Saiba como usar o networking a seu favor na crise

Saiba como usar o networking a seu favor na crise

O networking é uma ferramenta poderosa para a conquista de novos negócios e, principalmente, para se obter a ascensão na carreira. Se sempre produz resultados, em tempos de crise se torna essencial. Porém, é preciso ter em mente que os resultados produzidos não são instantâneos e devem ser construídos ao longo do tempo.

Quando há uma crise, a primeira coisa que as empresas fazem é cortar custos. Isso resulta em redução de encomendas, renegociação de preços e cortes de pessoal. É um cenário negativo, mas que também gera mudanças e, consecutivamente, oportunidades. A situação econômica pode forçar o encerramento do contrato de uma companhia com um fornecedor. Porém, para dar continuidade aos negócios, outro terá de ser contratado.

Empreendedores que mantêm um networking ativo têm neste momento oportunidade de conquistar novos clientes. Já para um profissional, a ferramenta possibilita que, por conta de vagas a serem preenchidas, ele tenha a oportunidade de apresentar seus trabalhos a uma corporação.

O networking é a forma mais efetiva de se manter na linha de frente entre as opções daqueles que podem demandar seus produtos ou serviços. Com ele, mantém-se uma comunicação perene, que serve tanto para identificar oportunidades quanto para apresentar diferenciais e qualificações. Se elas se tornam mais raras durante uma crise, a ferramenta possibilita que se conheça as poucas que aparecem.

Não se pode querer que o networking tenha efeitos imediatos, mas isso pode ocorrer. Afinal, uma empresa que dispensou um colaborador para cortar custos no início das dificuldades pode hoje precisar de um profissional com as mesmas características. Porém, a ferramenta é uma rede de relações que devem ser cultivadas, a fim de que a confiança surja ao longo do tempo. O networking deve, portanto, ser continuamente cultivado.

As dificuldades geradas por uma crise não podem fazer com que um profissional dê vazão à ansiedade perante seus contatos profissionais. Em períodos assim como nos demais, o networking deve ser ampliado. Mas a busca por oportunidades deve ser conduzida com cuidados, a fim de que não haja insistência demasiada, o que acaba por tornar o profissional indesejado e até inconveniente. Resultados mais efetivos surgirão de contatos mais maduros. A falta de cuidado com a rede fica mais evidente na crise, seja pelas dificuldades que ocasiona, seja pelas oportunidades que gera.

Compartilhe esse artigo: