Headhunter: o que é, o que faz, como contratar

Headhunter: o que é, o que faz, como contratar

Quando você precisa preencher uma vaga urgentemente, ou contratar para uma função de nicho, pode valer a pena usar um headhunter para ajudar você. Esses profissionais cuidam do processo de contratação e ajudam você a encontrar o melhor candidato para sua empresa. 

A definição de um headhunter

Um headhunter é alguém que gerencia o processo de contratação em nome de um empregador . As empresas os empregam para encontrar profissionais que satisfaçam os requisitos específicos de uma vaga de emprego. 

Muitos headhunters se especializam em seu próprio segmento de mercado, onde desenvolvem uma rede de contatos com habilidades e experiência em uma área específica.

A diferença entre um recrutador e um headhunter

É importante notar que um headhunter não é o mesmo que um recruiter . As principais diferenças entre eles são: 

Um recrutador geralmente trabalha para uma empresa, enquanto um headhunter é um provedor externo . Isso significa que o primeiro geralmente ganha um salário fixo e o último receberá uma porcentagem do salário anual da contratação. 
Um recrutador anuncia a vaga de emprego e espera que os candidatos entrem em contato. Um headhunter, por outro lado, contata profissionais diretamente que preenchem os critérios para a vaga (mesmo que eles não estejam procurando emprego ativamente naquele momento).
Um recrutador geralmente cobre uma variedade de funções dentro de seu mercado especializado; mas muitos headhunters se concentram em perfis de trabalho muito específicos e têm sua própria rede de contatos. 
Uma vez que o headhunter tenha colocado o novo contratado em sua posição, seu trabalho está feito. O recrutador, por outro lado, manterá contato com essa pessoa e garantirá que ela encontre seu lugar na empresa. 

Principais funções de um headhunter

Encontrar o candidato perfeito não é uma aposta certa. Para que os headhunters preencham com sucesso uma vaga de emprego, há muito trabalho de base envolvido. Eles precisam:

Reúna-se com gerentes de RH ou líderes da empresa para entender as funções e os requisitos da vaga de emprego. 
Procure candidatos adequados em bancos de dados e dentro de seus próprios portfólios. 
Anuncie a vaga em portais de emprego, redes sociais, etc.
Entre em contato com possíveis candidatos.
Participe de feiras de emprego para expandir sua rede de contatos.
Entre em contato com profissionais do setor para solicitar referências . 
Negociar termos de contrato com potenciais candidatos.
Preparar e apresentar relatórios de propostas de contratação aos seus clientes. 

As empresas recorrem aos headhunters pelas vantagens que eles oferecem, como:

Contratações rápidas: os headhunters geralmente oferecem prazos de contratação mais rápidos, o que significa que a empresa conseguirá preencher a vaga muito antes. 
Candidatos de qualidade: um headhunter profissional atrairá candidatos de alto calibre por meio de seus detalhados processos de triagem. 
Experiência de mercado : esses profissionais conhecem o mercado de trabalho de cabo a rabo e alguns são até mesmo especializados em certas áreas de nicho. Isso os torna altamente eficientes, ajudando-os a encontrar o melhor candidato em um curto espaço de tempo. 
Rede profissional de contatos : em geral, os headhunters têm uma rede profissional de contatos. Ao usar seus serviços, as empresas ganham acesso a profissionais que não estão ativamente procurando trabalho.  
Motivação extra: os headhunters cobram e recebem uma comissão pelas contratações bem-sucedidas; portanto, é do interesse deles encontrar o candidato perfeito.  

Serviços de headhunter

Caso o cliente deseje, os headhunters podem oferecer outros serviços além do processo de contratação , como: 

Consulta inicial: todos os processos de recrutamento devem começar com uma consulta preliminar para redigir a descrição do cargo, requisitos, oferta financeira, etc.
Avaliação de candidatos e entrevistas: headhunters podem realizar avaliações de candidatos muito confiáveis, usando testes de habilidades técnicas e entrevistas, entre outras técnicas. O cliente receberá um relatório com os resultados de cada candidato.
Cobertura geográfica: alguns headhunters são especializados em processos de recrutamento nacionais ou mesmo internacionais. 
Garantia de substituição: caso o candidato contratado deixe o cargo antes de completar de um a seis meses na empresa, muitos profissionais oferecem uma garantia de substituição gratuita. 

Qual é a relação contratual entre o headhunter e a empresa

É importante que todas as relações comerciais sejam regidas por um contrato que estabeleça os direitos e obrigações de cada uma das partes . Neste caso, é importante explicitar:

Como e quanto o headhunter cobra por seus serviços. 
O que acontece se o candidato deixar o cargo durante um determinado período. 
Se o headhunter oferece exclusividade à empresa enquanto o processo está em andamento

5 dicas para contratar um headhunter 

Ainda não tem certeza de como contratar um headhunter ? Aqui estão algumas de nossas dicas: 

Peça recomendações de headhunters com quem já trabalharam  aos colegas do setor.
Decida se você quer trabalhar com um especialista . É importante que eles entendam seu negócio e suas necessidades. 
Entreviste o headhunter para conhecê-lo pessoalmente e descobrir o quanto ele sabe sobre sua empresa, qual sua experiência profissional, quantas contratações bem-sucedidas ele fez, etc.  
Peça uma lista dos clientes com os quais o headhunter trabalhou anteriormente. Se puder, tente entrar em contato com eles para pedir referências.  
Deixe claro seus requisitos e expectativas em relação ao processo de recrutamento antes de trabalhar com qualquer profissional externo.

Como podemos ajudar você? Se você está procurando uma nova função em um negócio com visão de futuro, confira  nossas últimas vagas de emprego em TI . Se você está contratando talentos de TI,  envie sua vaga  hoje mesmo e entraremos em contato!

#Headhunter #Processo #Seletivo #Remuneração #Seleção #Recruiter #contratar #Contratação #Vaga #Currículo #CV #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Candidato #soft #skills #Avaliação #Entrevista #profissional #funções #Consultor #Emprego #Trabalho #Gestão #Talentos #Equipe 

Compartilhe esse artigo: