Recrutamento ativo vs. Recrutamento passivo como recrutá-los

Recrutamento ativo vs. Recrutamento passivo como recrutá-los

Para recrutadores, obter candidaturas em alguns setores é incrivelmente fácil. Há muito mais talento por aí do que vagas disponíveis. No entanto, em outros setores, obter muitas candidaturas de qualidade pode parecer um desafio intransponível. É aí que entram os candidatos ativos versus passivos. Nesses setores mais difíceis, os recrutadores precisam explorar grupos de candidatos passivos para descobrir talentos únicos.

O que são candidatos ativos?
Candidatos ativos estão intencionalmente buscando novas posições. Eles deixaram ou querem deixar seus empregos anteriores e estão procurando por novos empregos. Essas pessoas podem estar procurando por bons empregadores, navegando em painéis de empregos ou usando mídias sociais para encontrar uma nova função.

Esta será a principal fonte de suas candidaturas a empregos, a menos que você tente atingir especificamente candidatos passivos.

O que são candidatos passivos?
Candidatos passivos são completamente diferentes. Eles geralmente já estão empregados e podem até estar felizes em sua função atual. Eles não estão tentando procurar um novo trabalho, mas isso não significa que não aceitariam um novo emprego se lhe fosse apresentado. Eles não costumam se candidatar a cargos a menos que sejam solicitados a fazê-lo.

É improvável que você receba muitas inscrições de candidatos passivos, a menos que você os procure.

Candidatos ativos vs passivos – qual é melhor?
Muito mais pessoas são candidatas passivas do que ativas – geralmente é uma divisão de 70/30 da força de trabalho, com 70% sendo passivas . Essa é uma quantidade enorme de candidatos potenciais inexplorados para suas posições abertas. Então, candidatos passivos não são necessariamente melhores ou mais qualificados do que candidatos ativos, mas são um mercado útil para acessar para qualquer recrutador.

Se você estiver contratando em um campo onde há uma real falta de candidatos qualificados, é quando se torna realmente necessário que os recrutadores se concentrem em alcançar candidatos passivos. Por exemplo, atualmente é desafiador recrutar nos setores de saúde, TI, manufatura e engenharia. Os recrutadores nessas áreas podem achar estratégias de recrutamento passivo úteis para obter mais inscrições.

Como encontrar grandes talentos passivos
Como recrutador, você já sabe como fazer com que esses candidatos ativos se candidatem às suas vagas. Muitas vezes, você só precisa publicá-los, e essas pessoas se candidatarão. Conseguir candidatos passivos é muito mais desafiador. Aqui estão nossos conselhos sobre como fazer isso.

Peça indicações de funcionários
Divulgue para sua equipe atual que você está buscando indicações para posições em aberto. Seus funcionários são os mais bem informados sobre o que é preciso para ter sucesso em sua organização. Isso significa que suas sugestões para novos funcionários podem ser extremamente valiosas. Além disso, eles só recomendarão pessoas em quem realmente acreditam, porque, do contrário, uma contratação ruim pode refletir mal sobre eles. As pessoas que eles indicarem geralmente serão candidatos passivos que não estão procurando ativamente por um novo trabalho.

Seja proativo
Uma excelente maneira de encontrar candidatos passivos é por meio das mídias sociais, especialmente do LinkedIn. Você pode pesquisar no LinkedIn por critérios como área, experiência e cargos. Se você fizer isso e enviar mensagens diretas a candidatos potenciais qualificados, eles podem se candidatar mesmo que não estejam tentando encontrar um novo emprego. Isso pode ajudar a converter um candidato passivo em um ativo, pois você se conectou com ele direta e pessoalmente.

Use seu banco de dados
Você provavelmente tem um banco de dados cheio de candidatos a empregos anteriores ou aqueles que entraram em contato com você, expressando interesse em funções. Este é um maravilhoso grupo de talentos que você já tem na ponta dos dedos. Talvez essas pessoas tenham perdido por pouco uma função ou estivessem mais qualificadas para um tipo diferente de posição. Eles podem ser seus candidatos passivos atuais que você só precisa contatar quando surge uma nova vaga que seja adequada para eles.

Experiência do candidato
Otimize seu processo de recrutamento para ser o mais tranquilo possível para seus candidatos . A última coisa que você quer fazer é afastar alguém de trabalhar para sua empresa porque eles não tiveram uma boa experiência com o candidato. Lembre-se de que, embora você recuse a maioria dos candidatos a emprego, você pode querer colocar essas pessoas em outras funções no futuro. Então, trabalhe na sua experiência com o candidato e mantenha contato com os melhores talentos para manter o relacionamento, caso precise deles no futuro.

Postar nas redes sociais
Postar nas mídias sociais pode ajudar as pessoas a lembrar e reconhecer sua empresa. Não importa se você está buscando candidatos ativos ou passivos, esta é uma ferramenta útil de qualquer forma. As mídias sociais fornecem uma plataforma adicional para compartilhar seus novos anúncios de emprego. Se você compartilhá-los, eles alcançarão seus seguidores em todas as plataformas. Cada seguidor que você tem é um candidato potencial para o emprego, ou eles podem indicar outra pessoa para se candidatar à vaga, então esta pode ser uma fonte valiosa de candidaturas.

Pesquise seu público
Pesquise o que seu público-alvo responde bem. Um pedido inesperado para se candidatar a uma vaga pode nem sempre ser bem-vindo. É por isso que você deve começar com anúncios e postagens em mídias sociais. Aqueça o público para quando você eventualmente pedir que eles se candidatem a uma vaga. A maneira como você os alcança dependerá dos interesses e comportamentos do seu público, então a pesquisa é fundamental.

Descubra onde você perde candidatos
Em que estágio você está perdendo candidatos? Se não sabe, precisa descobrir. Você pode usar muitos tipos diferentes de rastreamento para descobrir onde os candidatos param de se envolver com você. Por exemplo, se eles não respondem às suas mensagens ou se envolvem com suas postagens. Ou talvez eles comecem o formulário de inscrição, mas nunca o terminem. Isso sugere que há um problema no processo de inscrição que você precisa resolver. Olhar para candidatos ativos vs passivos também pode ser uma métrica interessante. Se os candidatos ativos não preenchem um formulário de inscrição, deve haver um problema com ele.

Encontrar aqueles recrutas um em um milhão que serão extremamente produtivos e energizados no trabalho é uma tarefa difícil. No entanto, ao explorar o mercado de candidatos passivos, você pode aumentar suas chances de encontrar seu novo funcionário estrela. Na questão de candidatos ativos vs passivos, nenhum é melhor. No entanto, em alguns setores, você terá que entrar em contato com candidatos passivos apenas para obter inscrições qualificadas suficientes para suas posições em aberto. Faça isso da maneira certa e você pode descobrir que tem uma enxurrada de pessoas se candidatando a cada nova vaga que você publica.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari  #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

 

 

Compartilhe esse artigo: