O que é Recrutamento e Seleção?
Recrutamento e seleção formam os principais processos de Gestão de Recursos Humanos, que ajudam as organizações a obter os indivíduos mais adequados para emprego em posições específicas. Esses processos são fundamentais na construção de um capital humano competente e na realização de metas organizacionais. O recrutamento, por outro lado, abrange o processo de atrair candidatos capazes, enquanto a seleção é sobre identificar e contratar o mais adequado da população de candidatos. Os dois processos estão intimamente relacionados, mas desempenham papéis diferentes no ciclo de contratação.
O que é recrutamento?
Recrutamento se refere a um processo de simulação de candidatos para uma vaga de emprego e de encontrar candidatos qualificados para o trabalho. Ele atrai e encoraja um grande número de candidatos a se candidatarem a um emprego. Então, é considerado um processo/abordagem positiva.
- Ele tenta rejeitar candidatos inadequados e selecionar candidatos adequados.
- O principal objetivo do recrutamento é criar um conjunto de candidatos qualificados para fins de seleção.
- Ela dá continuidade ao processo de seleção, ou seja, é o processo inicial que ocorre antes da seleção.
- É um processo simples, pois não inclui muitas etapas ou processos.
- É um método econômico, pois exige menos tempo e dinheiro.
- Nisso, não se cria nenhuma relação contratual para o serviço.
O que é Seleção?
Seleção refere-se ao processo de pré-selecionar os candidatos e selecionar os melhores candidatos que são adequados para aquela posição de trabalho. Ela tenta rejeitar candidatos inadequados e selecionar candidatos adequados. Então, é considerado um processo/abordagem negativa.
- Envolve escolher o candidato certo entre as inscrições recebidas.
- O principal objetivo da seleção é selecionar os melhores candidatos para a função.
- Ela ocorre após o recrutamento, ou seja, é o processo final que acontece após a seleção.
- É um processo complicado porque inclui muitas etapas e processos.
- É um método caro, pois exige muito dinheiro e tempo.
- Após ser selecionado para uma função específica, uma relação contratual de serviço é criada.
O que é Seleção (gestão de recursos humanos)?
Seleção em GRH (gestão de recursos humanos) é o processo de identificar possíveis funcionários no momento certo, adquirir dados de capacidade de trabalho sobre os candidatos, escolher os funcionários a serem contratados e estender ofertas de emprego a eles.
Recrutamento em Gestão de Recursos Humanos é o processo geral de identificar e buscar os candidatos certos para uma determinada posição organizacional, examinando os candidatos de acordo com o nível de qualificação. Envolve avaliar a adequação dos candidatos com base em seu treinamento, experiência e habilidades, juntamente com sua compatibilidade com a cultura de trabalho organizacional e a natureza dos empregos. É selecionar os candidatos que provavelmente terão um bom desempenho no trabalho e agregarão valor à organização.
Objetivos do Recrutamento e Seleção
Aqui estão os seguintes objetivos de Recrutamento e seleção:
Objetivos do Recrutamento
- Atraia um amplo grupo de candidatos: a seleção busca selecionar o maior número possível de candidatos para aumentar as chances de obter candidatos qualificados.
- Identificar candidatos adequados: o processo visa encontrar pessoas que possam oferecer seus serviços na organização e possuam as qualificações para o trabalho.
- Gere interesse na organização: o recrutamento deve construir e melhorar a imagem da organização aos olhos dos possíveis funcionários.
- Reduzir a rotatividade: o recrutamento leva à identificação de candidatos adequados e promissores, reduzindo assim a rotatividade futura e seus custos.
Objetivos da Seleção
- Escolha o melhor candidato: o principal objetivo do recrutamento é selecionar o candidato mais adequado que atenda às especificações da vaga em termos de qualificações e experiência.
- Garantir a adequação organizacional: avalia a compatibilidade dos indivíduos com a cultura organizacional e os requisitos organizacionais.
- Minimize os riscos de contratação: a seleção minimiza a possibilidade de funcionários de baixo desempenho e também minimiza as chances de alta rotatividade.
- Estabelecer uma relação contratual: se desejado, os candidatos aprovados firmam um contrato de trabalho especificando os termos do contrato e do serviço.
O que são critérios de seleção para recrutamento?
As características do candidato são os atributos relativos, competências e outros fatores em um candidato que se concentram nas necessidades específicas de um determinado conteúdo de trabalho. Esses critérios são aplicados durante a pré-seleção e seleção dos candidatos a receber ofertas. Eles normalmente incluem:
- Qualificações educacionais: as qualificações acadêmicas da pessoa necessárias para o cargo, como diplomas ou certificações necessárias.
- Experiência: Emprego atual apropriado e cargos anteriores ocupados no cargo.
- Habilidades e competências : Responsabilidades, competências e conhecimentos necessários para desempenhar o trabalho com sucesso.
- Traços de personalidade: habilidades, valores e dimensões de personalidade que são compatíveis com a cultura organizacional existente e os requisitos do cargo.
- Desempenho na avaliação: inclui notas de testes, entrevistas e qualquer outro método de teste que a equipe possa ter criado.
Importância do Recrutamento e Seleção
O recrutamento e a seleção são cruciais por vários motivos:
- Aquisição de Talentos (Recrutamento e Seleção): É responsável por ter as pessoas certas na organização para cumprir as estratégias definidas.
- Desempenho dos funcionários: se os candidatos forem bem selecionados, é provável que eles tenham um bom desempenho e causem impacto positivo.
- Crescimento organizacional: recrutar os talentos certos e adquirir pessoal ajuda a melhorar o desempenho geral da organização e a competitividade.
- Eficiência de custos: o recrutamento e a seleção ajudam a reduzir a rotatividade e os custos relacionados, melhorando assim a posição financeira.
Métodos de Recrutamento e Seleção
Aqui estão alguns dos métodos de recrutamento e seleção:
- Portais de Emprego: Site de recrutamento, que implica reunir um grande número de candidatos para uma determinada vaga.
- Mídias sociais: recrutamento por meio de redes sociais como LinkedIn e Facebook.
- Indicações de funcionários: A prática de utilizar funcionários existentes na busca de candidatos para preencher vagas disponíveis.
- Agências de recrutamento: organizações intermediárias que auxiliam no processo de aquisição e seleção de candidatos.
Métodos de seleção
- Triagem de candidaturas: Triagem de currículos e candidaturas para elaboração de uma lista restrita.
- Entrevistas: Realização de entrevistas individuais ou em grupo para testar a adequação dos candidatos.
- Testes psicométricos: Avaliação cognitiva: A cognição envolve a avaliação da inteligência, da personalidade e da adequação de outros sistemas para um determinado trabalho.
- Verificação de antecedentes: Autenticação da qualificação, experiência e referências do candidato de empregadores anteriores.
- Centros de Avaliação: Avaliar as habilidades das crianças por meio da execução de tarefas típicas com a ajuda delas e usando testes nos quais as crianças passam com sucesso para avaliar suas habilidades no trabalho.
Recrutamento e seleção estão entre os principais processos que são os pilares da gestão de recursos humanos. Recrutamento é um processo de atrair um número de candidatos para o trabalho para que eles possam ser selecionados, enquanto seleção é o processo de escolher o candidato mais adequado para o trabalho. Para construir uma força de trabalho competente, a menos que ambos os processos precisem ser bem planejados e executados apropriadamente nas organizações. Aplicar as estratégias em recrutamento e seleção permite que as organizações fortaleçam o processo de aquisição de talentos e ganhem um seguro para o futuro.
Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!