conhecimento sobre o que se faz, seja por meio de pesquisa ou pela convivência com outros profissionais. Isso, além do bom desempenho, proporciona satisfação no trabalho.

Compartilhe esse artigo: