O que é ser competente para o mercado de trabalho?

O que é ser competente para o mercado de trabalho?

Se no passado a expressão competência designava a capacidade de um profissional executar bem uma função, hoje significa estar apto a se adaptar às mais diversas situações. Quem tem este perfil se destacará no mercado de trabalho.

De modo geral, um profissional que detenha boas qualificações e produza resultados para uma empresa é considerado competente. Porém, com o dinamismo do mercado de trabalho, mudanças na economia e novas tecnologias, o termo abrange outras características que cada vez mais são necessárias para que se obtenha uma carreira de sucesso.

Um ponto fundamental nos dias atuais é a capacidade de trabalhar em grupo. Saber ouvir, apresentar sugestões, manter boas relações interpessoais e atuar no sentido de aprimorar o desempenho de toda a equipe são características cada vez mais valorizadas pelas empresas. Além desse tipo de postura, propiciar a disseminação de conhecimento produz resultados mais efetivos e perenes do que os obtidos por um trabalhador de perfil mais individualista, mesmo quando este possui grande capacitação técnica.

A busca constante por qualificação sempre foi determinante para que um profissional alcançasse o sucesso. Hoje, porém, o preparo que as empresas buscam é diferente do que almejavam no passado. A exigência é que o colaborador tenha facilidade para se adaptar a mudanças que se tornam cada vez mais constantes, desde as tecnológicas às de mercado. É preciso ir além das atividades do cotidiano e ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, pois apenas uma atitude reativa não contempla o conceito assume no ambiente de negócios.

Seja para atuar ao longo de anos em uma mesma corporação ou para seguir rumo ao empreendedorismo, ser competente nos dias atuais é saber executar variadas funções e possuir conhecimentos em inúmeras áreas. Assim, para que um colaborador seja definido como competente ele deve ter conhecimento, habilidade e atitudes que excedam as exigências do mercado. É aquele que consegue entregar um bom resultado porque tem confiança e consistência do que deve fazer.

Como o próprio mercado de trabalho, o termo competência é dinâmico. Se no passado designava a capacidade de executar bem uma função, hoje significa estar apto a se adaptar às mais diversas situações. Um profissional multidisciplinar e que saiba se adaptar para enfrentar diferentes desafios é aquele que se destacará no mercado de trabalho.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#ExecutiveSearchHunting #PlanodeCargoseSalários #ProjetosEspeciais #Outplacement #Assessment #MapeamentodeMercado #AvaliaçãodePerfomance #Estruturaçãodoorganogramasetorialediretivo #RecrutamentoeSeleção

Compartilhe esse artigo: