Exemplos de Habilidades para trabalhadores híbridos

Exemplos de Habilidades para trabalhadores híbridos

O trabalho híbrido tem crescido fortemente e está desafiando as empresas a repensarem a forma como trabalham. Essa nova forma de operar envolve grandes reestruturações e muda a dinâmica de trabalho. Assim, 65% dos profissionais de RH esperam grandes transformações de sua empresa em 2024, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. 

Os departamentos de RH enfrentam grandes desafios, incluindo o desenvolvimento das habilidades necessárias para uma organização híbrida e a transformação dos métodos de trabalho. Em vez de encontrar um equilíbrio entre diferentes locais de trabalho, é a própria relação com o trabalho que está mudando, exigindo uma revisão do sentido que damos a ele e da maneira como o fazemos. É uma mudança real com o mundo anterior, que certamente pode desestabilizar, mas que acima de tudo nos obriga a rever os fundamentos para estarmos em sintonia com esta nova era.

Mudança de prioridades

Os números são reveladores. Quase uma em cada três habilidades que eram necessárias para conseguir um emprego em 2018 não será mais necessária em 2024. O motivo? Novas habilidades já substituíram as habilidades necessárias alguns anos atrás. As que perdem são as habilidades técnicas. Antes as mais queridas pelo RH, elas eram fáceis de avaliar e davam uma medida concreta do conhecimento profissional de um candidato. Se antes eram válidas por 20-30 anos, sua vida útil agora é limitada a 1 ano, no máximo 0,5 ano, especialmente para habilidades digitais. Desatualizadas muito rapidamente, agora é mais do que arriscado confiar nelas, especialmente porque não nos permitem enfrentar os desafios atuais.

Novas habilidades

Reveladas pela crise, as competências transversais surgiram como a solução na era da hibridização do trabalho. Essas competências são da ordem do saber-fazer, saber-pensar e saber-agir, mas também saber-aprender e saber-tornar-se. A grande vantagem é que podem ser utilizadas em diferentes profissões e são válidas para todos os setores de atividade. Portanto, não se enquadram no conhecimento tradicional e vão além das realizações e conhecimentos técnicos. Sua natureza transversal assume todo o seu significado na capacidade do indivíduo de mobilizar corretamente essas competências, de implantá-las no momento certo e, acima de tudo, de reinvesti-las em diferentes situações de sua vida pessoal e profissional. 

Eles são híbridos por natureza, pois são compostos de um amálgama de traços de caráter, fontes de motivação e interesses, habilidades emocionais mais conhecidas como habilidades sociais e fatores cognitivos.

Vejamos alguns exemplos de habilidades transversais que encontramos diariamente.

  • Flexibilidade para se adaptar a mudanças e gerenciar calmamente situações incertas. Também promove o estabelecimento de um equilíbrio para combinar efetivamente com a hibridização do trabalho.
  • Aprendizagem ágil para evoluir em sintonia com seu ambiente, sabendo descarregar conhecimentos ultrapassados ​​para renová-los.
  • Curiosidade para estar aberto ao mundo, redescobri-lo constantemente e seguir o ritmo dos desenvolvimentos estando um passo à frente. Permite procurar novos elementos sobre os quais refletir para encontrar soluções originais e adequadas. 
  • Autoconfiança para não ficar à mercê dos outros e do ambiente, mas para assumir o controle, seguir em frente com confiança em um clima complexo e incerto, fazer escolhas satisfatórias com base nas informações disponíveis e ser autônomo para administrar sua vida pessoal e profissional.

As habilidades multifuncionais são o caminho a seguir para permitir que o RH reestruture sua estratégia nesta nova era. Pouco impactadas pela evolução muito rápida das habilidades técnicas, descompartimentadas entre profissões e treinamentos, generalizáveis ​​para todos, as habilidades transversais também são aperfeiçoáveis ​​e tendem a ser sustentáveis ​​ao longo do tempo. Elas são a solução para as novas necessidades de avaliação de desempenho.

O próximo desafio do RH será apropriar-se dessas competências multifuncionais e utilizá-las de forma eficaz, partindo agora das competências de um indivíduo para gerar o leque de missões possíveis e assim atender melhor às necessidades das empresas.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe #Inteligência #emocional #InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico  #Onboarding  #Integração  #Motivacional  #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software

Compartilhe esse artigo: