As mudanças que a Indústria 4.0 traz ao mundo
Está em curso em todo o mundo a chamada 4ª Revolução Industrial, que se caracteriza principalmente pela automação. Máquinas, sistemas e processos passam a ser compostos por dispositivos IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) conectados a sistemas inteligentes, que administram as mais variadas atividades. Além de significativos ganhos de produtividade, redução de custos, ganhos de eficiência e competitividade para as empresas, a tendência resultará na extinção de incontáveis vagas de trabalho. Conforme o Fórum Econômico Mundial, a Quarta Revolução Industrial terá como reflexo a eliminação de cinco milhões de empregos até 2021.
Embora as pessoas ainda resistam a viajar em aviões sem pilotos, a tecnologia para que isso ocorra já existe e se faz presente em inúmeros segmentos. Manufatura, logística e a até gestão incorporam cada vez mais dispositivos IoT, que têm uso generalizado, ao menos em países desenvolvidos. No Brasil, a adoção ainda é pequena, o que não surpreende. O país ocupa a 69ª posição no Índice de Inovação Global 2016, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, atrás, entre outros, de Chile, México e Uruguai. Se por um lado esse atraso faz com que funções que vão se extinguindo mundo a fora existam por mais tempo no Brasil, por outro faz as empresas nacionais perderem mercado, tanto fora quanto dentro do país. Isso porque produzem menos e ofertam mercadorias mais caras. Ou seja, a corporação que não aderir a esse movimento está condenada a desaparecer.
Na mesma medida em que impõe a inovação às corporações, a Indústria 4.0 força o profissional a incorporar novas habilidades. Os defensores da tendência argumentam que ela fará com que os trabalhadores abandonem tarefas burocráticas para se dedicarem mais a atividades que, de fato, agregam valor a produtos e serviços. Dessa forma, o mercado exigirá que o profissional tenha uma formação multidisciplinar, a fim de ser capaz de atuar em diferentes áreas, e mais voltado à estratégia, para que possa aproveitar os ganhos que a tecnologia proporciona.
A Indústria 4.0 é uma revolução que afetará profundamente produção, consumo e mercado de trabalho. Se por um lado trará eficiência às empresas, por outro acabará com incontáveis vagas de trabalho. Além da sobrevivência, os profissionais terão de estar altamente qualificados para se destacarem nesse cenário.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#ExecutiveSearchHunting #PlanodeCargoseSalários #ProjetosEspeciais #Outplacement #Assessment #MapeamentodeMercado #AvaliaçãodePerfomance #Estruturaçãodoorganogramasetorialediretivo #RecrutamentoeSeleção