O que é Growth Mindset? como desenvolver

O que é Growth Mindset? como desenvolver

Quando você pensa em pessoas bem-sucedidas, habilidosas ou inteligentes, como você acha que elas chegaram lá? Elas ganharam essas características? Elas foram apenas sortudas ou talentosas?

Você considera essas características como resultado de trabalho duro, perseverança e aprendizado persistente com o fracasso? Ou você acredita que habilidade, inteligência e sucesso são inteiramente genéticos e que algumas pessoas são naturalmente talentosas em certas áreas, e outras não?

Esses diferentes pontos de vista são conhecidos como mentalidades fixas e de crescimento.

O que significa ter uma mentalidade de crescimento?
Então, o que é uma mentalidade de crescimento?

O conceito de mentalidade de crescimento foi originalmente desenvolvido pela psicóloga de Stanford Carol Dweck. Ela apresentou a ideia ao público em Mindset: The New Psychology of Success .

Neste livro, Dweck demonstra como as pessoas (estudantes, em particular) podem ser divididas em dois grupos. Há aqueles que têm uma mentalidade de crescimento e aqueles que têm uma mentalidade fixa.

A definição de mentalidade de crescimento é:
Pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que habilidade e inteligência são algo que as pessoas podem desenvolver. Elas acreditam que, embora as pessoas tenham qualidades e características inerentes, o sucesso vem do desenvolvimento pessoal constante.

A definição de mentalidade fixa é:
Por outro lado, aqueles com mentalidade fixa acreditam que talento e inteligência são algo que você tem ou não tem.

Ou seja, algumas pessoas são boas em certas atividades, e outras se destacam em áreas diferentes. Elas não acreditam que prática, fracasso e desenvolvimento de estratégia são a chave para desenvolver talento ou inteligência.

O que Dweck discute é que aqueles que desenvolvem um alto grau de talento são, mais frequentemente, pessoas com uma mentalidade de crescimento.

Curiosamente, aqueles com mentalidade de crescimento experimentam maior sucesso e desenvolvimento de habilidades.

Funciona nos dois sentidos.

Dicas para desenvolver uma mentalidade de crescimento
Agora que discutimos os benefícios de uma mentalidade de crescimento, vamos dar algumas dicas sobre como você pode desenvolvê-la.

Primeiro, falaremos sobre ações que você pode tomar agora mesmo e, depois, mostraremos algumas ações com as quais você precisará se comprometer a longo prazo.

Prepare-se para desenvolver uma mentalidade de crescimento
Aqui estão sete passos que você pode tomar agora mesmo para desenvolver uma mentalidade de crescimento:

Determine onde você está sentado agora
Você se considera mais ou menos no grupo de mentalidade de crescimento e está procurando garantir que continue assim? Ou você se descreveria como tendo uma mentalidade fixa?

Saber onde você está para começar é a primeira fase. Você não pode dizer para onde ir se não sabe onde está.

Explore por que você quer desenvolver uma mentalidade de crescimento
O que há na mentalidade de crescimento que motiva você a mudar? Quais benefícios você vê uma mentalidade de crescimento trazendo para sua vida?

Entender isso lhe dará propósito durante os estágios difíceis do desenvolvimento dessa visão de mundo.

Encontre exemplos de outras pessoas que desenvolveram uma mentalidade de crescimento
Comece a falar com seus amigos, familiares e colegas sobre a mentalidade de crescimento. Veja se alguém que você conhece também tem trabalhado para desenvolver uma. Eles podem ser capazes de fornecer alguns insights valiosos.

Mude sua perspectiva sobre o fracasso
Comece a ver o fracasso não como um sinal de incapacidade , mas como parte do processo de aprendizado.

Ninguém começa qualquer empreendimento sendo o exemplo perfeito do objetivo. Até mesmo os maiores atletas, artistas e magnatas dos negócios do mundo começaram como crianças com pouco talento ou experiência.

Entenda suas próprias limitações
Reconheça que algumas coisas estarão além do que você pode alcançar. Isso ajuda você a definir metas realistas . Isso ajudará você a entender que alguns esforços (como aqueles para os quais sua constituição genética é menos adequada) exigirão ainda mais esforço.

Observe como você fala e age
Observe como você fala sobre talento e habilidade. Você se pega dizendo coisas como, “Eu não sou bom nisso” ou “Ela é naturalmente talentosa”?

Troque essas frases por "Ainda não sou muito bom nisso" e "Ela claramente se esforçou muito para se tornar tão talentosa".

Observe como os outros ao seu redor falam e agem e, então, procure aqueles que têm mentalidade de crescimento e promova relacionamentos com eles.

Aprenda sobre a plasticidade cerebral
Se você é o tipo de pessoa que adora aprender sobre como o cérebro humano funciona, então considere mergulhar no mundo da neuroplasticidade .

Isso lhe dará uma perspectiva fisiológica clara sobre como a mentalidade de crescimento realmente funciona.

Comece a cultivar e desenvolver uma mentalidade de crescimento
Depois de dominar os sete passos acima, é hora de começar a adicionar essas ações de mentalidade de crescimento ao seu repertório.

Veja seus desafios como oportunidades
A vida sempre encontrará uma maneira de jogar algo difícil para você. Tente não ver esses desafios como obstáculos ou contratempos que você teme.

Em vez disso, tente vê-los de forma mais positiva. Tente vê-los como oportunidades para superar algo difícil e crescer como resultado. Quanto mais difícil o desafio, maior a oportunidade de aprendizado e crescimento.

Reflita todos os dias sobre o que você falhou (e aprendeu com isso)
Muitos de nós passamos algum tempo no final do dia refletindo sobre nossos sucessos. Embora esse seja um hábito valioso, tente adicionar alguns minutos para refletir sobre as áreas em que as coisas não foram tão bem. O que você aprendeu com essa experiência? O ponto não é se demorar ou se culpar, mas reconhecer e fixar o aprendizado.

Pare de buscar a aprovação dos outros
Quando buscamos a aprovação dos outros, assumimos o objetivo errado. Começamos a tomar estar certo como nossa meta, em vez de aprender e crescer. Fique ciente da diferença. Pare para reconhecer quando você está buscando aprovação em vez de crescimento e lembre-se, gentilmente, de parar de buscar a aprovação dos outros. Você descobrirá que se sentirá mais confortável com as falhas diárias que vêm com o alongamento.

Identifique oportunidades para celebrar o sucesso dos outros
Quando outros ao seu redor tiverem sucesso, comemore! Mais do que isso, fique curioso sobre o que os fez ter sucesso. Melhor ainda, pergunte a eles. Conecte-se com outros para entender quais ações eles tomaram e como eles abordaram o desafio para chegar lá.

Concentre-se em ações recompensadoras, não em características
Você também pode ajudar outras pessoas a desenvolver uma mentalidade de crescimento elogiando seus esforços e ações em vez de suas características inerentes.

Por exemplo, se seu filho trouxer para casa um resultado estelar em uma prova surpresa, um elogio apropriado seria algo como: "Uau, você foi tão bem, deve ter se esforçado muito para estudar", em vez de: "Uau, você foi tão bem, deve ser muito inteligente".

Comece a usar a palavra "ainda" com mais frequência
Essa é simples. Sempre que você se pegar pensando "Não sou muito bom nisso", adicione a palavra "ainda":

“Ainda não sou muito bom nisso.”

Mitos sobre mentalidade de crescimento
Às vezes, para muitos, falta clareza sobre o que a teoria da mentalidade de crescimento realmente significa.

Então, vamos começar desmistificando alguns mitos sobre mentalidade de crescimento e discutir algumas realidades e descobertas que derivam da pesquisa de Dweck.

Primeiro, vamos dar uma olhada em cinco equívocos comuns sobre uma mentalidade de crescimento:

As mentalidades são ou/ou
Quando aprendemos sobre mentalidade de crescimento e mentalidade fixa , a tendência é tentar nos identificar com uma ou outra.

Afinal, parece um conceito binário, com apenas duas crenças para escolher.

A verdade é que as mentalidades geralmente não são um assunto de ou/ou. A maioria de nós está em um espectro em algum lugar entre uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa.

Uma organização pode ter uma mentalidade
Outro desafio apresentado pela cultura de mentalidade de crescimento é o mito de que as organizações podem ter uma mentalidade.

Líderes inspirados frequentemente afirmam que “nossa organização tem uma mentalidade de crescimento”. Isso normalmente não é verdade.

As organizações são feitas de muitas pessoas, e cada indivíduo tem sua própria mentalidade.

Uma organização pode buscar fomentar e desenvolver mentalidades de crescimento nos indivíduos dentro dela como parte da cultura da empresa . Mas um negócio não pode ter uma mentalidade de crescimento em si.

Uma mentalidade de crescimento é o mesmo que uma mentalidade positiva
Uma mentalidade de crescimento não significa simplesmente permanecer positivo.

Mentalidades de crescimento são sobre acreditar no potencial de desenvolvimento e que aprender uma nova habilidade vem da prática e da perseverança . Não é simplesmente de talento natural.

Mentalidades de crescimento levam automaticamente a resultados positivos
Uma mentalidade de crescimento por si só não garante resultados. Nem uma pessoa com mentalidade fixa está excluída do sucesso.

Uma mentalidade de crescimento aliada à motivação para melhorar, ao comprometimento com o crescimento pessoal e ao tempo investido no desenvolvimento de uma habilidade geram resultados positivos.

Todos têm potencial ilimitado
A verdade é que nem todo mundo é capaz de absolutamente tudo.

Alguns acreditam que ter uma mentalidade de crescimento significa que é possível alcançar qualquer coisa.

Isso é impreciso. Indivíduos com uma mentalidade de crescimento reconhecem que sua capacidade inata e limitações também desempenham um papel.

Mas eles também entendem que sua capacidade de realização não começa e termina em sua composição genética.

Realidades da mentalidade de crescimento
Agora que desmistificamos alguns mitos comuns, vamos analisar quatro realidades sobre uma mentalidade de crescimento.

Maioria das pessoas está em algum lugar entre
Quando a Professora Carol Dweck analisou a mentalidade dos alunos, ela não identificou um resultado puramente binário.

Embora a maioria dos alunos na sala de aula tenha uma forte inclinação para um lado ou outro, descobriu-se que a maioria tinha uma mentalidade intermediária.

Eles podem acreditar, por exemplo, que sua capacidade de melhorar em matemática se resume a estratégias de ensino e sua própria atenção e comprometimento com o processo de aprendizagem . Mas eles também podem acreditar que suas habilidades de leitura e escrita são inerentes.

As mesmas observações podem ser feitas no local de trabalho.

A mentalidade de crescimento é mais do que apenas esforço
Dweck percebeu que, à medida que as mentalidades de crescimento são adotadas tanto por líderes quanto por educadores, muitos parecem acreditar que tudo se resume ao esforço.

Dweck observa que alguns professores parecem acreditar que podem melhorar o desempenho de um aluno dizendo a ele para se esforçar mais. Ela chama isso de "falsa mentalidade de crescimento".

O esforço é importante. Mas mais crucial é a atitude do aluno em relação ao aprendizado de algo novo e sua perspectiva sobre o fracasso como parte do processo de aprendizado.

Nem todos podem alcançar tudo
Cada indivíduo tem limitações que uma intervenção de mentalidade de crescimento pode ajudar a combater, mas não pode superar completamente.

É improvável que a jogadora de 1,57 m e 22 anos se torne uma jogadora da NBA.

Resultados positivos vêm de uma mentalidade de crescimento e do trabalho em direção a uma meta
Estudantes e funcionários com mentalidade de crescimento são pessoas que entendem que uma melhoria positiva é possível.

Eles acreditam que para atingir seus objetivos, devem:

Veja o fracasso como parte do aprendizado
Coloque o tempo
Aceite o desafio
Desenvolver novas estratégias para superar cada desafio
Trabalhar em direção a uma meta sem essas visões dificilmente produzirá resultados positivos. Cultivar uma mentalidade de crescimento não fará muita diferença sem investir o tempo e a prática necessários para desenvolver uma nova habilidade.

Mentalidade de crescimento vs. mentalidade fixa
Nós discutimos o que é uma mentalidade de crescimento. Mas como ela é diferente de uma mentalidade fixa?

Aqui estão as diferenças entre os dois pontos de vista:

Mentalidade de crescimento

Mentalidade fixa

Abraça desafios

Evita desafios

Persevera apesar do fracasso  

Desiste quando enfrenta dificuldades

Acredita que as pessoas podem aumentar sua inteligência ou habilidades

Acredita que inteligência e habilidades são algo com que você nasce e não pode desenvolver

É inspirado e motivado pelo sucesso dos outros

É ameaçado pelo sucesso dos outros

Quer aprender

Acredita que já sabe tudo

Aceita e acolhe críticas

Ignora ou descarta críticas

Você tem uma mentalidade fixa ou de crescimento?
Agora que você aprendeu sobre mentalidades de crescimento e mentalidades fixas, em qual campo você acha que se encaixa?

Se você se identifica com o conceito de mentalidade de crescimento, ótimo! Você está bem encaminhado para desenvolver seus próprios talentos. Passe algum tempo refletindo sobre áreas onde sua mentalidade pode ser mais fixa, já que a maioria de nós é uma mistura dos dois.

Se você sente que é uma pessoa de mentalidade fixa, a próxima pergunta a se fazer é: "Isso é algo que eu quero mudar?"

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#bemestar #Políticas #remoto #hibrido #Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #RH #Recursos #Humanos  #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #Carreira #trasição #plataformas  #trabalho #beneficios #CEO #Employer #branding #EVP #Atração #Retenção #empresas #negocios #cultura #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

 

 

 

Compartilhe esse artigo: