6 Dicas que toda descrição de cargo deve ter

6 Dicas que toda descrição de cargo deve ter

Uma descrição de cargo é um documento que descreve as tarefas, deveres e responsabilidades necessárias para um cargo específico. Todas as empresas, não importa o tamanho, devem ter descrições de cargo para todos os seus cargos.

Por que elas são importantes?
Frequentemente, este documento será usado durante o processo de contratação para atrair um grupo de candidatos . No entanto, as descrições de cargos atendem a um propósito muito mais amplo; elas são essenciais para identificar os vários atributos dos funcionários necessários para o trabalho. Elas também são uma das peças de evidência mais amplamente usadas durante reivindicações de emprego e são frequentemente usadas durante avaliações de desempenho ou durante ações disciplinares quando um empregador está insatisfeito com o desempenho de um funcionário.

As descrições de cargo também fornecem clareza tanto ao empregador quanto ao empregado quanto aos parâmetros da posição. Por isso, as descrições de cargo precisam ser cuidadosamente elaboradas e atualizadas como um meio de mitigar riscos.

Aqui estão 6 elementos essenciais de uma descrição de cargo:

1. Cargo e resumo

Um título ajuda a definir a natureza do trabalho e fornece ao funcionário um senso de identidade. Neste resumo, certifique-se de incluir o seguinte:

  • O departamento ao qual este trabalho pertence
  •  
  • A localização do departamento/trabalho
  •  
  • A relação de subordinação é para esta posição
  •  
  • Os nomes dos gerentes/supervisores
  •  
  • A data do dia em que a descrição do trabalho foi criada/atualizada

2. Declaração de propósito e objetivos do trabalho
Escreva uma declaração breve, mas concisa, descrevendo o propósito e os objetivos do trabalho em questão. Uma declaração eficaz descrevendo os objetivos e o propósito do trabalho ajudará os candidatos a determinar se a posição é adequada ou não para eles.

3. Principais funções
Liste todas as tarefas significativas do trabalho em ordem da mais importante para a menos importante e forneça indicações quanto à quantidade de tempo gasto em cada tarefa. Certifique-se de incluir quaisquer ferramentas, equipamentos e auxílios de trabalho necessários para executar o trabalho.

4. Âmbito e limites da autoridade
Esclareça as responsabilidades do trabalho e as áreas onde os deveres podem se sobrepor – quem é o responsável final pelo quê. Descreva qualquer dinheiro, ferramenta, equipamento, instalações e orçamentos vinculados ao trabalho.

Explique a natureza e a extensão da supervisão dada e recebida, bem como o nível de autoridade sobre os outros. Descreva claramente as consequências de erros e desempenho ruim.

5. Esforço mental/físico e condições de trabalho
Forneça uma breve descrição da qualidade do ambiente de trabalho, os tipos de riscos ou perigos envolvidos, a cultura da empresa e do trabalho. Descreva o tipo de esforço exigido pelo trabalho, como levantamento físico ou demandas mentais.

Fazer isso dará aos possíveis candidatos uma ideia importante de como são as condições de trabalho e o que é exigido deles no trabalho, além de ajudá-los a determinar se são ou não a pessoa certa para o cargo.

6. Qualificações necessárias
Descreva claramente as qualificações necessárias para o trabalho. A seção deve incluir habilidades, treinamento, educação, capacidades, experiência, certificados e licenças. A descrição deve ser detalhada o suficiente para que os candidatos em potencial possam determinar se possuem ou não as qualificações necessárias para o trabalho.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

Compartilhe esse artigo: