Sobre o engajamento de colaboradores
O engajamento dos funcionários envolve liberar o esforço discricionário e fazer com que os funcionários se dediquem ao máximo ao negócio, certo? Não necessariamente. Saiba mais! Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
Quando alguém diz as palavras " engajamento dos funcionários ", o que lhe vem à mente? Um ambiente de trabalho com funcionários engajados é aquele em que todos são tão apaixonados pelo trabalho que ficam para trás ou se conectam até mais tarde para atingir seus KPIs? Ou um ambiente de trabalho onde todos simplesmente concordam e se dão bem? O engajamento dos funcionários tem tudo a ver com liberar o esforço discricionário e fazer com que os funcionários se dediquem ao máximo ao negócio... certo?
Errado.
Essa abordagem para o engajamento dos funcionários realmente analisa a vida profissional do ponto de vista do empregador. O "o que isso traz para mim" prioriza o que a empresa ganhará com uma força de trabalho engajada. E, embora isso seja importante, não é a única metade da equação.
O engajamento dos funcionários se resume ao relacionamento entre o funcionário e o empregador. Trata-se de criar um ambiente e uma cultura em que o sucesso de um significa sucesso para o outro. Ambos precisam estar alinhados e comprometidos um com o outro para que ambos se beneficiem do relacionamento.
Um funcionário engajado entende a direção que a organização está tomando, o propósito, a missão e os objetivos da empresa , porque a empresa investiu na comunicação contínua desses aspectos. E, por estar ciente e alinhado com o propósito da empresa, entende como seu papel impacta e contribui para o sucesso da organização . Ele deseja genuinamente que a organização tenha sucesso e fará todo o possível para que isso aconteça.
Uma cultura de alto desempenho exige uma força de trabalho engajada, mas, para manter a eficácia a longo prazo, também precisa que os líderes reconheçam sua responsabilidade para com seus funcionários. Se não houver controle, empregadores que simplesmente querem encontrar uma maneira de fazer seus funcionários trabalharem o máximo possível podem fazer com que até mesmo os funcionários mais dedicados, talentosos e generosos acabem se esgotando rapidamente.
Então, como proprietário ou líder de uma empresa, como você se mantém no caminho certo?
Perceba que não se trata de você
Propósito é uma necessidade humana fundamental. Precisamos de um motivo para sair da cama de manhã e fazer os sacrifícios que fazemos para manter nossos empregos. A maioria, senão todas, as pessoas trabalham por dinheiro. Mas tenho certeza de que, se tivéssemos escolha, aqueles de nós que precisam pagar uma hipoteca ou sustentar a si mesmos e à sua família escolheriam um emprego ou uma área de trabalho pela qual são apaixonados. E, por causa dessa paixão, naturalmente faríamos o possível e o impossível para ajudar a empresa a ter sucesso, porque estamos pessoalmente comprometidos com essa missão. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções.
Quando nós, como empregadores, damos aos nossos funcionários a oportunidade de fazer parte de algo maior do que eles mesmos, conectamos a mente deles (trabalho) com o coração (paixão). Esse é o segredo para um funcionário verdadeiramente engajado!
O melhor de tudo é que, embora o propósito possa parecer superficial, ele se traduz em desempenho empresarial.
Traga todos na jornada
O engajamento dos funcionários não diz respeito a uma pessoa, mas a todos na empresa.
Nem todo mundo vai acreditar na sua visão porque nem todo mundo está disposto ou pronto para aceitar a mudança.
Entender em que ponto da jornada cada funcionário se encontra é fundamental para construir uma força de trabalho verdadeiramente engajada. Alguns funcionários podem ser "verdadeiros crentes" e já estarem alinhados com o seu propósito, dispostos a fazer o que for preciso para alcançá-lo. Aqueles que se mostram abertamente resistentes não estão necessariamente desengajados – pode ser que tenham um interesse pessoal e simplesmente queiram ser ouvidos.
Os detratores podem ser difíceis, mas pelo menos estão interessados.
Uma abordagem do tipo "o que isso traz para mim" em relação ao engajamento dos funcionários ignora ou silencia esses detratores, encontrando oportunidades para mostrar-lhes a saída, em vez de dar-lhes ferramentas e canais para iniciar uma discussão.
Essas discussões, por mais difíceis que sejam, são a chave para conquistar uma parcela maior da sua força de trabalho. Investir em pesquisas , mesas redondas e plataformas de comunicação que promovam um senso de confiança e transparência não só permitirá que você compartilhe o propósito e a missão, tão vitais para o engajamento dos funcionários, como também permitirá que você acompanhe sua equipe.
Demonstrar que você está disposto a caminhar com seus funcionários e enfrentar os desafios com eles é uma abordagem muito melhor para o engajamento dos funcionários do que tentar forçá-los à submissão. Buscar ferramentas e canais que ajudem a obter benefícios mútuos é a maneira de construir a base para relacionamentos saudáveis — e engajados — entre empresas e funcionários. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis. Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.