Aprendizagem ativa e passiva:  o que é e como funciona

Aprendizagem ativa e passiva: o que é e como funciona

A maneira como aprendemos está evoluindo. Anteriormente, as crianças eram treinadas para aprender lembrando fatos, aprendendo informações de cor e sendo ensinadas a pensar. Hoje, no entanto, há uma mudança na maneira como os alunos aprendem. Eles estão aprendendo por meio da observação e participação em atividades destinadas a melhorar suas habilidades e conhecimento. Neste blog, contrastaremos o aprendizado passivo e ativo e explicaremos por que você precisa de ambos em sua vida.

Aprendizagem passiva vs aprendizagem ativa

O que é aprendizagem passiva?
Aprendizagem passiva é o processo de adquirir conhecimento por meio da observação e da leitura sem pensar ativamente sobre isso. É comumente chamado de “aprendizagem por osmose” porque é baseado no corpo recebendo conhecimento passivamente por meio de seus sentidos.

É um método de aprendizado que tem sido utilizado por séculos e é um dos mais bem-sucedidos. O cérebro só consegue absorver uma certa quantidade de informação de uma vez, e o aprendizado passivo tira vantagem disso. Você pode absorver mais informações diminuindo a taxa do ciclo de aprendizado do seu cérebro.

A aprendizagem passiva não se restringe a uma única disciplina ou habilidade; ela pode ser aplicada a qualquer disciplina ou talento. Por que a aprendizagem passiva é benéfica? Embora a aprendizagem passiva tenha sido empregada por muitos anos, ela ainda é amplamente mal compreendida. As pessoas frequentemente acreditam que ela é ineficiente ou uma perda de tempo.

É verdade que o aprendizado passivo leva mais tempo do que o aprendizado ativo, mas há inúmeras razões pelas quais o aprendizado passivo é tão benéfico. O aprendizado passivo auxilia em um aprendizado mais eficaz: ao desacelerar a taxa do ciclo de aprendizado do seu cérebro, o aprendizado passivo permite que você adquira mais informações.

O que é Aprendizagem Ativa?
Aprendizagem Ativa é uma técnica mais recente de aprendizado na qual o cérebro é usado para analisar informações. O aluno deve participar ativamente, e a resposta natural do cérebro é trabalhar mais para resolver problemas. A melhor abordagem para aprender é participar ativamente do processo de aprendizado. Isso pode ser feito fazendo perguntas, colocando-se à prova e desafiando seu pensamento.

Esta estratégia de aprendizagem é baseada na capacidade do cérebro de lembrar e reter conhecimento. Ela usa o “olho da mente” para ajudar a lembrar e é um bom método para alunos que lutam com a memória. Você pode treinar seu cérebro para organizar e armazenar melhor o conhecimento fazendo perguntas e realizando exercícios de resolução de problemas.

Em uma sala de aula de aprendizagem ativa, o professor faz perguntas, permite que os alunos tomem notas e fornece feedback. O professor também estará trabalhando com os alunos para testar sua compreensão e resolver problemas.

A diferença entre aprendizagem passiva e ativa

1. Aprendizagem passiva envolve ler e ouvir informações. Você faz isso porque quer aprender e isso lhe interessa.

2. Aprendizagem ativa é definida como envolvimento ativo com o conteúdo que você lê e ouve. Isso envolve fazer perguntas e interagir com o material.

3. Quando você está aprendendo algo pela primeira vez e precisa entendê-lo, você deve adotar o aprendizado passivo. Você pode então usar o aprendizado ativo para repassar o assunto.

4. Ao ler uma revista ou jornal, você deve empregar aprendizagem passiva. Se estiver lendo um livro e tentando aplicar o que está lendo à sua vida, você pode usar aprendizagem ativa.

5. Aprendizagem passiva é ouvir uma palestra, ler um livro ou assistir a um vídeo e fazer anotações. Isso será necessário para a maior parte da sua educação e treinamento.

6. Aprendizagem ativa é quando você participa ativamente do processo de aprendizagem. Isso será necessário para a maior parte da sua educação e treinamento.

7. Embora o aprendizado passivo possa ser útil, não é a maneira ideal de aprender. É uma boa abordagem para obter uma compreensão geral do assunto, mas não é a maneira ideal de estudar os detalhes.

8. A aprendizagem ativa é o melhor método de aprendizagem, mas leva tempo.

9. A aprendizagem passiva ocorre quando você simplesmente escuta alguém falar. Você não faz perguntas; em vez disso, você se senta e escuta o que eles têm a dizer. É fantástico para a escola ou faculdade, mas não é tão bom para os negócios.

10. A aprendizagem ativa ocorre quando você faz perguntas e participa ativamente de uma discussão. Você não está apenas sentado ali ouvindo o que a outra pessoa diz. Você também está fazendo perguntas a ela e participando do diálogo.

Estatísticas relacionadas à aprendizagem ativa versus aprendizagem passiva
Aqui estão algumas estatísticas sobre a eficácia da aprendizagem passiva versus aprendizagem ativa:

Uma meta-análise de 225 estudos descobriu que os alunos que participaram de aprendizagem ativa tiveram desempenho significativamente melhor em exames e outras medidas de desempenho do que aqueles que receberam instrução tradicional, o que é frequentemente caracterizado como aprendizagem passiva. O tamanho do efeito para a diferença no desempenho entre aprendizagem ativa e instrução tradicional foi de 0,47, o que é considerado um efeito moderado a grande.

Uma revisão de pesquisas sobre o uso de palestras no ensino superior descobriu que elas eram menos eficazes em melhorar o aprendizado dos alunos e a retenção de conhecimento em comparação a outros métodos de ensino, como discussões em pequenos grupos e aprendizagem baseada em problemas.

Um estudo de estudantes de graduação em biologia descobriu que aqueles que receberam instrução tradicional (caracterizada como aprendizagem passiva) tiveram notas de exames e médias de notas significativamente mais baixas do que aqueles que participaram de aprendizagem ativa. O tamanho do efeito para a diferença no desempenho entre os dois grupos foi de 0,68, o que é considerado um efeito grande.

Uma revisão de pesquisa sobre a eficácia da aprendizagem baseada em problemas (um tipo de aprendizagem ativa) descobriu que os alunos que receberam instrução tradicional (caracterizada como aprendizagem passiva) tiveram notas de exames e médias de notas significativamente mais baixas do que aqueles que participaram da aprendizagem baseada em problemas. O tamanho do efeito para a diferença no desempenho entre os dois grupos foi de 0,52, o que é considerado um efeito moderado a grande.

No geral, esses estudos sugerem que a aprendizagem passiva pode ser menos eficaz do que formas mais ativas de instrução para melhorar o desempenho do aluno e a retenção de conhecimento. No entanto, é importante observar que diferentes métodos de ensino podem ser mais eficazes em diferentes contextos e que pode ser necessário usar uma variedade de abordagens de ensino para atender às necessidades de todos os alunos.

A importância da aprendizagem ativa
1. A aprendizagem ativa é mais eficaz que a aprendizagem passiva.
Alunos que participam de aprendizagem ativa superam aqueles que simplesmente ouvem o professor. Alunos que praticaram uma nova habilidade ou atividade a compreenderam mais completamente do que aqueles que apenas leram sobre ela. Quando crianças com dislexia estão totalmente engajadas, elas aprendem melhor.

2. A aprendizagem ativa ajuda a aprender mais rápido.
Alunos que participam de aprendizagem ativa aprendem mais rapidamente. Alunos que participam de aprendizagem ativa têm mais probabilidade de ter sucesso acadêmico. A aprendizagem ativa permite que os alunos estudem de forma mais eficaz porque estão mais envolvidos e motivados.

3. A aprendizagem ativa ajuda a reter as informações aprendidas.
É um processo que encoraja os alunos a buscar e usar as informações e recursos de que necessitam para se tornarem aprendizes autodirigidos. Pessoas que se envolvem em aprendizagem ativa têm mais probabilidade de lembrar o que aprenderam.

4. A aprendizagem ativa ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico.
A aprendizagem ativa promove o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico . Analisar, sintetizar e avaliar informações ensina os alunos a pensar. Pessoas que participam da aprendizagem ativa tendem a melhorar suas habilidades de pensamento crítico.

5. A aprendizagem ativa ajuda a ter mais confiança.
Quando um aluno recebe um problema para resolver sozinho, isso é chamado de aprendizagem ativa. Isso fornece às crianças mais responsabilidade e as capacita a assumir o controle de sua própria educação.

As pessoas se sentem mais confiantes quando participam de aprendizagem ativa. Por estarem mais envolvidas, elas conseguem fazer perguntas e aprender mais. Pessoas que participam de aprendizagem ativa são mais autoconfiantes.

6. A aprendizagem ativa ajuda a se tornar mais independente.
Aprendizagem ativa é uma abordagem de ensino na qual os alunos recebem tarefas para completar por conta própria. Eles podem então terminar seu trabalho e apresentá-lo ao professor. Isso promove que as crianças se tornem mais autossuficientes e capazes de aprender por conta própria. Pessoas que participam da aprendizagem ativa tendem a se tornar mais autossuficientes.

7. A aprendizagem ativa ajuda a estar mais motivado.
Envolver os alunos no processo de aprendizagem é a abordagem mais eficaz para inspirá-los. A participação no processo de aprendizagem leva à aprendizagem ativa. Estar motivado é auxiliado pela aprendizagem ativa. Os alunos têm mais probabilidade de se envolver e se motivar quando participam de atividades que exigem que eles pensem. Pessoas que participam da aprendizagem ativa são mais motivadas.

8. A aprendizagem ativa ajuda as pessoas a se envolverem mais.
A aprendizagem ativa necessita de algum esforço por parte do aluno. Alunos que estão ativamente interessados ​​em seus estudos têm mais probabilidade de prestar atenção e lembrar de informações. Pessoas que participam da aprendizagem ativa são mais engajadas na sala de aula.

9. A aprendizagem ativa ajuda a aprender melhor.
Aprendizagem ativa é um estilo de aprendizagem em que o aluno participa ativamente do processo. Em um contexto de aprendizagem ativa, por exemplo, o professor pode fazer perguntas aos alunos e depois respondê-las. Isso permite que os alunos aprendam tanto com o professor quanto uns com os outros. Alunos que participam da aprendizagem ativa tendem a aprender de forma mais eficaz.

10. A aprendizagem ativa ajuda a aprender de forma mais eficaz.
Na verdade, vários estudos indicam que crianças que são aprendizes ativos aprendem com mais sucesso do que aprendizes passivos. Alunos que participam de aprendizagem ativa aprendem com mais sucesso.

A importância da aprendizagem passiva
Aprenda sem ser ativo.
A aprendizagem passiva é significativa, pois não requer esforço ativo para aprender. Você pode sentar e ler algo ou assistir a um vídeo e ainda aprender. Esta é uma excelente abordagem para aprender sobre um assunto que lhe interessa.

Variedade de maneiras de aprender.
Existem inúmeras maneiras de aprender passivamente. Algumas pessoas gostam de podcasts, enquanto outras preferem ler livros. Algumas pessoas gostam de assistir filmes, enquanto outras gostam de ouvir audiolivros.

Uma abordagem moderna.
Uma abordagem mais atual é o aprendizado passivo. É tudo sobre delegar tarefas para outros. Você não é quem está fazendo o trabalho. Você é o único que está simplesmente observando e ouvindo.

Aprenda sem qualquer pressão.
Aprendizagem passiva é um método excelente para adquirir novas habilidades, e é muito mais simples do que você pode acreditar. Você não precisa se preocupar em colocar seu próprio trabalho ou se colocar sob muita pressão.

Economiza tempo.
Você não precisa se preocupar em encontrar um tutor ou concluir tarefas, e não precisa pagar por aulas. Você pode usar o aprendizado passivo para começar cedo seu próprio aprendizado ativo, economizando tempo a longo prazo.

Por que a aprendizagem ativa funciona melhor que a aprendizagem passiva?
Aprendizagem passiva ocorre quando você é instruído sobre o que fazer, mas não consegue demonstrar por si mesmo. Em testes, espera-se que você memorize coisas e as regurgite. Aprendizagem ativa é um tipo de aprendizado no qual você pode praticar habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Você será solicitado a resolver problemas e analisar dados. Ambos os métodos de educação têm vantagens e desvantagens. O aprendizado passivo fornece uma grande quantidade de informações facilmente assimiláveis. No entanto, não é realmente envolvente. Você pode não conseguir trabalhar em um tópico ou examinar uma ideia por muito tempo.

Em contraste, a aprendizagem ativa é mais interativa. Ela permite que você resolva dificuldades e estude ideias ao mesmo tempo. Isso permite que você entenda informações de uma nova maneira. Para resumir, a aprendizagem ativa é superior à aprendizagem passiva pelos seguintes motivos:

1. Foi demonstrado que o aprendizado ativo é mais eficaz do que o aprendizado passivo. Um estudo conduzido pela Universidade de Illinois descobriu que os alunos que se envolveram em aprendizado ativo superaram aqueles que se envolveram em aprendizado passivo em exames.

2. Ela incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade por seu próprio aprendizado. O aprendizado passivo exige que os alunos confiem inteiramente no professor. Os alunos têm pouca influência sobre o que aprendem ou como aprendem. O aprendizado ativo exige que os alunos assumam a responsabilidade por seu próprio aprendizado.

3. A aprendizagem ativa promove mais motivação e engajamento. A aprendizagem passiva é um método passivo de aprendizagem. Ela requer pouco ou nenhum esforço do aluno. Alunos que aprendem passivamente têm menos probabilidade de serem motivados a aprender. Eles não gostam do processo de aprendizagem e podem não se esforçar muito como resultado. A aprendizagem ativa, por outro lado, exige que os alunos trabalhem duro para aprender. Eles têm que investir muito tempo e esforço para aprender.

4. Além disso, o aprendizado ativo é mais bem-sucedido do que palestras padrão. De acordo com a pesquisa da Universidade de Michigan, os alunos que assistiram a uma palestra e depois fizeram um teste se saíram muito pior no teste do que aqueles que assistiram à palestra e depois passaram pelo assunto por conta própria.

5. A aprendizagem ativa promove um nível mais profundo de compreensão. Os alunos aprendem passivamente ouvindo o professor. Esse tipo de aprendizagem é superficial, impedindo que os alunos façam conexões com o assunto. A aprendizagem ativa, por outro lado, necessita da participação do aluno no processo de aprendizagem. Ela obriga os alunos a aprender o tópico por conta própria.

6. Por outro lado, a aprendizagem ativa é emocionante. Você está fazendo algo e tomando decisões sobre como responder às informações. É mais divertido do que assistir a uma palestra.

7. A aprendizagem ativa aumenta a inventividade dos alunos e envolve suas mentes. Quando os alunos aprendem algo por si mesmos, eles têm mais probabilidade de se lembrar disso.

8. Aprendizagem ativa é um excelente método de ensino porque permite que os alunos criem conexões entre o conteúdo que você está ensinando e suas experiências no mundo real. Isso melhorará sua compreensão dos assuntos e lhes dará mais confiança em seus talentos.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

Compartilhe esse artigo: