O que é o processo de gestão de talentos?
Gestão de talentos se refere aos processos metodológicos e estratégicos que o RH usa para atrair, integrar, organizar, engajar e reter os funcionários com melhor desempenho. Ela visa melhorar o desempenho de uma empresa e é uma prática de RH definitiva para posicioná-la bem no mercado. Portanto, estratégia de gestão de talentos se refere ao plano de ação necessário para otimizar o desempenho do seu funcionário. Este plano inclui:
- Otimizando a velocidade das pessoas para máxima produtividade
- Ser capaz de identificar habilidades e recursos de trabalho ausentes
- Treinar ativamente pessoas que não têm habilidades
- Envolva e retenha funcionários
O que é o processo de gestão de talentos?
O processo de gestão de talentos começa com o reconhecimento da necessidade de talento, o que preenche ainda mais a lacuna, otimiza e desenvolve as habilidades, características e expertise dos seus funcionários novos e antigos. Depois de reconhecer o que é necessário, você tem que formar um plano de progressão bastante cínico que contenha as seguintes etapas:
Plano
O primeiro passo, planejamento, envolve identificar onde estão as lacunas. Neste caso, é o requisito de capital humano, formulando descrições de cargos para ajudar na terceirização e seleção, e desenvolvendo uma força de trabalho para iniciativas de recrutamento.
Atrair
Esta etapa inclui a aplicação de estratégias de recrutamento apropriadas para atrair um fluxo saudável de candidatos para preencher os requisitos de talento. Você tem que utilizar fontes externas, como portais de empregos, referências e sites de redes sociais para uma pesquisa avançada. É aqui também que sua marca empregadora entra em jogo, porque ela decidirá qual qualidade de candidatos entrará.
Selecione
Testes escritos, entrevistas, discussões em grupo e análises aprofundadas dos candidatos são feitos nesta fase. Hoje em dia, isso não precisa ser feito manualmente. Vários softwares e ferramentas orientados por IA podem analisar vários CVs e escolher aqueles que se encaixam perfeitamente em seus critérios.
Desenvolver
Hoje em dia, muitas organizações contratam com base no princípio de “contratar para atitude e treinar para habilidades” , porque é com a pessoa com quem você terá que trabalhar e não com seu currículo. Além disso, conjuntos de habilidades podem ser desenvolvidos mais tarde com treinamento, coaching ou mentoria. Portanto, se você quer funcionários leais e de alto desempenho, você deve estabelecer um forte programa de integração.
Reter
A retenção de funcionários é um dos fundamentos para administrar uma organização bem-sucedida. Para reter os melhores talentos, ofereça promoções, incrementos, oportunidades de crescimento, recompensas e envolvimento em projetos importantes.
Transição
Seu processo de gestão de talentos é incompleto sem a transição de sua organização por meio do crescimento de cada funcionário. Forneça benefícios de aposentadoria e conduza entrevistas de saída para fazer com que cada funcionário se sinta parte da organização.
Como desenvolver uma estratégia de gestão de talentos?
Embora tudo comece com a contratação das pessoas certas , a gestão de talentos se estende ainda mais ao desenvolvimento de metas estratégicas para retê-las e mantê-las produtivas. Não é simplesmente uma lista de verificação que você precisa seguir – a estratégia requer implementação, verificações e melhorias adequadas.
As seguintes são as principais estratégias de gestão de talentos necessárias para o funcionamento adequado de uma organização:
Descrições detalhadas de cargos
Descrições detalhadas de cargo ajudam a todos – o gerente de contratação, o software de sourcing e o candidato a entender melhor a função do cargo. Deve incluir o seguinte:
Cargo e localização
Habilidades necessárias
Deveres e requisitos gerais
Conhecimento de ferramentas e equipamentos
Salário e benefícios adicionais
Depois que o candidato sabe o que a função exige, ele pode decidir com base nisso.
Processo de integração adequado
Isso cria a primeira impressão da cultura da empresa para a maioria dos funcionários. Portanto, você precisa cuidar adequadamente dessa etapa. Ajude seus funcionários a mergulharem na cultura da sua organização, projetando workshops, dias de observação ou conectando-os com seus mentores. No geral, torne o processo tranquilo e deixe que eles se adaptem à cultura.
Treinamento e Desenvolvimento
Com base nas metas individuais dos funcionários, mapeie um programa de treinamento estruturado para impulsionar seu desenvolvimento e experiência. O treinamento tem o enorme potencial de entregar maior competência e melhores resultados comerciais.
Metas Organizacionais
Uma estratégia de gestão de talentos é incompleta sem declarar objetivos claros da empresa. Esses objetivos ajudam você a avaliar a equipe existente e avaliar novas funções, pois você desenvolverá um senso do que importa para sua empresa e para onde você está indo.
Cultura de trabalho
Se um funcionário não se encaixa na sua cultura de trabalho, ele não pode ser feliz nem produtivo de forma sustentável. Sem um ajuste pessoa-organização adequado, o funcionário não se sentirá em casa, e isso só resultará em perda de tempo, esforço e energia. Você precisa contratar o candidato certo que se encaixe perfeitamente na sua cultura de trabalho. Você também pode fortalecer a cultura de trabalho conduzindo atividades regulares de formação de equipe.
Feedback dos funcionários
Forneça feedback positivo aos funcionários para ajudar os funcionários a desenvolver suas habilidades e expertise e se tornarem mais valiosos para sua organização. Isso também os prepara para estarem prontos para quaisquer mudanças no futuro e poderem contar com os membros de sua equipe.
Reconhecimento e Recompensas
Motive, envolva e gerencie os funcionários de forma eficaz, reconhecendo-os e recompensando- os corretamente. Isso vai muito além de benefícios monetários. Existem vários outros tipos de recompensas aos funcionários, como incluí-los em projetos importantes e torná-los parte integrante da organização.
Oportunidades de crescimento
Os funcionários precisam ser equipados com as ferramentas certas para maximizar seu potencial e melhorar continuamente a organização. Além disso, melhorar seu ambiente de trabalho e satisfação no trabalho por meio de provisões como sistemas VoIP , software colaborativo e equipamentos de escritório modernos contribui para um suporte tangível, reforçando a dedicação para promover uma equipe próspera. Você precisa visualizar o futuro da organização dando oportunidades de crescimento adequadas aos seus funcionários.
Planejamento de sucessão
Muitas empresas não percebem que seus funcionários vão se aposentar ou pedir demissão a qualquer momento de suas carreiras. Portanto, você precisa preparar a organização com um plano de sucessão por meio de mentoria e coaching para que eles alcancem além de seu nível de habilidade.
Entrevistas de saída
Assim como as entrevistas de integração, as entrevistas de saída são igualmente importantes. Uma parte de um processo eficaz de gestão de talentos inclui entender os motivos de uma rotatividade voluntária e encontrar maneiras de resolver o problema. Conduza entrevistas de saída e pergunte aos seus funcionários sobre as barreiras enfrentadas durante sua duração.
Uma estratégia eficaz de gestão de talentos melhora a pontuação de retenção da sua organização, já que seus funcionários sabem em que precisam trabalhar. Além disso, entender a dinâmica se tornou mais fácil com o surgimento da tecnologia.
Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!