O objetivo do recrutamento de TI continua o mesmo

O objetivo do recrutamento de TI continua o mesmo

O objetivo do recrutamento de TI continua o mesmo: encontrar o talento certo para preencher uma vaga na empresa. No entanto, o caminho a seguir exige uma preparação diferente daquela dos processos de recrutamento comuns, tanto pela essência do perfil procurado, que deve ter determinadas habilidades e dominar determinadas tecnologias, quanto pela visão que o recrutador deve ter, que deve conhecer o mundo da TI, saber onde encontrar os perfis certos e buscar ativamente. Vamos explicar isso nos seguintes pontos.

O Recrutamento de TI pode parecer igual ao recrutamento tradicional, mas esse ainda é um erro comum entre os profissionais de RH, pois além de se diferenciarem em alguns aspectos entre si, o Recrutamento de TI acaba formando uma dinâmica própria tanto na busca por talentos quanto na seleção de candidatos.

No entanto, não entraremos em muitos detalhes sobre as definições e as diferenças entre Recrutamento tradicional e Recrutamento de TI, pois já temos uma entrada que aprofunda esse aspecto e que você pode consultar aqui .

Nesta postagem do blog, vamos nos aprofundar no recrutamento de TI com algumas chaves essenciais para entender essa nova dinâmica que está se desenvolvendo ao trabalhar nessa área.

Não é um processo de recrutamento típico
O recrutamento tradicional costuma ser um desafio. Às vezes é difícil decidir sobre um perfil, seja porque há um grande número de candidatos ou porque nenhum deles se encaixa no que você está procurando. Esses problemas (especialmente o segundo) são muito mais prováveis ​​de ocorrer no recrutamento de TI, pois esta é uma área onde o foco principal estará em talentos altamente especializados (às vezes até demais). Isso implica uma mudança no processo de busca e seleção, exigindo uma busca ativa por parte dos recrutadores, que também devem se familiarizar com termos de tecnologia da informação e saber fazer as perguntas certas ou saber aplicar testes técnicos que, de outra forma, não seriam necessários.

Conheça o mercado: tecnologias e perfis
No recrutamento de TI, buscamos encontrar qualquer perfil profissional que domine o conhecimento e a aplicação de uma tecnologia, linguagem de programação ou ferramenta tecnológica para resolver um problema existente na empresa.

É por isso que os recrutadores devem estar muito familiarizados com a terminologia usada no mercado de TI, pois somente por meio desse conhecimento eles podem tomar decisões adequadas para identificar se um candidato é ou não viável para o que a empresa está buscando.

Alguns dos termos que você deve saber são: o que são linguagens de programação e para que servem (pelo menos as mais requisitadas), suas aplicações, quais os perfis profissionais que as dominam, o que é um framework, o que é um sistema operacional, um banco de dados, frontend, backend, o que é uma API, quais problemas essa tecnologia resolve, como funciona, entre muitas outras coisas.

Um recrutador dedicado ao recrutamento de TI sabe que deve se atualizar constantemente para saber quais são as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas no mercado e assim conseguir se manter na vanguarda, por isso o recrutador de TI tem um compromisso importante com o aprendizado constante.

Crie perfis adequados
Para um recrutador de TI, basta conhecer a terminologia das tecnologias da informação e isso não significa que ele tenha que saber programar ou que tenha que ir além do conhecimento das tecnologias e suas funcionalidades. No entanto, quanto melhor você entender o mercado de tecnologia, maior será a probabilidade de ser preciso ao criar perfis de vagas para uma empresa.

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Isso significa que é possível evitar erros como querer procurar perfis de unicórnio, pois com melhor conhecimento, o recrutador de TI consegue identificar melhor a viabilidade de querer encontrar um talento que domine determinada tecnologia e tenha determinadas habilidades, sem cair na busca por talentos impossíveis de serem encontrados devido ao grande número de habilidades que ele quer que eles dominem.

O recrutamento de TI é um desafio.
Talvez o maior problema que surge ao se dedicar ao recrutamento de TI é perceber que em muitos casos os perfis que se deseja contratar não são abundantes e muitas vezes, por serem tão escassos, esses perfis se tornam muito procurados, o que implica que de certa forma é preciso competir para encontrar esse perfil. Além disso, contratá-los pode ser caro e se, ao contrário, esse perfil não for encontrado, pode significar a necessidade de fazer um ajuste na descrição do cargo.

Conheça os projetos dos clientes e sua cultura de trabalho.
Além de ter pleno conhecimento da terminologia utilizada no mundo da TI, o recrutador de TI também precisa conhecer seu cliente, seja ele sua própria empresa ou uma empresa externa para a qual os perfis estão sendo contratados. O que você deve saber? Principalmente a cultura organizacional e os projetos que o cliente gerencia, pois conhecê-los pode ser uma boa forma de agregar uma proposta de valor para atrair novos talentos para a empresa.

Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

Confie na caça de talentos
Por fim, falemos de headhunting, pois diante dessa alta demanda por perfis de TI e tendo mencionado a necessidade de uma busca ativa, a resposta ideal é contar com headhunters de TI, pessoas capacitadas tanto no conhecimento da terminologia que já mencionamos quanto na busca por talentos especializados, já que seu método consiste em buscar por diferentes canais para aumentar a possibilidade de encontrar o candidato certo para a vaga solicitada.

Mas, a menos que sua empresa tenha headhunters especializados em TI, é comum solicitar suporte externo, por meio de agências de recrutamento como a JP&F, onde nos dedicamos a apoiar as empresas a encontrar o perfil que elas precisam.

 Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: