WMS - Quais são os benefícios?

WMS - Quais são os benefícios?

 

Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é uma solução de software e um processo que permite às organizações melhor visibilidade de seu estoque e possibilita uma administração tranquila das operações do armazém desde o momento em que as mercadorias ou materiais entram no armazém até que sejam movimentados. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

O que é um sistema de gerenciamento de armazém e como ele funciona?   

Um sistema de gestão de armazém (WMS) é uma solução de software amplamente utilizada na indústria, varejo, armazenagem e muitos outros setores para rastrear todos os materiais e mercadorias à medida que entram e saem do armazém. Ele fornece visibilidade do estoque e ajuda a otimizar todos os processos do armazém. Um sistema de gestão de armazém (WMS) é um software projetado e construído para otimizar os processos de armazém, distribuição, cadeia de suprimentos e atendimento dentro de uma empresa.

É muito importante organizar os materiais e mercadorias em um armazém para que possam ser encontrados rapidamente quando necessário. Para muitos produtos, como itens perecíveis, produtos para saúde e outros, é vital saber o número do lote e a data de validade dos produtos no armazém. Um WMS permite o rastreamento dos produtos, além de emitir alertas para reabastecer mercadorias e materiais a tempo.

O sistema não deve apenas rastrear os materiais no depósito, mas também agilizar a forma como os funcionários selecionam os produtos e embalam os pedidos. Quando um cliente faz um pedido, ele pode verificar imediatamente se os produtos estão disponíveis. Em vez de uma pessoa cruzar manualmente o pedido com o estoque, o sistema de gerenciamento de depósito pode marcar automaticamente o pedido como pronto para atendimento. Isso economiza muito tempo e esforço. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções.

Além de selecionar, embalar e enviar, o WMS também permite rastrear a entrada de mercadorias no depósito. Todos os itens recebidos são conferidos com o pedido de compra e colocados na prateleira e no compartimento apropriados para que possam ser facilmente retirados quando necessário.

Com o leitor de código de barras, impressão de etiquetas de produtos, pedido de compra, pedido de venda e gerenciamento de estoque que podem dar suporte a vários armazéns, um software de gerenciamento de armazém configurado para um local de armazém específico pode economizar muito tempo para os trabalhadores do armazém, melhorar a produtividade geral e fornecer um retorno imediato do investimento.

Algumas das funcionalidades básicas do WMS incluem:

 

  1. Gestão de estoque     
  2. Rastreamento de localização de estoque, lote (lote), data de validade
  3. Automatize os processos de depósito usando código de barras e leitura de código de barras     
  4. Funções de recebimento de pedidos
  5. Funções de envio de pedidos
  6. Gestão da capacidade do armazém     
  7. Funções de manutenção de registros

Exemplo de organizações que utilizam software WMS:

  1. Fabricação
  2. Varejo
  3. Assistência médica
  4. comércio eletrônico
  5. Distribuidor
  6. Governo

Tipos de sistemas de gerenciamento de armazém

 

WMS integrado vs. Autônomo

Existem dois tipos de software de sistema de gerenciamento de armazém para lidar com operações de armazém que você pode encontrar: WMS integrado e WMS autônomo.

Um software WMS integrado é geralmente considerado uma solução que faz parte do seu Enterprise Resource Planning (ERP) ou de outra solução de back-office. Também pode ser um módulo complementar de um sistema ERP. Basicamente, em uma solução integrada, o estoque, o depósito, os pedidos, o faturamento e outros dados são mantidos no mesmo banco de dados. Quando tudo está integrado em um único sistema, é muito mais fácil acompanhar todas as operações.

Prós:

Dados centralizados : todos os dados de estoque, depósito, pedidos e faturamento são mantidos no mesmo banco de dados. Isso permite acesso em tempo real aos dados e consistência na operação.

Cenários de negócios simplificados : O WMS integrado é construído sobre o sistema ERP e, portanto, os fluxos de trabalho são projetados para cenários de negócios de ponta a ponta, como do pedido ao pagamento. Isso facilitará a execução dos cenários.

Melhor experiência de uso : Proporciona uma melhor experiência ao usuário – como o produto é executado no mesmo banco de dados, os fluxos de interação do usuário são bem conectados e um número menor de cliques é necessário para executar qualquer tarefa, podendo usar o mesmo mecanismo de login.

Contras :

Funcionalidade reduzida : Como este não é um software WMS especializado, a maioria dos WMS integrados tende a ter menos funcionalidades.

Um software autônomo de gerenciamento de armazém é um software rico em recursos que atende principalmente à função de gerenciamento de armazém. Pode ser integrado a um sistema de gerenciamento de pedidos ou de estoque, mas o foco é exclusivamente na gestão de armazém. Portanto, pode ter funcionalidade limitada para outros aspectos do seu negócio. Por ser voltado para o gerenciamento de armazém, esse tipo de WMS pode contar com recursos avançados de relatórios que ajudarão você a aprimorar seu armazém.

Prós:

Funcionalidade avançada : um WMS autônomo geralmente fornece funcionalidades avançadas de coleta com várias opções para algoritmos de sugestão de coleta, bem como relatórios avançados.

Capacidades de integração : o software WMS autônomo fornece funcionalidades de integração para integração comsistemas ERP de terceiros .

Contras:

O fluxo de trabalho do usuário é complexo : O fluxo de trabalho costuma ser complexo, pois o usuário precisa utilizar dois sistemas diferentes, WMS e ERP, para concluir a operação. Isso consome tempo e é propenso a erros.

Falta de integração em tempo real : como os dados estão em dois sistemas diferentes, ERP e WMS, muitas vezes eles não são sincronizados e, portanto, a visibilidade em tempo real não está disponível.

Aumento de custos : você precisa comprar dois sistemas diferentes e implementar a integração. Isso aumentará o custo de propriedade do WMS.

WMS local vs. baseado em nuvem

Ao adquirir um WMS local, você será responsável por configurar o hardware (servidor de computador) e a rede, além de instalar o software WMS. Isso lhe dará controle total do sistema e poderá proporcionar melhor latência. No entanto, isso acarreta um custo inicial maior, pois você precisa configurar o hardware e também precisará de manutenção regular do seu WMS. Dependendo do porte das suas operações, pode ser necessário contratar especialistas em TI para configurar e manter regularmente o seu sistema WMS.

Alternativamente, os sistemas WMS baseados em nuvem são hospedados em um servidor remoto. Você simplesmente faz login no seu navegador, leitor de código de barras ou aplicativo móvel e usa o aplicativo. Correções de bugs e atualizações de software são tratadas pelo fornecedor. O fornecedor garante um nível de disponibilidade do serviço. A cobrança é feita por assinatura – geralmente, você paga uma assinatura anual com um contrato de três anos.

Muitas grandes empresas com um grande número de centros de distribuição para e-commerce tendem a manter um WMS local. Isso ocorre porque o tempo de resposta do sistema (latência) é muito importante para elas, visto que precisam processar milhares de pedidos por dia. Ter controle total do sistema permitirá que sejam mais produtivas. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.de qualquer organização.

Compartilhe esse artigo: