Engajamento organizacional: um propulsor para resultados
Fazer com que os colaboradores vejam a empresa como um time, a fim de que busquem resultados para a companhia, otimizem a utilização de recursos e tempo e, de fato, “vistam a camisa” passa por uma série de fatores, como a postura dos líderes, remuneração adequada e possibilidade de ascensão dentro da corporação. Os benefícios que o engajamento de equipes traz vão desde ganhos de financeiros e operacionais à valorização da marca e atração de talentos.
Ao conquistar o engajamento de equipes, uma empresa passa a contar com colaboradores que buscarão, continuamente, a melhora de seu desempenho. Mais do que razão de cobrança, a obtenção de máxima produtividade e consequente competitividade para toda a organização, passa a ser um fator que norteará a atuação dos profissionais. Isso ocorre quando os integrantes da equipe percebem que os ganhos da companhia serão deles também. Além disso, passam a trazer elementos novos que podem agregar valor a produtos e serviços, melhorar o desempenho de departamentos inteiros e elevar a performance de forma geral. Um colaborador engajado sente-se parte da companhia e busca, mesmo fora do trabalho, formas de melhorá-la.
Além da melhora do desempenho tanto individual quanto do grupo, o engajamento resulta num sentimento de “sentir-se parte” da empresa. Ao perceber que seus esforços são valorizados pela corporação e que se pode prosperar profissionalmente dentro da organização, a empresa garante a retenção de seus talentos, o que resulta em uma economia significativa, tanto com gastos com rescisões quanto nos dispêndios com treinamentos de novos funcionários.
A conquista do engajamento dos colaboradores também propicia a obtenção de ganhos intangíveis. O profissional acaba por disseminar sua identificação com a companhia. Ao transmitir essa visão, valoriza a marca perante o mercado, o que leva outros profissionais a buscar a corporação.
Nenhum desses ganhos surge de forma aleatória. A corporação que deseja disseminar o engajamento deve ser justa na repartição de seus resultados financeiros, cuidar do clima organizacional e garantir planos de carreira para seus colaboradores. A valorização de seus profissionais é que os fará sentirem-se parte da organização.