7 passos para uma transição de carreira bem-sucedida

7 passos para uma transição de carreira bem-sucedida

Tomar a decisão de fazer a transição para uma nova carreira pode ser assustador. Mas com alguma orientação e planejamento, não precisa ser opressor.

Pensando em você, descreveremos 7 etapas principais que ajudarão você a fazer uma transição de carreira bem-sucedida. Com essas dicas, você pode mergulhar com confiança e começar sua nova jornada de carreira com o pé direito.

Fazendo uma transição de carreira

Tomar a decisão de mudar de carreira é uma escolha importante na vida e pode ser emocionante e assustador. Transições como essa vêm com seu próprio conjunto de desafios, mas, se abordadas de maneira ponderada e organizada, não precisam ser assustadoras. Aqui estão 7 etapas principais que ajudarão você a fazer uma transição de carreira bem-sucedida:

1. Avalie seus objetivos

Tomar a decisão de mudar de carreira pode ser assustador. Antes de mergulhar, é importante entender quais objetivos você deseja alcançar e determinar se uma mudança de carreira o ajudará a alcançá-los. O primeiro passo neste processo é avaliar seus objetivos.

Comece fazendo a si mesmo perguntas como: O que me motiva? Que tipo de trabalho eu gosto? Onde me vejo daqui a cinco anos? Responder a essas perguntas pode ajudá-lo a identificar o que você procura em uma nova carreira e se esse objetivo está alinhado com as oportunidades disponíveis. 

Reserve um tempo para avaliar se existe um caminho realista para alcançar suas ambições ou se elas precisam ser ajustadas. Considere pesquisar funções e empresas em potencial para obter informações sobre como elas podem contribuir para seus objetivos de longo prazo.

2. Pesquise um novo campo

Você pode já ter uma ideia do que deseja seguir, mas é importante explorar todas as opções disponíveis. Reserve um tempo para avaliar seus interesses, valores e habilidades e crie uma lista de campos em potencial que podem ser adequados para você. 

Certifique-se de estar informado sobre todos os aspectos dessas carreiras - desde requisitos de trabalho, expectativas salariais, oportunidades de crescimento e muito mais. A pesquisa também pode ajudá-lo a identificar quaisquer lacunas de conhecimento ou experiência que precisam ser preenchidas antes de dar o salto para essa nova função. 

Finalmente, não se esqueça de fazer networking com pessoas que trabalham nessas indústrias; eles não apenas têm orientações e conselhos valiosos, mas também podem ter conexões que podem ajudar a abrir portas para oportunidades futuras.

3. Desenvolva Habilidades e Networking

Para fazer uma transição de carreira bem-sucedida, o terceiro passo é desenvolver habilidades e estabelecer relacionamentos profissionais em seu novo setor. 

É importante identificar quais habilidades especializadas são necessárias para o cargo desejado e tomar medidas para adquiri-las. Mantenha a mente aberta ao explorar diferentes opções de aprendizado, como fazer cursos on-line ou assistir a aulas em uma faculdade ou universidade local.

Além disso, é benéfico se envolver com eventos e organizações do setor que possam ajudá-lo a se conectar com potenciais empregadores ou mentores que possam fornecer conselhos sobre o campo. Comece a fazer networking com profissionais da profissão desejada, ingressando em grupos de mídia social dedicados ao setor, participando de conferências e participando de workshops e seminários relacionados ao campo.

4. Crie Plano de Ação

A quarta etapa do processo envolve a criação de um plano de ação para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Esse plano de ação deve incluir tarefas específicas e mensuráveis que possam ser realizadas em um determinado período de tempo. Com uma estratégia eficaz em vigor, você terá a melhor chance de alcançar o sucesso com sua transição de carreira.

Seu plano de ação deve começar com o estabelecimento de metas de longo prazo e, em seguida, dividi-las em tarefas menores e mais viáveis. Comece definindo prazos realistas para cada tarefa e certifique-se de que sejam viáveis, dadas as circunstâncias atuais. Também é importante priorizar as tarefas de acordo com a importância para que você possa manter o foco no que mais importa em sua jornada rumo ao sucesso. 

Finalmente, não se esqueça de acompanhar seu progresso ao longo do caminho e ajustar conforme necessário com base em quaisquer novos desenvolvimentos ou desafios que você possa enfrentar durante o processo de transição.

5. Atualize o Currículo e a Presença Online

O passo 5 de uma transição de carreira bem-sucedida é atualizar seu currículo e presença online

Depois de identificar a carreira que deseja seguir, é importante atualizar seu currículo com experiência e habilidades relevantes para o novo campo. Além disso, atualizar sua presença on-line, como o perfil do LinkedIn, pode ajudar os empregadores em potencial a ver que você está procurando ativamente por novas oportunidades e levar a sério uma mudança de carreira.

Também é importante adaptar cada formulário de emprego para atender às especificidades de cada função a ser aplicada - não envie apenas uma versão genérica! Seu currículo deve articular claramente por que você está qualificado para o cargo, destacando qualquer experiência ou habilidades relacionadas que possam ser benéficas.

6. Candidate-se a empregos

Ter um plano para fazer a transição para uma nova carreira é essencial para o sucesso. Depois de pesquisar carreiras em potencial, construir sua rede e criar um currículo, o próximo passo é se candidatar a empregos. Com esta sexta etapa do processo de sete etapas, é hora de começar a se destacar e realizar seus novos objetivos de carreira.

Há muitas maneiras de encontrar vagas de emprego alinhadas com o seu conjunto de habilidades. Desde a pesquisa de quadros de empregos on-line até o contato direto com os empregadores, você deve usar todos os recursos disponíveis à sua disposição. O networking também pode ser benéfico nesta fase, por isso não hesite em entrar em contato com os contatos que você fez durante as etapas anteriores para perguntar se eles conhecem alguma oportunidade de trabalho que possa ser adequada para você.

7. Avalie os Resultados

Fazer uma transição de carreira bem-sucedida requer planejamento cuidadoso e dedicação. Depois de trabalhar para planejar estrategicamente e seguir para a nova carreira, a etapa 7 pede que você avalie os resultados de seus esforços. Como você se saiu? Você chegou ao seu destino desejado? Quais áreas poderiam usar melhorias para futuras transições? Reservar um tempo para medir seu progresso ajudará a orientá-lo conforme você se desenvolve em sua nova função.

É importante fazer uma avaliação honesta e completa de si mesmo e até onde você chegou de onde começou. Foi um processo tranquilo ou houve percalços ao longo do caminho? O que pode ser feito diferente da próxima vez para facilitar? Responder a essas perguntas fornecerá informações valiosas sobre a melhor forma de abordar transições semelhantes no futuro.

Sucesso em uma Transição de Carreira

Em conclusão, a transição para uma nova carreira pode ser uma tarefa assustadora. No entanto, com a preparação, pesquisa e atitude corretas, qualquer pessoa pode navegar para o sucesso. Comece pesquisando o setor ou a posição desejada, entre em contato com os contatos do setor que podem ter ideias sobre como ter sucesso e crie um bom portfólio de projetos e tarefas que você concluiu. Finalmente, reserve um tempo para avaliar a si mesmo e determinar se esta é a carreira certa para você.

Conheça a JP&F: Consultoria

A JP&F: Consultoria é especializada em recrutamento, seleção e gestão estratégica em Recursos Humanos.

O nosso compromisso é contribuir fornecendo suporte à Gestão Estratégica em Recursos Humanos por meio de soluções inteligentes e personalizadas voltadas inteiramente para a necessidade de cada Cliente, tornando o serviço prestado muito mais assertivo.

Conheça nossos serviços e confira todos os artigos em nosso site.

 

 

 

 

Compartilhe esse artigo: