Quais as principais competências comportamentais valorizadas pelas empresas

Quais as principais competências comportamentais valorizadas pelas empresas

Apesar da crise atual, o país viveu um crescimento significativo no início do século, o que fez muito segmentos da economia sofrerem com a falta de capacitação da mão de obra. Foi um momento em que ficou evidente a necessidade de preparar melhor o trabalhador. Embora sério, trata-se de um problema contornável, seja por meio do preparo acadêmico, cuja busca fez o setor de educação ser um dos que cresceram nos últimos anos, ou por treinamentos. Dessa forma, outras características passaram a ser muito mais valorizadas pelas empresas quando recrutam um colaborador.

O cenário atual é marcado por dificuldades, sejam decorrentes da crise ou da competição cada vez mais acirrada entre empresas, o que expõe cada vez mais o trabalhador a cobranças. A busca permanente por maior produtividade, resultados e metas expõem equipes a pressões, o que demanda de seus integrantes a chamada inteligência emocional. Nesse cenário, a capacidade de se relacionar bem e de manter um desempenho adequado mesmo sob tensão passam a ser encaradas como fundamentais. A cobrança não pode desarmonizar o ambiente e comprometer a performance. O profissional, portanto, precisa ter equilíbrio emocional e foco, além de comprometimento.

Outra característica profissional cada vez mais almejada pelas empresas é a busca por superação e a capacidade de inovação. Há metas que, para garantir a permanência de uma corporação no mercado, são cada vez mais audaciosas. Mas, para certos colaboradores, atingi-las não é suficiente. Esses acabam por aumentar os desafios da equipe, a fim de elevar a produtividade e competitividade. São, em geral, os que acabam por impulsionar a inovação.

O RH sempre avaliará o perfil psicológico adequado para cada função, o que passa pela ética, experiência, preparo e vocações. As características comportamentais são cada vez mais importantes. O profissional que as empresas buscam hoje combina a capacitação técnica exigida para o exercício de sua especialidade com o autoconhecimento que lhe proporcionará reconhecer oportunidades de melhorar sua performance assim como manter a equipe engajada. 

Compartilhe esse artigo: