Contratação para adequação cultural: Como contratar
Tenho certeza de que todos nós podemos pensar em uma ocasião em que trabalhamos com alguém que não era um bom ajuste cultural. Para gerentes de contratação, você pode até pensar em uma pessoa específica que você contratou com grandes esperanças, que acabou sendo um pino quadrado para um buraco redondo.
Ouvi falar de um caso em que, apenas três semanas após começar, a nova contratada decidiu que a função e a empresa não eram o que ela queria. Ela não compartilhava os valores, nem se sentia desafiada em sua função. No entanto, quando foi contratada, ela tinha o currículo perfeito, foi bem entrevistada e o que ela disse parecia apontar para o fato de que ela queria trabalhar para a organização.
É um excelente exemplo do que acontece quando não há ajuste cultural entre o novo contratado e a organização. Contratar um candidato incompatível pode custar a uma organização entre 50-60% do salário anual da pessoa.
E esse é apenas o impacto financeiro. Quando um novo contratado sai, você não só fica com um funcionário a menos, como as pessoas restantes na sua equipe podem sofrer com o moral baixo, seus projetos podem sair dos trilhos e você pode perder a confiança na sua tomada de decisão – como você pode ter certeza de que não cometerá o mesmo erro novamente?
Por que é tão difícil contratar com base na adequação cultural?
'Encontrar candidatos com o ajuste cultural certo para sua equipe' foi o principal desafio de contratação identificado por empregadores de acordo com uma pesquisa recente da JP&F Consultoria.
Quando converso com gerentes de contratação sobre o motivo pelo qual eles veem isso como um desafio, um equívoco comum é que você precisa ser ótimo em "ler" as pessoas em entrevistas para julgar a adequação cultural.
Isso não é ajudado pelo grande número de artigos que circulam em plataformas como o LinkedIn, de pessoas com suas próprias dicas pessoais de "especialistas" sobre como identificar os melhores desempenhos em entrevistas, como o
teste de entrevista "venda-me esta caneta", que ficou famoso por O Lobo de Wall Street .
Mas acredito que uma parte significativa do problema é que os gerentes de contratação não têm clareza sobre a cultura na qual os candidatos precisam se encaixar.
Depois tem opreconceito inconscienteque entra em jogo. Não é preciso muito para que um gerente seja conquistado pelo candidato errado. Talvez eles parecessem ansiosos, o que o gerente interpretou como motivados para fazer o trabalho. Ou talvez eles lembrassem o gerente de si mesmos. (Pesquisas descobriram que gerentes de contratação frequentemente caem na armadilha de contratar aqueles que poderiam ser seus novos melhores amigos.
Então como vocêsuperar preconceitos inconscientese identificar candidatos que se encaixem bem na cultura?
Defina sua cultura
A Harvard Business Review descreve o ajuste cultural como a probabilidade de alguém refletir e/ou ser capaz de se adaptar às principais crenças, atitudes e comportamentos que compõem sua organização. Com toda a probabilidade, pessoas diferentes em sua organização terão visões diferentes sobre o que elas acham que é a cultura. Você também pode descobrir que sua cultura organizacional e a cultura da equipe são bem diferentes. Existem muitas maneiras de desenvolver uma melhor definição de sua cultura – desde algo tão simples quanto explorá-la em uma reunião de equipe, até pesquisas, avaliações e análises de talentos a partir de dados de toda a organização.
Por exemplo, um dos clientes da JPeF Consultoria fez com que seus funcionários respondessem ao nosso questionário de avaliação comportamental. Os resultados mostraram que todos ali compartilhavam características comuns como extroversão e colaboração. Portanto, quando essa empresa analisa a contratação para adequação cultural, essas são as principais características comportamentais que ela procura.
Outra maneira de entender sua cultura organizacional é observando a maneira como os funcionários são reconhecidos e recompensados. Por exemplo, em uma cultura orientada para o desempenho, aqueles com grande motivação para ter sucesso subirão na hierarquia mais rapidamente.
Use perguntas de indicadores comportamentais e de motivação
À medida que as organizações percebem o valor da contratação para adequação cultural, perguntas voltadas para avaliar as tendências e a motivação de um candidato estão se tornando cada vez mais comuns durante as entrevistas. A maioria dessas perguntas se relaciona a perguntar a um candidato o que ele faria em certas situações e explorar o que ele gosta e por quê. Um exemplo poderia ser: Qual foi sua iniciativa de recompensa e reconhecimento mais preferida nos lugares em que trabalhou nos últimos cinco anos? Embora isso não supere completamente o preconceito inconsciente, fornece uma oportunidade de se aprofundar mais nas motivações, comportamentos e valores do seu candidato, em vez de apenas em sua experiência.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#bemestar #Políticas #remoto #hibrido #Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #RH #Recursos #Humanos #treinamento #Desenvolvimento #Search #Executive #negocios #cultura #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #Carreira #trasição #plataformas #trabalho #beneficios #CEO #Employer #branding #EVP #Atração #Retenção #Empresas #C-Level # Profissional # Liderança # CEO #Inteligencia #Emocional #Sistemas #Software #Profissional #Empregos #Vagas #Oportunidade #Equipe #Jobs #TI #Tech #tecnologia #Agencia