Gestão de Pessoas
Profissionais de recursos humanos (RH) têm má fama. Os funcionários frequentemente interagem com eles em momentos de alto estresse e frustração, seja tentando adiar uma solicitação de folga remunerada, lidando com um problema de seguro ou até mesmo recebendo notícias sobre demissões ou demissões. Em algumas organizações, os membros da equipe veem o pessoal de RH como pouco mais do que carregadores de água para a gerência, refletindo uma falta de confiança em suas funções de RH e na organização como um todo.
Mas não precisa ser assim. No melhor dos casos, os departamentos de recursos humanos podem ajudar uma empresa e seus funcionários a prosperar, agindo como consultores confiáveis que desempenham um papel crítico na construção de uma cultura organizacional incrível. Os profissionais de RH devem servir como ponte entre líderes e funcionários, estabelecendo relacionamentos colaborativos e mutuamente benéficos em toda a empresa.
Para atingir esse ideal, o RH precisa ir além do básico, como lidar com tarefas administrativas e planejamento organizacional, para se destacar em cada uma de suas 6 principais funções de RH. Ao focar nas principais práticas abaixo, o RH pode ser um grande contribuidor tanto para o sucesso organizacional quanto para uma experiência positiva do funcionário.
Atraia, recrute e retenha os talentos certos
Trazer indivíduos com as habilidades, experiência e mentalidade que sua organização precisa — e mantê-los em sua empresa a longo prazo — é talvez a responsabilidade mais importante do RH. Isso envolve identificar os tipos de funcionários que sua organização precisa agora e no futuro para ter um bom desempenho e atingir suas metas, e então desenvolver descrições de cargo precisas e compreensíveis para posições que atendam à demanda atual e antecipada. O RH também é responsável por lidar com o processo de entrevista e criar um sistema de integração que prepare os novos funcionários para o sucesso durante o primeiro ano e além.
Atrair e reter os talentos que sua organização está procurando exige muito mais do que uma descrição de cargo bem escrita e um processo de recrutamento bem elaborado. Requer uma proposta de valor do empregador (EVP) de primeira classe, que inclua remuneração competitiva, benefícios que os funcionários desejam e uma reputação de priorizar o bem-estar, a cultura e o crescimento dos funcionários. Com uma EVP e uma marca de empregador atraentes , os funcionários atuais e futuros têm mais probabilidade de decidir que não há outro lugar onde eles prefeririam estar.
Por último, mas não menos importante, o RH deve avaliar cuidadosamente o ajuste cultural durante o processo de contratação. O candidato se alinha com os valores da empresa e a visão de futuro da sua organização ? Ou parece que ele se sentiria mais em casa em uma empresa com um tipo diferente de cultura organizacional ? Contratar funcionários que preenchem os requisitos certos, mas não se encaixam na cultura que sua empresa está tentando construir, provavelmente levará à frustração mútua e ao aumento da rotatividade.
Envolva os funcionários com recompensas e reconhecimento
O engajamento dos funcionários é um reflexo do quanto o trabalho dos funcionários os interessa e motiva. Existem muitos motivadores de engajamento , mas nenhum tem um impacto maior do que o reconhecimento dos funcionários. Os funcionários anseiam por se sentirem genuinamente apreciados por seu trabalho duro, e os profissionais de RH devem liderar sua organização em sua jornada em direção a uma verdadeira cultura de reconhecimento.
Eles podem começar pesquisando os componentes de grandes programas de reconhecimento , desde sistemas de recompensa baseados em pontos até ferramentas de reconhecimento de funcionários que permitem que funcionários de todos os níveis demonstrem apreço em qualquer lugar, a qualquer hora. O RH deve então educar os líderes e outras partes interessadas em toda a empresa sobre por que buscar iniciativas de reconhecimento e recompensa faz sentido, armado com estatísticas convincentes. Com o apoio deles, os profissionais de RH podem adotar uma plataforma de reconhecimento de funcionários para servir como base para as iniciativas de reconhecimento de sua empresa. Finalmente, eles devem rastrear estatísticas relevantes ao implementar o programa, ajustando-o conforme necessário para obter o máximo do orçamento da organização.
Gerenciar o desempenho dos funcionários
A gestão de desempenho é uma das tarefas mais importantes que se enquadram no escopo do RH. Mas não precisa ser uma série de avaliações secas e impessoais que deixam os funcionários frustrados em vez de fortalecidos. A gestão de desempenho deve, em vez disso, focar em dar aos funcionários todos os recursos e suporte de que precisam para ter sucesso, ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver ainda mais as competências que sua função exige.
Os profissionais de RH devem trabalhar em estreita colaboração com os gerentes para desenvolver planos de desempenho contínuos e baseados em coaching para os funcionários. A última coisa que os funcionários querem é uma longa lista de áreas onde podem melhorar, alguns elogios superficiais como parte de um "sanduíche de elogio" autodestrutivo e um tapinha nas costas quando são mandados embora.
Em vez disso, demonstre uma apreciação real pelos sucessos e pontos fortes do funcionário, destacando momentos e vitórias específicas, como momentos em que ele ajudou um colega de equipe, impressionou um cliente ou fez uma grande contribuição para o sucesso do projeto. Desenvolva colaborativamente um plano focado em capacitá-lo com o suporte e a orientação de que precisa para crescer. E habilite também feedback bidirecional e avaliações de desempenho entre a equipe e os líderes, para que os gerentes possam crescer junto com seus subordinados diretos, e os membros da equipe saibam que não são os únicos cujo desempenho está sendo avaliado.
Abordar o desenvolvimento profissional e o planejamento da sucessão
Os profissionais de RH são responsáveis por desenvolver todos os talentos que sua empresa trabalhou tanto para recrutar. O RH deve fornecer oportunidades de crescimento profissional ao mesmo tempo em que estabelece caminhos claros para que cada função avance em suas carreiras. O RH também precisa planejar quando os funcionários-chave eventualmente decidirem seguir em frente, esperançosamente após uma longa e satisfatória gestão em sua organização.
O desenvolvimento de talentos começa com a identificação de lacunas de habilidades e sua abordagem por meio de uma variedade de práticas, como requalificação, requalificação e qualificação cruzada . O RH deve incentivar o desenvolvimento profissional desde o primeiro dia com planos de crescimento personalizados com base na contribuição de funcionários individuais e seus gerentes, impulsionados por ferramentas como sistemas modernos de gerenciamento de aprendizagem.
Organizações sem possibilidades de avanço não manterão seus funcionários qualificados por muito tempo, então é igualmente importante para o RH trabalhar com a liderança para definir rotas atraentes e realizáveis para o avanço na carreira. Os profissionais de RH também devem entrar em contato com outros líderes de pessoas para descobrir quais funções em sua organização são mais críticas. Eles podem então construir planos de sucessão apoiados por documentação rigorosa e processos de treinamento prontos para começar a qualquer momento.
Crie confiança por meio da comunicação e da inclusão
Um ótimo departamento de RH forma o tecido conjuntivo entre os membros da equipe em todos os níveis, contribuindo para um ambiente de confiança e segurança psicológica . Os profissionais de RH podem começar praticando consistentemente a comunicação transparente sobre questões grandes e pequenas. Esta é uma maneira fundamental de ganhar a confiança dos funcionários — se os líderes de pessoas forem diretos apenas quando for conveniente para eles, os membros da equipe rapidamente perceberão, e recuperar sua confiança será uma batalha difícil. O RH deve assumir um papel de liderança treinando os líderes sobre por que a transparência é tão importante e como torná-la parte de suas vidas profissionais diárias.
Promover a inclusão no trabalho é outra maneira fundamental pela qual o RH pode construir confiança e um senso de pertencimento entre todos os funcionários. Inclusão significa simplesmente que os funcionários se sentem valorizados, respeitados e envolvidos em todos os aspectos de uma organização e sua cultura. O RH pode apoiar a inclusão priorizando a diversidade no processo de contratação, dando a cada funcionário a capacidade de exercer sua voz e trabalhando para obter liderança por trás de novas políticas e melhores práticas que combatam a discriminação.
Melhore a saúde e o bem-estar dos funcionários
A pandemia trouxe um foco renovado e merecido na saúde física e emocional dos funcionários. O RH tem um papel enorme a desempenhar aqui, começando por garantir que os regulamentos de saúde e segurança estejam atualizados, comunicados e seguidos. Além das consequências legais, a segurança física é parte integrante de qualquer ambiente de trabalho saudável .
Os profissionais de RH também devem implementar iniciativas de bem-estar que podem pagar grandes dividendos para funcionários e empregadores. Isso pode incluir tudo, desde fornecer aos funcionários flexibilidade em onde e quando eles trabalham — uma das melhores maneiras de combater o esgotamento — até educar os membros da equipe sobre os benefícios da atenção plena . As organizações podem até mesmo integrar aplicativos de bem-estar com suas soluções de reconhecimento de funcionários, para que os funcionários sejam automaticamente recompensados quando atingirem metas pessoais de bem-estar.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Recursoshumanos #ConsultoriadeRH #JPeF #JPEF #JP&F #Gentee Gestão #TalentoHumanos #Agenciadeempregos #Gestaodepessoas #AquisiçaodeTalentos #AtraçãoeRetenção #Consultoria #Empresa #Sevirços #RecrutamentoeSeleção #Recrutamento #Seleção #Recruiter #Tech #Tecnologiadainformaçao #Tecnologia #Software #Sistemas #Inteligenciaemocional #Gestaodeequipe #Liderançadeequipe #Saudeebemestar #Empresa #Contrataçaodepessoas #Vagas #Gestaodecarreira