O que escrever no resumo profissional
Seu currículo deve apresentar suas qualificações de forma clara, concisa e estratégica para atrair o interesse de um recrutador. Ele deve transmitir suas habilidades, experiência profissional e seus pontos fortes. O currículo serve para descrever suas habilidades profissionais, mas também para ilustrar o que você pode fazer por um empregador. Oportunidades de emprego podem surgir inesperadamente. Um currículo moderno e atualizado é a chave para uma busca de emprego bem-sucedida. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer para escrever um bom currículo e o que incluir. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
O que fazer ao escrever um currículo
Mantenha seu currículo claro e conciso
Um empregador leva em média 30 segundos para analisar um currículo. Você quer que eles vejam imediatamente que você é qualificado para a vaga.
Revise seu currículo várias vezes
Certifique-se de que não haja erros de ortografia ou gramática. Peça para outra pessoa ler também. Um simples erro de ortografia em um currículo pode causar uma impressão negativa no empregador. Pode até mesmo impedir você de conseguir o emprego.
Limite seu currículo a duas páginas
Dê ênfase à sua experiência mais recente no seu currículo. Cargos e experiências mais antigos, com mais de 15 anos, devem ser eliminados ou minimizados. Dessa forma, o empregador pode se concentrar em informações mais relevantes.
Adapte seu currículo para se adequar à posição para a qual você está se candidatando
Especifique a experiência profissional ou as conquistas relacionadas à vaga para a qual você está se candidatando. Isso pode ser feito consultando a descrição da vaga ou o site da empresa.
Destaque o que você realizou
Você precisa identificar os melhores exemplos de onde demonstrou suas habilidades. Esses exemplos devem refletir o que você conquistou em sua função e demonstrar que tipo de funcionário você é. É melhor incluir essas informações na seção "Experiência profissional" do currículo.
Seja honesto
Mentir no currículo nunca é uma boa ideia. Não exagere nas suas habilidades ou resultados, pois isso pode enganar o empregador. Confie no que você tem a oferecer.
Quantifique suas conquistas
Use números concretos que o empregador entenda e que impressionem. Por exemplo, quantas pessoas você supervisionou, quantos produtos vendeu, em que porcentagem aumentou as vendas, etc. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.
Use palavras simples e verbos de ação
A pessoa que lê seu currículo nem sempre é o empregador. Os currículos podem ser analisados por recrutadores ou especialistas em Recursos Humanos que podem não estar familiarizados com sua área específica. Use uma linguagem simples e direta, mas também verbos persuasivos como "manipulou", "gerenciou", "liderou", "desenvolveu", "aumentou", "realizou", "alavancou", etc.
Inclua trabalhos não remunerados que mostrem suas habilidades
Se você foi voluntário em uma organização renomada ou trabalhou para uma causa importante, inclua isso no seu currículo. Inclua essas experiências na seção "Experiência profissional" ou "Trabalho voluntário", especialmente se estiverem relacionadas à vaga para a qual está se candidatando.
Verifique novamente e inclua suas informações de contato
Seu currículo deve conter seu nome, endereço, e-mail e número de telefone. Essas informações devem ser colocadas no topo da primeira página. Além disso, certifique-se de que essas informações estejam corretas. Caso contrário, o empregador não conseguirá entrar em contato com você.
O que não fazer ao escrever um currículo
Não use um endereço de e-mail inadequado
Certifique-se de que seu e-mail seja fácil de ler, fácil de digitar, profissional e não ofensivo. Em geral, seu endereço de e-mail deve ser baseado no seu nome. Exclua apelidos, números ou caracteres especiais.
Não inclua informações pessoais desnecessárias
É melhor omitir quaisquer dados pessoais, como idade, peso, altura, estado civil, preferência religiosa, opiniões políticas ou quaisquer outros atributos pessoais que possam ser controversos. Isso evitará qualquer potencial viés. Mais importante ainda, nunca inclua seu Número de Seguro Social em seu currículo.
Não inclua uma foto sua
Embora em alguns países seja aceitável incluir uma foto, no Canadá isso não é a norma. Isso pode, na verdade, diminuir suas chances de conseguir uma vaga e desviar todo o foco do seu currículo. Você quer que o empregador se concentre em suas habilidades e experiência, não em sua aparência.
Não use muitas balas
Torne seu currículo fácil de ler, limitando cada seção ou subseção a 5 a 7 tópicos. Isso facilitará para o empregador analisar seu currículo e identificar seu potencial. Cada tópico deve ser usado com sabedoria, mantendo as informações relevantes e concisas.
Não use pronomes pessoais
Não use "eu", "meu" ou "mim". Escreva seu currículo na terceira pessoa, como se estivesse sendo escrito por outra pessoa.
Não liste apenas as responsabilidades do cargo
Suas responsabilidades profissionais serão evidentes pelo seu cargo. Em vez disso, destaque suas conquistas dando um toque pessoal às suas responsabilidades e fornecendo exemplos específicos.
Não faça afirmações gerais
Evite declarações vagas que não destacam sua contribuição real. Declarações pouco claras, como "Responsável por melhorar a eficiência e reduzir custos", não fornecem nenhuma informação ao empregador. Personalize sua experiência!
Não inclua motivos para deixar empregos anteriores
O principal objetivo do seu currículo é promover você, suas habilidades, experiência e conquistas. Ele deve ser totalmente positivo e, portanto, não deve incluir motivos para a saída, pois isso não agrega valor a você como candidato.
Não inclua referências
Um empregador só exige referências se estiver considerando seriamente contratá-lo. Mantenha as referências em uma folha separada e forneça-as somente quando forem especificamente solicitadas.
Não inclua hobbies ou interesses
Não é recomendável mencionar hobbies devido ao julgamento que potenciais empregadores podem fazer. No entanto, se seus hobbies estiverem relacionados à vaga, você pode incluí-los, pois podem demonstrar ao empregador por que você é uma boa opção. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.