Cultura Corporativa: Definição, características e importância

Cultura Corporativa: Definição, características e importância

Cultura corporativa se refere aos valores, crenças e comportamentos que são comuns ou compreendidos em uma empresa. Eles determinam como os funcionários e a gerência de uma empresa interagem, realizam e lidam com transações comerciais. Frequentemente, a cultura corporativa é implícita, não expressamente definida, e se desenvolve organicamente ao longo do tempo a partir dos traços cumulativos das pessoas que a empresa contrata.

A cultura de uma empresa será refletida em elementos como seu código de vestimenta, horário comercial, configuração do escritório, benefícios aos funcionários , rotatividade, decisões de contratação, tratamento de funcionários e clientes, satisfação do cliente e todos os outros aspectos das operações .

Compreendendo a cultura corporativa
A conscientização sobre a cultura corporativa ou organizacional em empresas e outras organizações, como universidades, surgiu na década de 1960.

O termo "cultura corporativa" foi desenvolvido no início da década de 1980 e se tornou amplamente conhecido na década de 1990. A cultura corporativa foi usada durante esses períodos por gerentes, sociólogos e outros acadêmicos para descrever o caráter de uma empresa.

A cultura corporativa se desenvolve a partir de crenças e comportamentos generalizados, sistemas de valores de toda a empresa, estratégias de gestão, comunicações e relações com funcionários, ambiente de trabalho e atitude. À medida que se tornou um conceito mais amplamente compreendido e adotado, também passou a incluir histórias de origem da empresa apresentadas por carismáticos diretores executivos (CEOs), bem como símbolos visuais como logotipos e marcas registradas.

A cultura corporativa é criada pelos fundadores, gerência e funcionários de uma empresa, influenciando como eles agem e quem eles contratam. Ela então se espalha para os funcionários, tanto como características das pessoas que a equipe de gerência contrata quanto como um conjunto de expectativas não ditas que os funcionários aprendem a contratar. A cultura corporativa também pode ser influenciada por culturas e tradições nacionais, tendências econômicas, comércio internacional, tamanho da empresa e produtos.

Há uma variedade de termos relacionados a empresas afetadas por diversas culturas, especialmente após a globalização e a crescente interação internacional do ambiente de negócios atual.

Interculturalidade refere-se a pessoas de diferentes origens interagindo no ambiente de negócios.
Choque cultural se refere à confusão ou ansiedade que as pessoas sentem ao conduzir negócios em uma sociedade diferente da sua.
O choque cultural reverso é frequentemente vivenciado por pessoas que passam muito tempo no exterior a negócios e têm dificuldade de se readaptar após retornar.

Importância da cultura corporativa
Uma cultura corporativa cuidadosamente considerada, até mesmo inovadora, pode elevar as empresas acima de seus concorrentes, apoiar o crescimento de longo prazo e sustentar a longevidade de uma empresa. Os benefícios de uma cultura corporativa positiva que contribuem para o sucesso empresarial incluem:

Construindo um ambiente de trabalho positivo
Criando uma força de trabalho engajada, entusiasmada e motivada
Atrair funcionários de alto valor
Melhorando o moral dos funcionários
Melhorando a qualidade do desempenho e a produtividade
Construindo resultados comerciais favoráveis
Quando os funcionários se sentem encorajados e motivados por uma cultura empresarial positiva, isso pode reduzir o esgotamento e fornecer uma vantagem competitiva estratégica ao reduzir a rotatividade e aumentar a produtividade. Uma cultura corporativa positiva pode esclarecer as metas de uma empresa em todos os níveis e fornecer uma vantagem competitiva estratégica. Uma empresa com uma cultura corporativa que seja atraente para uma variedade de funcionários também pode se beneficiar da diversificação da força de trabalho.

A cultura corporativa não é um fenômeno inerentemente positivo, no entanto. Se gerentes ou executivos nunca tiram folga, por exemplo, os funcionários seguirão o exemplo deles, criando uma cultura de excesso de trabalho. Isso pode levar a funcionários desmoralizados que vivenciam altos níveis de esgotamento, aumentando a rotatividade e diminuindo a produtividade geral da empresa.

Tipos de cultura corporativa
Cultura do Clã
Culturas de clã são sobre trabalho em equipe e colaboração. Em tal cultura, aqueles na gerência funcionam como mentores entusiasmados que fornecem orientação aos subordinados. Bons relacionamentos, encorajamento, confiança e participação são aspectos-chave. O potencial de contribuição de cada funcionário é um componente de uma cultura de clã. A cultura de clã pode se adaptar facilmente a mudanças e implementar as ações necessárias rapidamente.

Prós : Forte senso de pertencimento entre os funcionários; incentiva o crescimento na carreira por meio de mentoria
Contras : Pode parecer hostil ou excludente para novos funcionários ou aqueles que não são selecionados para mentoria
Cultura Adhocracia
A cultura adhocracia cria um ambiente de trabalho empreendedor no qual executivos e funcionários funcionam como inovadores e tomadores de risco. Os funcionários são encorajados a perseguir suas ideias aspiracionais e agir para atingir resultados que podem promover as metas da empresa. Produtos e serviços novos e não convencionais são o principal resultado da cultura adhocracia.

Prós : Cria um ambiente flexível que recompensa o pensamento ágil; forte senso de inovação
Contras : Risco de projetos caros que nunca se tornam lucrativos; pode incentivar a inovação pela inovação, em vez de atender às reais necessidades do cliente
Cultura de Mercado
A cultura de mercado é focada em atingir metas específicas e objetivos de linha de fundo. Essa cultura cria um ambiente de trabalho competitivo e exigente. A gerência está mais interessada em resultados comerciais. Os funcionários são encorajados a trabalhar duro e "fazer o trabalho" para melhorar a presença de mercado, os lucros e o preço das ações de uma empresa. Embora os funcionários possam se sentir estressados ​​em tal ambiente de trabalho, eles também podem se sentir entusiasmados e animados com seu trabalho.

Prós : Incentiva o trabalho em equipe orientado a objetivos; forte ética de produtividade
Contras : Pode criar competição entre os funcionários, em vez de cooperação; risco de excesso de trabalho ou esgotamento

Cultura Hierárquica
Uma cultura de hierarquia é uma cultura corporativa tradicional que funciona de acordo com a estrutura organizacional executiva, de gestão e de equipe de uma empresa. Há uma cadeia de comando cuidadosamente seguida de cima para baixo, onde os executivos supervisionam os funcionários e seus esforços de trabalho para atingir metas específicas. A cultura de hierarquia preza a estabilidade e os métodos convencionais de operação. Os funcionários podem sentir uma sensação de segurança devido à abordagem mais conservadora para administrar uma empresa.

Prós : Funções, responsabilidades e objetivos claros em todos os níveis; caminhos estáveis ​​de avanço
Contras : Mais rígido do que outros ambientes de trabalho; dificuldade em resolver conflitos com gerentes

 

Como desenvolver uma cultura corporativa

Não há uma estratégia única para construir uma cultura corporativa por causa das diferenças inerentes entre empresas, indústrias e pessoas. No entanto, os passos básicos abaixo podem ajudar você a visualizar uma cultura corporativa que signifique sucesso para seus funcionários, clientes e empresa.

 
  1. Defina a visão, os valores e os comportamentos de uma empresa.
  2. Colete feedback dos funcionários sobre os valores, ideias e métodos de trabalho da sua empresa para melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho.
  3. Use pequenos grupos de discussão, pesquisas, reuniões informais ou reuniões gerais para envolver seus funcionários e dar-lhes voz.
  4. Estabeleça métodos, como treinamento em intervalos regulares, para comunicar os valores/comportamentos da empresa e determinar o quão bem eles são compreendidos.
  5. Empregue comunicações internas de alta qualidade sobre os objetivos da empresa, o ambiente de trabalho e o papel dos funcionários no sucesso da empresa.
  6. Estabeleça diretrizes que reforcem os valores da empresa, por exemplo, uma regra de que os funcionários não devem ser incomodados por telefonemas, e-mails ou mensagens de texto de trabalho durante férias ou outros tipos de folga.
  7. Reconheça os funcionários de forma positiva e pública como recompensa por suas contribuições para o sucesso corporativo.
  8. Garanta que a gerência mantenha uma abordagem comportamental consistente às operações em vez de cortar custos quando for conveniente.
  9. Priorize uma liderança acessível para que todos os funcionários possam abordar suas preocupações e se sentir conectados e valorizados.
  10. Promova o trabalho em equipe em vez de silos e isolamento.
  11. Estabeleça metas para diversidade e inclusão; celebre as diferenças entre as pessoas enquanto incentiva um comportamento consistente de todos.

O que significa "cultura corporativa"?
"Cultura corporativa" refere-se aos valores, crenças e práticas associadas a uma corporação específica. A cultura corporativa pode ser refletida na maneira como uma corporação contrata e promove funcionários ou em sua declaração de missão corporativa. Por exemplo, uma empresa pode buscar se associar a um conjunto específico de valores, como ao se definir como uma organização inovadora ou ambientalmente consciente.

Quais são alguns exemplos de cultura corporativa?
Há muitos exemplos de empresas com culturas corporativas bem definidas. A Alphabet Inc., por exemplo, é conhecida por sua cultura centrada no funcionário e sua ênfase em trabalhar em um ambiente criativo e flexível, enquanto a Amazon é conhecida por sua busca incansável por atendimento ao cliente e eficiências operacionais. Frequentemente, as culturas nacionais desempenharão um papel na determinação do tipo de cultura corporativa que prevalece na sociedade. Por exemplo, as corporações japonesas são conhecidas por terem culturas corporativas que enfatizam hierarquias estruturadas e longas horas, que são marcadamente diferentes daquelas das empresas americanas ou europeias.

Por que a cultura corporativa é importante?
A cultura corporativa é importante porque pode dar suporte a objetivos comerciais importantes. Os funcionários, por exemplo, podem ser atraídos por empresas cujas culturas eles se identificam, o que, por sua vez, pode impulsionar a retenção de funcionários e a aquisição de novos talentos. Promover uma cultura de inovação pode ser crítico para manter uma vantagem competitiva com relação a patentes ou outras formas de propriedade intelectual. Da mesma forma, a cultura corporativa também pode desempenhar um papel no marketing da empresa para clientes e para a sociedade em geral, dobrando assim como uma forma de relações públicas.

A linha de fundo
A cultura corporativa se tornou um ingrediente vital, até mesmo essencial, no sucesso contínuo de um negócio. Ela representa os valores, crenças e objetivos de uma empresa, bem como o comportamento consistente esperado de todos os funcionários, de cima a baixo.

A cultura corporativa é uma chave importante para atrair e reter funcionários. Ela também pode dar suporte ao desempenho de funcionários de alta qualidade, à realização contínua e à longevidade de uma empresa.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari  #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

Compartilhe esse artigo: