O que são processos de RH?

O que são processos de RH?

Empresas bem-sucedidas geralmente dependem de sistemas que mantêm as coisas funcionando sem problemas, desde o gerenciamento de talentos até a garantia de conformidade. Esses sistemas criam ordem, melhoram a eficiência e fornecem a estrutura que permite que as empresas prosperem à medida que crescem.

Por trás desses sistemas estão processos críticos de RH que ajudam a manter um ambiente de trabalho positivo, engajar pessoas e impulsionar o sucesso a longo prazo. Os processos de RH facilitam para os profissionais de RH gerenciar suas tarefas e para os membros da equipe entender as expectativas e os fluxos de trabalho internos.

Do recrutamento e integração à gestão de desempenho e conformidade, processos de RH simplificados podem transformar a forma como sua empresa opera, tornando tudo mais tranquilo, transparente e produtivo. Ao entender e refinar esses processos, sua equipe de RH pode se concentrar no que importa: capacitar seu pessoal e dar suporte ao sucesso da sua empresa.

O que são processos de RH?
Os processos de RH referem-se às estratégias fundamentais necessárias para dar suporte ao ciclo de vida do funcionário e a uma experiência positiva do funcionário . Cada processo de RH segue um caminho intrincado que exige planejamento estratégico de acordo com parâmetros e objetivos específicos. Embora cada processo envolva seus próprios procedimentos, os processos são interdependentes.

Por que os líderes de RH devem se preocupar com os processos de RH?
Os processos de RH servem como artérias de uma organização, levando o sangue vital para cada departamento e nutrindo a saúde de toda a empresa. Abordagens sistêmicas podem ajudar os líderes de RH a promover processos eficientes, aumentando assim a produtividade, a retenção e o engajamento no local de trabalho .

Exemplos de processos de RH
Os processos principais de RH envolvem atividades que as equipes de RH gerenciam ativamente para dar suporte e desenvolver os membros da equipe de forma eficaz. Cada processo é importante para garantir que a organização funcione sem problemas e que as pessoas recebam o suporte de que precisam durante todo o seu emprego.

Veja como as equipes de RH agem nessas áreas principais :

  • Planejamento de recursos humanos : equipes de RH podem prever necessidades de pessoal analisando metas de negócios e tendências de mercado. Elas avaliam as capacidades atuais da força de trabalho, identificam lacunas de habilidades e desenvolvem estratégias para atender às demandas futuras.
  • Recrutamento: O recrutamento envolve procurar e atrair ativamente candidatos qualificados para preencher vagas em aberto. As equipes de RH criam anúncios de emprego, selecionam candidatos e interagem com potenciais contratados por meio de vários canais. 
  • Seleção: A seleção envolve avaliar candidatos para identificar o mais adequado para cada função. As equipes de RH revisam currículos, conduzem entrevistas e administram avaliações para selecionar candidatos adequados.
  • Contratação: as equipes de RH gerenciam o processo de oferta, negociam os termos e finalizam os acordos de contratação, garantindo a conformidade com os requisitos legais e organizacionais.
  • Onboarding: Gerentes e RH apresentam novos contratados à organização, fornecendo a eles as ferramentas, recursos e informações necessárias para ter sucesso. Eles garantem que

    Como um processo de RH, a gestão de desempenho abrange:

    • Estabelecendo uma visão clara da empresa
    • Estabelecendo metas pessoais realistas
    • Fornecendo continuamente feedback construtivo
    • Oferecendo oportunidades de qualificação

    Para projetar um processo de gestão de desempenho eficaz, o RH deve primeiro garantir o alinhamento entre a liderança e a estratégia organizacional de cada departamento, projetar um sistema de gestão de desempenho confiável e transparente e criar uma estrutura apropriada para concluir cada etapa. Os modelos de gestão de desempenho podem manter as avaliações simplificadas e consistentes. 

    Somente então o RH pode iniciar o processo de gerenciamento de desempenho de planejamento, verificando os profissionais e revisando seus desempenhos no trabalho.

    os novos ingressantes se integrem rapidamente e se sintam bem-vindos.
  • Treinamento: O treinamento envolve desenvolver e entregar programas de aprendizagem que aprimoram as habilidades e o conhecimento das pessoas. As equipes de RH garantem treinamento contínuo para manter as pessoas alinhadas com as tendências do setor e as necessidades organizacionais.
  • Relações com funcionários : envolve gerenciar o relacionamento entre a organização e os membros de sua equipe. As equipes de RH abordam problemas, respondem perguntas e promovem um ambiente de trabalho positivo.
  • Avaliações de desempenho : As avaliações de desempenho envolvem avaliar o desempenho, fornecer feedback contínuo, definir metas e identificar áreas para melhoria. As equipes de RH conduzem avaliações de desempenho regularmente para alinhar as contribuições individuais com os objetivos organizacionais. 
  • Administração de benefícios: as equipes de RH supervisionam e gerenciam benefícios, incluindo seguro saúde, planos de aposentadoria e outras vantagens, garantindo que as pessoas recebam o suporte necessário para seu bem-estar .
  • Gestão de desempenho: as equipes de RH monitoram o desempenho de trabalho dos profissionais e desenvolvem suas habilidades para que possam contribuir efetivamente para as metas do departamento e da empresa.
  • Offboarding : Offboarding envolve gerenciar o processo de saída de pessoas. As equipes de RH conduzem entrevistas de saída , processam os pagamentos finais e garantem uma transição tranquila para os que estão saindo.

Como funcionam os processos de RH?
Vamos dar uma olhada mais aprofundada na gestão de desempenho como exemplo. A gestão de desempenho envolve avaliar a eficácia, qualidade e eficiência do trabalho das pessoas, ao mesmo tempo em que oferece opções de melhoria de desempenho por meio de coaching e treinamento.

Processos de RH vs. sistemas de RH
Um sistema de RH se refere a um todo unificado composto de processos de RH interdependentes. Um sistema de gestão de RH abrange todos os processos de RH, criando uma unidade coesa para que a empresa possa gerenciar sua força de trabalho e entregar serviços ou bens valiosos a seus clientes. Hoje, a maioria dos sistemas de RH são baseados em software e envolvem automação digital.

O que é gerenciamento de processos de RH de ponta a ponta?
Gestão de processos de RH de ponta a ponta significa que o RH é responsável por executar todos os processos relacionados a pessoas do início ao fim. A gestão de processos é abrangente e envolve dividir tarefas em etapas menores para que o processo flua suavemente.

Por exemplo, a integração de ponta a ponta não envolve uma mistura de tarefas que as equipes de RH devem realizar em algum momento . Em vez disso, a integração exige uma sequência de ações a serem tomadas no início e no fim do processo. Os estágios iniciais podem incluir o envio de uma oferta de emprego por e-mail ao candidato, o preenchimento da papelada de nova contratação e o envio de um pacote informativo de boas-vindas.

Por outro lado, os estágios finais podem envolver o envio do cronograma de integração por e-mail ao gerente da equipe e o agendamento de uma reunião de boas-vindas para o novo integrante.

Benefícios da automação de processos de RH
A automação de processos de RH auxilia as empresas em seus processos de RH, como recrutamento, contratação, pagamento, requalificação e desligamento de seus funcionários. A automação leva os processos de RH para o próximo nível, ao mesmo tempo em que melhora:

Eficiência
As equipes de RH podem usar ferramentas automatizadas para eliminar tarefas demoradas, como entrada de dados, integração de membros da equipe e atualização de registros. Por exemplo, as equipes de RH podem usar uma plataforma de software de integração que envia automaticamente e-mails de boas-vindas, atribui programas e cursos de treinamento e agenda reuniões de orientação.

Isso permite que as equipes de RH mudem seu foco de tarefas repetitivas e manuais para iniciativas mais estratégicas. Por exemplo, em vez de guiar pessoalmente um novo contratado por cada etapa de integração, as equipes de RH podem automatizar parte do processo com software que rastreia automaticamente o progresso e o gerenciamento de documentação.

Os profissionais de RH podem usar o tempo que economizam para implementar atividades de construção de cultura com o novo contratado, como marcar um almoço individual entre o novo contratado e seu gerente direto, organizar um pequeno meet-and-greet em grupo com os principais membros da equipe ou hospedar uma sessão de introdução virtual para contratados remotos. Isso pode ajudar a nova pessoa a se sentir mais conectada desde o primeiro dia.

Planejamento da força de trabalho
O RH usa o planejamento da força de trabalho para garantir que o negócio tenha consistentemente o número certo de pessoas com as habilidades certas, ao mesmo tempo em que se prepara para o planejamento de sucessão . O planejamento eficaz da força de trabalho requer insights e análises para permitir decisões baseadas em dados.

Ferramentas de automação podem projetar necessidades futuras de pessoal analisando métricas como média de horas de trabalho por semana, taxas de rotatividade e taxas de produtividade em relação à carga de trabalho existente.

Ao automatizar a análise de dados, o RH pode identificar lacunas de habilidades, avaliar o desempenho e selecionar os melhores candidatos para as principais funções, garantindo uma força de trabalho bem preparada e qualificada.

Recrutamento
Considere o esforço mental e o tempo necessários para revisar centenas de CVs, responder aos candidatos e agendar entrevistas. As equipes de RH podem automatizar esses processos usando um sistema de gestão de capital humanotudo-em-um que inclui recursos de recrutamento. Essas plataformas podem gerenciar todo o processo de contratação em um só lugar, desde a criação de novas vagas de emprego, agendamento de entrevistas, avaliação de candidatos com scorecards personalizados e envio de cartas de oferta.

As equipes de RH podem usar o software para descobrir insights sobre a origem de suas contratações mais bem-sucedidas, seja de um quadro de empregos específico ou de uma indicação.

Retenção e experiência de funcionários
Uma pesquisa da McKinsey mostra que organizações com experiências positivas no local de trabalho têm taxas de rotatividade mais baixas e são 1,3 vezes mais propensas a superar outras empresas.

As equipes de RH podem melhorar as experiências oferecendo sistemas de autoatendimento que permitem que as pessoas acessem os serviços de RH a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar entrar em contato diretamente com o RH.

Dessa forma, os membros da equipe podem facilmente recuperar registros, atualizar informações pessoais, visualizar o histórico de contracheques e enviar solicitações de licença. Esse acesso direto às informações e ferramentas de RH capacita as pessoas a atender às suas necessidades rapidamente, resolvendo questões e melhorando sua experiência geral de trabalho.

Conformidade com as leis trabalhistas
O software de RH automatizado pode ajudar as equipes de RH a gerar contratos em conformidade local ou global, preencher toda a documentação necessária e se manter atualizada sobre as mudanças na legislação trabalhista. Isso garante a conformidade com as mudanças nas regulamentações e reduz o risco de penalidades por não conformidade.

Margem de erro reduzida
A automação de processos de RH pode reduzir a probabilidade de erros manuais. Ao automatizar a entrada de dados, cálculos, rastreamento de prazos e outros processos-chave, as equipes de RH podem minimizar erros e melhorar a precisão e a eficiência, impactando positivamente o resultado final da organização.

Por exemplo, automatizar o processamento da folha de pagamento pode garantir cálculos de impostos precisos e pagamentos pontuais, reduzindo o risco de erro humano que pode levar a multas, problemas de conformidade ou salários atrasados. Isso economiza tempo e melhora a satisfação dos funcionários , pois as pessoas confiam que a equipe de folha de pagamento lida com seus pagamentos e benefícios corretamente e no prazo.

Melhores práticas para gerenciar processos de RH
Os líderes de RH podem incorporar os seguintes métodos em sua abordagem de gerenciamento de processos:

Objetivos da revisão
Os líderes de RH podem verificar regularmente se os objetivos do processo estão alinhados com as metas da empresa. Reavaliar fazendo uma série de perguntas orientadas a metas permite que o RH garanta que eles estão progredindo na direção desejada.

Deixe a automação fazer o seu trabalho
A automação de tecnologia de RH ajuda os processos a funcionarem de forma mais suave. Por exemplo, os membros da equipe e os gerentes podem usar listas de tarefas em vez de escrever à mão um número infinito de itens em uma lista de afazeres. Isso lembra as pessoas de suas responsabilidades, ao mesmo tempo em que permite uma colaboração conveniente de ida e volta.

A automação tecnológica facilita essa comunicação crucial entre profissionais durante processos como integração, desligamento e transferências.

Manter a flexibilidade dentro da estrutura
Usar métodos de gestão testados e aprovados pode ajudar o RH a rastrear o progresso, identificar áreas para melhoria e redesenhar práticas para melhor funcionamento. Enquanto uma estrutura baseada em dados fornece estrutura e orientação, o RH lida com humanos , então deve haver espaço para flexibilidade, pensamento crítico e perspectivas diferentes.

Dentro de cada processo de RH, o RH pode avaliar continuamente os dados da força de trabalho para garantir que eles reflitam seu pessoal de forma consistente e precisa.

Melhore a cultura da sua empresa com processos de RH simplificados
Processos de RH simplificados desempenham um papel crucial na manutenção da produtividade contínua no local de trabalho. Como as pessoas são o ativo mais valioso de qualquer empresa, criar uma experiência positiva para os funcionários é essencial.

Automatize seus processos de RH com o software de RH certo que reduz os encargos administrativos, melhora a precisão e libera tempo para interações mais significativas entre os membros da equipe. Essa eficiência contribui diretamente para a satisfação no trabalho, engajamento e produtividade — elementos-chave que fortalecem e sustentam uma cultura empresarial robusta .

Para melhorar o R&S da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias, Executive Search e Headhunter Executivo para Indústria Financeira, Processamento de Cartões, Serviços Bancário, Ecommerce e Mercados de Capitais podemos ajudar você.

Conheça a JPeF: Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).

#RH #Recursos #Humanos #Talentos #aquisição #JPEF #JP&F #JPEF #Dados #JAVA #Recrutamento #Seleção #Seletivo #Currículo #Tech #TI #CV #Processo #Contratação #C++ #programador #programação #Engenheiro #pagamento #cobol #recruiter #Scala #Financeiro #payments #ISO8583 #AS400 #RPG #Adquirência #liquidação #sistemas #industria #mercado #capitais #equity #private #investimento #privado #emissores #cartão #credito #debito #Empresa #Agencia #Tecnologia #swift #processamento #ecommerce #Google #Cloud #AWS #Azure #Heroku #PaaS #PostgreSQL #MySQL #MongoDB

Compartilhe esse artigo: