Dicas para quem está procurando emprego

Dicas para quem está procurando emprego

A busca por um emprego é uma etapa difícil e comum na vida de qualquer pessoa. Para o jovem que ingressa no mercado de trabalho, a falta de experiência torna o processo bastante desafiador. Já para quem fica desempregado, a situação gera problemas financeiros e compromete a autoestima. Independente da vivência, um profissional que está atrás de uma colocação precisa ter iniciativa e usar estratégias para alcançar seu objetivo.

Quem busca um emprego deve realizar uma autoanálise, a fim de elencar seus pontos fortes e fraquezas. Deve-se pensar no que deve ser valorizado, como experiência e preparo, bem como pontos que precisam ser melhorados. Isso ajudará não só para o desenvolvimento da carreira como um todo, mas gerará a compreensão necessária para a formulação do discurso que será usada nas entrevistas de emprego. Antes dessas ocasiões, deve-se ensaiar a conversa, imaginando o que se falaria ao gestor. Além de segurança, isso permitirá valorizar qualidades e desenvolver respostas para questões mais complicadas, como, por exemplo, a razão do último desligamento.

Os pontos fortes devem ser valorizados também no currículo, que precisa ser assertivo quanto à posição, função ou área procurada pelo candidato. Experiência, cursos e demais qualificações devem ser adequadas à vaga almejada.

O networking sempre deve estar ativo. Seu uso possibilita a profissionais manterem-se atualizados sobre os mercados em que atuam e, principalmente, sobre oportunidades de trabalho. Porém, se por descuido, a rede tenha de ser reativada quando se procura um emprego, é necessário cautela quando os contatos forem ser retomados. A ansiedade não pode resultar em insistência exagerada, sob risco de tornar a pessoa chata ou até inconveniente. Para os mais íntimos, pode-se abrir a situação. Já com aqueles que não são próximos, a abordagem deve ser mais cuidadosa, por exemplo, por meio de mídias sociais e com periodicidade adequada.

Quem procura emprego pode e deve se dirigir a gestores das empresas em que pretende trabalhar. O candidato deve buscar o RH dessas companhias ou mesmo aqueles que poderão ser seus líderes. Mais do que o simples envio de um currículo, um telefonema pode resultar em um convite para uma visita pessoal. Mesmo que não haja possibilidade de contratação imediata, esses encontros podem trazer resultados no futuro. Tal postura também evidencia a iniciativa e a proatividade do profissional.

A apresentação do candidato deve estar de acordo com a empresa ou departamento que ele procura. Estar alinhado é fundamental. Mas terno e gravata podem não formar o traje ideal, por exemplo, para visitas a companhias que atuam com criação ou que têm jovens como líderes. Da mesma forma, deve-se conhecer a corporação, seu core business, características de serviços e produtos, clientes e, principalmente, missões e valores.

A busca pela recolocação é uma etapa difícil na vida de um profissional. Mas é uma situação por que quase todos já passaram. Tranquilidade, persistência e estratégia são o caminho para se conquistar uma posição. 

Compartilhe esse artigo: