O que faz um gerente de projetos? habilidades e características

O que faz um gerente de projetos? habilidades e características

Levar ideias do conceito à conclusão é a base de todo trabalho em todas as indústrias. Empresas de todos os tamanhos, de serviços de jardinagem a firmas de engenharia aeronáutica, todas se envolvem em alguma forma de trabalho baseado em projeto, e assim, virtualmente todos na força de trabalho moderna já fizeram parte de uma equipe envolvida em um projeto.

Quer você trabalhe em uma equipe de 20 ou seja um único contratado que não se reporta a ninguém, é provável que você tenha trabalhado em algum contexto como gerente de projeto. No entanto, ser um gerente de projeto ás requer muito mais do que simplesmente mover marcos. Vamos dar uma olhada em algumas das principais habilidades e características de bons gerentes de projeto.

1. Seja um comunicador profissional
Todo grande gerente de projeto domina a arte da comunicação habilidosa. De e-mails a relatórios de projeto, propostas de projeto e até mesmo comunicação interpessoal, gerentes de projeto eficazes têm um estilo de comunicação claro e descontraído que deixa os membros da equipe à vontade e ganha confiança em clientes e partes interessadas.

Um bom gerente de projeto também tem uma habilidade aguda de falar sobre tópicos difíceis, com graça, gentileza e nenhuma hesitação em relação à verdade. Um bom comunicador também entende que todos aprendem e absorvem informações de forma diferente.

Incorporar recursos visuais , como fluxos de trabalho de processos e cronogramas de projetos, pode facilitar a comunicação clara de responsabilidades e dar aos membros da equipe algo para consultar enquanto trabalham.

2. Dê expectativas claras
Quando as expectativas são atendidas, isso tranquiliza a mente de todos. Manter a vida previsível até certo ponto fornece uma base a partir da qual novos produtos podem ser construídos. Pense nisso: se você não pudesse confiar em seu provedor de serviços de internet para fornecer consistentemente internet de alta velocidade que controla todo o seu e-commerce, você seria capaz de construir um negócio sustentável e confiável? Por esse motivo, os gerentes de projeto devem ser bem versados ​​em definir expectativas claras.

Ao iniciar um novo projeto, um bom gerente de projeto deve sempre desenvolver um escopo de projeto claramente escrito. Uma declaração de trabalho permite que seus stakeholders saibam quais serão os resultados do seu projeto, informa os membros da equipe sobre a quantidade esperada de trabalho para cada fase do projeto e ajuda você a identificar quaisquer lacunas no escopo do projeto.

Além disso, gráficos de Gantt , quadros de scrum e quadros kanban são ótimas maneiras de mostrar aos membros da equipe e às partes interessadas qual trabalho precisa ser feito, quando está sendo feito e quem está fazendo. 

Como prática geral dentro e fora do trabalho, é melhor não prometer demais. Na verdade, uma ótima maneira de criar rapport com um novo stakeholder é prometer pouco e entregar demais — defina expectativas claras sobre o que você pode entregar para todos os stakeholders e, então, vá além para entregar ainda mais do que eles não esperavam. Esses pequenos passos, quando combinados com trabalho de qualidade, dão confiança aos colegas de equipe e stakeholders, dando a você uma ótima reputação e evidência de que você é digno de lidar com projetos maiores e mais importantes.

Não importa o que aconteça, definir expectativas claras exige que você tenha um conceito claro de suas habilidades, o que traz à tona a próxima qualidade de um bom gerente de projeto.

3. Saiba o que você não sabe
Ninguém sabe tudo. Os melhores líderes, visionários e gerentes de projeto entendem seus conjuntos de habilidades — mas também suas limitações. Saber o que você não sabe é uma posição valiosa como gerente de projeto porque ajuda a definir expectativas para todos ao seu redor (você não assumiria a responsabilidade de projetar um novo site se não fosse habilidoso em desenvolvimento web, não é?) e também permite que outros se concentrem em seus maiores pontos fortes.

É preciso honestidade, humildade e um forte senso de si mesmo para admitir o que você não sabe. Em seguida, vamos dar uma olhada em algumas qualidades de caráter que servem bem aos gerentes de projeto ao avaliar seus próprios pontos fortes e fracos.

4. Não leve as coisas para o lado pessoal
Lembre-se de que todos começam em algum lugar. Aprender novas habilidades e adquirir novos conhecimentos é a base do crescimento. Líderes de projeto que são capazes de canalizar a humildade enquanto também realizam um ótimo trabalho dão aos seus colegas de equipe espaço para também se autoavaliarem e serem claros com suas próprias expectativas. Como resultado, toda a equipe estará disposta a intervir e fazer o que eles são bons, mas também se sentirão seguros e corajosos o suficiente para dar um passo para trás e permitir que outra pessoa assuma a liderança. E o resultado é um projeto melhor.

5. Peça ajuda quando precisar
Se você não sabe de algo, peça ajuda. Esteja mais em sintonia com o objetivo de um ótimo projeto finalizado do que com o objetivo de uma ótima reputação. Sim, reputações de carreira são importantes e podem ser vinculadas à competência de trabalho. Mas superestimar suas habilidades e assumir mais do que você pode mastigar pode levar à decepção — e, finalmente, a um relacionamento manchado com seus stakeholders. Pedir ajuda é uma ótima maneira para os gerentes de projeto comunicarem que se importam mais com um ótimo projeto finalizado do que com eles mesmos.

6. Esteja disposto a confiar
Incutir confiança em colegas de equipe e supervisores ajudará você a construir um ótimo relacionamento de trabalho e melhorar sua capacidade como líder e gerente de projeto. Quando as pessoas se sentem confiáveis, elas trabalham mais, tendem a retribuir a confiança e estão dispostas a fazer as etapas extras que levam os projetos de bons a excelentes.

Por outro lado, se você está pedindo ajuda sem confiar na pessoa de quem você pediu ajuda emprestada, isso pode levar à ansiedade ou microgerenciamento — ninguém gosta de ser microgerenciado. Esteja disposto a passar as rédeas enquanto ainda mantém o controle e a responsabilidade sobre as partes mais importantes do projeto.

7. Seja um apoiador constante
Todo mundo adora receber elogios pelo seu trabalho duro. Grandes gerentes de projeto são adeptos a dar feedback concreto real, mas também não se seguram em reconhecer quando alguém faz um ótimo trabalho. Eles sabem que cada membro da equipe tem um valor único e fez uma escolha de fazer parte de sua empresa e projeto, e essa escolha deve ser respeitada.

Descubra maneiras de tornar o trabalho de todos mais fácil — e isso pode incluir perguntar diretamente aos colegas de equipe o que você pode fazer para ajudar ou até mesmo ser uma caixa de ressonância para frustrações muito comuns. Quando alguém faz um ótimo trabalho, agradeça e envie a mensagem aos outros membros da equipe de que eles receberão o mesmo respeito e apreciação quando fizerem um ótimo trabalho.

Lembre-se de que a apreciação pode ser uma moeda, assim como um salário ou bônus trimestral. Quando as pessoas se sentem apreciadas, isso pode fornecer retornos muito maiores do que um aumento de salário.

8. Seja proativo
Grandes gerentes de projeto estão constantemente buscando maneiras de dar suporte e melhorar, mesmo enquanto seguem processos e planos detalhados. Bons gerentes de projeto mantêm as coisas no caminho certo — grandes gerentes de projeto mantêm as coisas no caminho certo enquanto antecipam como manter a próxima fase no caminho certo.

9. Esteja disposto a aprender
O minuto em que você aceita que não há mais nada para aprender é o exato minuto em que você para de crescer. Gerenciamento de projetos é um campo que requer uma gama tão ampla de conhecimento, conjuntos de habilidades e temperamento, que alguém poderia passar a vida inteira refinando seu conhecimento e habilidades e ainda ter algo que pode melhorar.

Os processos sempre podem ser mais eficientes, a comunicação sempre pode ser mais clara, os membros da equipe sempre podem elevar suas habilidades ou trabalhar juntos de forma mais integrada. Um bom gerente de projeto é altamente organizado, orientado a objetivos e tranquilo o suficiente para mergulhar em novos desafios.

Um passo adiante
Com todo gerenciamento de projetos, ser capaz de comunicar processos claramente é vital para o sucesso do seu produto final. Do brainstorming ao planejamento e execução, as ferramentas de gerenciamento visual de projetos são extremamente valiosas para demonstrar a escala do trabalho e comunicar esse trabalho aos membros da equipe. Não importa o escopo ou o tipo de projeto que você esteja gerenciando, essas habilidades e características o manterão à frente da concorrência e no controle dos resultados desejados.

Para melhorar o R&S da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias, Executive Search e Headhunter Executivo para Indústria Financeira, Processamento de Cartões, Serviços Bancário, Ecommerce e Mercados de Capitais podemos ajudar você.

Conheça a JPeF: Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).

#RH #Recursos #Humanos #Talentos #aquisição #JPEF #JP&F #JPEF #Dados #JAVA #Recrutamento #Seleção #Seletivo #Currículo #Tech #TI #CV #Processo #Contratação #C++ #programador #programação #Engenheiro #pagamento #cobol #recruiter #Scala #Financeiro #payments #ISO8583 #AS400 #RPG #Adquirência #liquidação #sistemas #industria #mercado #capitais #equity #private #investimento #privado #emissores #cartão #credito #debito #Empresa #Agencia #Tecnologia #swift #processamento #ecommerce #Google #Cloud #AWS #Azure #Heroku #PaaS #PostgreSQL #MySQL #MongoDB

Compartilhe esse artigo: