Revolução Industrial à Indústria 5.0

Revolução Industrial à Indústria 5.0

A Indústria 5.0 , também conhecida como a Quinta Revolução Industrial, representa uma produção sustentável, centrada nas pessoas e resiliente. Ampliando o conceito e as tecnologias da Indústria 4.0, a Indústria 5.0 agrega capacidades humanas e foca na importância das pessoas na manufatura. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre a automação e a criatividade humana, possibilitando, assim, a coexistência entre homem e máquina. Dessa forma, a Indústria 5.0 vai além da abordagem original de eficiência e crescimento econômico impulsionados pela tecnologia. No entanto, o conceito não se concentra apenas nas pessoas, mas também coloca a sustentabilidade e a resiliência em primeiro plano. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

O termo foi cunhado pela Comissão Europeia, que publicou um white paper de 48 páginas intitulado "Indústria 5.0 – Rumo a uma indústria europeia sustentável, centrada no ser humano e resiliente" em janeiro de 2021. Como a Indústria 5.0, assim como as revoluções industriais anteriores, vem se desenvolvendo ao longo do tempo, não há uma data exata documentada para sua origem. As declarações da Comissão Europeia descrevem uma mudança de paradigma após as quatro primeiras revoluções industriais.

Da Revolução Industrial à Indústria 5.0

A primeira revolução industrial começou em meados do século XVIII e culminou no início do século XIX. A mecanização movida a água e vapor é considerada a principal conquista da revolução industrial, simbolizada pela máquina a vapor.

A Segunda Revolução Industrial remonta ao período entre 1870 e 1920. Caracteriza-se pela produção em massa impulsionada por energia elétrica e linhas de montagem. Uma das principais inovações desse período é a intensificação da mecanização. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções.

A terceira revolução industrial, ou revolução digital, começou com o advento triunfante dos computadores na década de 1970. Desde então, a eletrônica e a TI são usadas para automatizar processos de fabricação.

O termo Indústria 4.0 foi introduzido por volta de 2011 na Feira de Hannover. O número "4.0" desta quarta revolução industrial copia a forma como as versões de software são normalmente nomeadas. A Indústria 4.0 concentra-se na conexão em rede de máquinas e processos na manufatura por meio de tecnologias da informação e comunicação. Trata-se da digitalização nas empresas de manufatura.

A Indústria 5.0 enfatiza a colaboração entre pessoas e máquinas inteligentes. A produção industrial integra inteligência artificial (IA), robótica avançada e a Internet das Coisas (IoT), em combinação com big data e computação em nuvem. Com essa abordagem, as empresas buscam produzir de forma sustentável, respeitando as necessidades dos funcionários. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.de qualquer organização. 

Compartilhe esse artigo: