Como estimular a criatividade e a inovação em uma empresa?

Como estimular a criatividade e a inovação em uma empresa?

A criatividade é uma das habilidades mais requisitadas nas organizações de hoje . Não é à toa que o Linkedin, a rede profissional por excelência, revelou em diferentes estudos que deixaram claro que esta, e nenhuma outra, é a aptidão interpessoal mais requisitada pelas empresas. E o motivo é claro: elas estão procurando aqueles que podem encontrar soluções inovadoras para os problemas de uma empresa. Sim, eles estão procurando aqueles que podem pensar “fora da caixa”.

Mas a criatividade deve andar de mãos dadas com a capacidade de colocá-la em prática, e é aí que entra a inovação. Esse processo, se feito corretamente, só pode trazer bons dividendos. Sendo tudo isso tão relevante, quais são as técnicas para fomentar a criatividade em uma equipe de trabalho? Continue lendo, vamos falar sobre isso a seguir.

O que é criatividade empreendedora?
Quando falamos de criatividade, pensamos fora da caixa, encontrando novas ideias e soluções. Se uma equipe de trabalho usa a criatividade, ela faz uso de sua engenhosidade, habilidades e experiências anteriores para criar aquela nova ideia e, assim, resolver alguma necessidade da organização. Aquela equipe está vendo “algo” que nenhum deles tinha visto antes.

E embora a criatividade possa “vir sozinha”, a verdade é que na maioria das vezes ela deve ser incentivada. E isso é bem conhecido pelas empresas que incentivam a criatividade de seus funcionários, ou também chamada de criatividade empresarial: entendida como a capacidade de promover e desenvolver ideias criativas em seus funcionários. E com isso gerar novos processos (ou melhorar os existentes), desenvolver novos produtos e até serviços.

O que é inovação?
A criatividade é importante, mas requer um elemento adicional para torná-la concreta: a inovação. Se a criatividade das pessoas faz seu trabalho no mundo das ideias, a inovação é responsável por implementar essas ideias criativas em uma organização de forma vanguardista. Em termos simples, a inovação empresarial implica colocar em prática o resultado da criatividade e, muitas vezes, ser pioneiro nisso. Nesse sentido, a tecnologia fomenta a inovação e a criatividade . Por isso, é comum fazer uso dela para atingir esses propósitos nas organizações atuais.

A importância da criatividade empresarial
Estimular a criatividade não só enriquece as pessoas que compõem uma empresa e seu bem-estar interno, mas também envolve criar ou renovar produtos ou serviços oferecidos. Por exemplo, um produto de uma empresa que exigiu uma mudança pode ser melhorado graças à aplicação da criatividade para sua melhoria e também à sua implementação com ferramentas inovadoras. O resultado é uma melhoria completa, com visão criativa e crítica e projeção de futuro.

Portanto, esses elementos são considerados uma importante vantagem competitiva sobre seus pares, pois fornecem valor e uma visão que vai além do que foi pensado inicialmente.

Como a inovação e a criatividade nos negócios podem ser promovidas?
Parece óbvio que implementar tanto a criatividade quanto a inovação nas equipes de trabalho de uma empresa é muito importante, principalmente se você quer que elas permaneçam nela e até atraiam novos talentos , mas como podemos fazer isso? Aqui estão algumas técnicas que você pode adotar para desenvolver esses elementos fundamentais.

Crie o ambiente de trabalho certo
Quando falamos sobre o clima certo para estimular a criatividade e a inovação, queremos dizer ter um ambiente em que todos se sintam à vontade para que essas duas habilidades possam vir à tona. Por exemplo, é importante saber ouvir cada um dos membros de uma equipe, que a comunicação seja bidirecional e não unidirecional, que incentive o diálogo entre todos, que apoie as ideias e que o estresse seja administrado adequadamente (e não gere altos níveis de estresse). Se considerarmos isso, o ambiente de trabalho pode se transformar em um poderoso estímulo para que os funcionários (antigos e recém-chegados) realizem suas atividades de forma criativa.

Estimula a aprendizagem contínua
Se alguma coisa, organizações bem-sucedidas ao redor do mundo têm enfatizado a necessidade de fornecer a seus funcionários a oportunidade de melhorar suas habilidades, talentos e capacidades, ou adquirir novos, e assim crescer pessoalmente, bem como para a empresa. Em outras palavras, elas incentivam o aprendizado contínuo. O aprendizado contínuo, sistematizado e permanente ao longo do tempo, tomou o nome de cultura de aprendizagem dentro de uma organização e visa aprender, inovar e se adaptar às mudanças constantemente. Sua aplicação implica melhores resultados tanto no desempenho individual de cada funcionário (e afirma o comprometimento de seus colaboradores), quanto no ambiente organizacional. Além disso, quanto mais completa for a formação dos funcionários, mais competitiva, criativa e inovadora será a empresa.

Incentive a conversa entre colegas
Uma conversa pode ser o pó para acender a criatividade e dar lugar a novas ideias. Isso pode assumir a forma de conversas com funcionários ou reuniões pós-trabalho, por exemplo, para que os trabalhadores possam discutir alguns pontos em um ambiente mais relaxado do que o ambiente de trabalho rigoroso.

Mas não é necessário ter eventos especiais, você também pode proporcionar momentos espontâneos que podem servir como uma excelente oportunidade para gerar uma conversa entre colegas; talvez apenas essa conversa casual possa ser o embrião para gerar boas e novas ideias.

Forneça as ferramentas necessárias
Existem diferentes técnicas e ferramentas para estimular a criatividade e a inovação. Aqui estão algumas delas:

  • Brainstorming. Também chamado de brainstorming, o brainstorming é uma técnica de grupo que busca chegar a um grande número de ideias em um curto espaço de tempo. Os grupos participantes devem ser idealmente heterogêneos, ou seja, de diferentes áreas, especialidades, experiências e idades.
  • Provocação. Esta técnica foi cunhada por Edward de Bono (precursor do pensamento lateral e da criatividade). Ela envolve escolher qualquer palavra ou frase que aparentemente não faça sentido com o tópico que estamos abordando e, então, relacioná-la ao foco criativo. Isso serve como um ponto de partida para gerar ideias originais e envolve justapor esta palavra ou frase obtida aleatoriamente com o foco criativo. 
  • Atributos. Esta técnica foca, acima de tudo, em ser capaz de melhorar o que já existe. Baseia-se em fazer uma lista das características e atributos do produto ou serviço a ser melhorado. Então, cada uma dessas características/atributos é analisada e como eles poderiam ser melhorados. Uma vez feito isso, as melhores ideias são selecionadas. 
  • Scamper. Mais do que uma técnica única, é uma mistura de várias, e consiste em uma lista de perguntas para pensar em novas alternativas. Isso é feito por meio de perguntas que visam substituir, combinar, adaptar, modificar, propor outros usos, eliminar/minimizar e reordenar/inverter os elementos que fazem parte do foco do problema. 
  • Mapas mentais. Essa técnica gráfica permite a geração de ideias por associação e também serve para organizar informações. Ela é feita com um problema ou desafio central, e a partir daí os tópicos relacionados nascem com uma

Áreas de descanso são fornecidas
Trabalhar sem ter espaços para descanso não é algo que seria recomendado, em nenhuma circunstância. Um trabalhador cansado não só coloca sua saúde em risco, como também não se coloca em um bom cenário para fomentar a criatividade.

Ter alguns minutos de descanso por dia através, por exemplo, de pausas ativas é uma boa iniciativa para os trabalhadores fazerem uma pausa necessária nos mesmos dias de trabalho e servem para recuperar energias, melhorar o desempenho e reduzir a fadiga muscular através de diferentes técnicas e exercícios. Alguns deles podem ser exercícios de respiração consciente; movimentos de alongamento de diferentes partes do corpo, como pescoço, ombros, braços, mãos, cintura e pernas; massagem no pescoço, crânio, cabeça e orelhas; exercícios de relaxamento visual; entre outras ideias possíveis para relaxar o corpo e a mente.

Recompense a criatividade e a inovação
Se você propõe que os trabalhadores sejam criativos e gerem inovação, e isso é alcançado, é fundamental recompensar esse esforço.

Comece dando feedback contínuo para que se sintam ouvidos e valorizados em suas propostas. Ao escolher uma recompensa, ela deve ser significativa e motivadora e fazer sentido para os trabalhadores: alguns podem preferir dinheiro, enquanto outros podem preferir dias de folga ou até mesmo um presente. Para escolher a recompensa precisa, é necessário conhecer muito bem os funcionários da empresa, para acertar em cheio (por exemplo, você pode fazer uma pequena pesquisa para descobrir suas preferências de recompensa). E além de recompensas concretas como dinheiro, presentes ou benefícios, não se esqueça do aspecto mais importante de uma recompensa: o de reconhecer o trabalho realizado pelos funcionários .

Que medidas os líderes podem tomar para promover e facilitar a criatividade e a inovação?
Para que tanto a criatividade quanto a inovação ocorram, é preciso ter uma liderança adequada que apoie, direcione e viabilize essas máximas. O foco para dar vida a novos conceitos deve estar nas pessoas que dão vida à organização, entendendo suas características e diversidades.

Líderes que querem atingir isso devem exercer uma liderança criativa que guie os outros para atingir um resultado de forma inovadora. Essa liderança criativa e inovadora pode ser aquela que promove a criatividade da equipe, aquela que facilita a realização da visão criativa do líder ou aquela que integra ideias criativas heterogêneas. Em qualquer caso, é uma liderança que aprimora as habilidades sociais dos trabalhadores para criar e inovar.

Como os Recursos Humanos podem ajudar a construir uma organização criativa e inovadora?
Uma organização é uma grande família onde cada peça é essencial para que tudo funcione. Nesse sentido, o gestor de Recursos Humanos de uma empresa deve ter um papel mais estratégico do que operativo , deve ser um facilitador que apoia os líderes que lideram esses processos nas equipes. E com tudo isso, ajudar a gerar um ambiente de trabalho criativo e inovador em uma organização, que é o objetivo final.

Como dissemos no início, a criatividade é uma das habilidades mais exigidas pela maioria das empresas. Embora as organizações a busquem em seus funcionários, elas também devem estimulá-la e habilitá-la em seus trabalhadores de forma integral para gerar inovação, ou seja, trazer ideias criativas ao porto.

Tudo isso diferencia uma empresa da outra, faz com que os funcionários se sintam ativos, atualizados e, acima de tudo, importantes dentro da empresa e queiram permanecer nela. Suas ideias importam, valem a pena, fazem a diferença e agregam valor.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Recursoshumanos #ConsultoriadeRH #JPeF #JPEF #JP&F #Gentee Gestão #TalentoHumanos #Agenciadeempregos #Gestaodepessoas #AquisiçaodeTalentos #AtraçãoeRetenção #Consultoria #Empresa #Sevirços #RecrutamentoeSeleção #Recrutamento #Seleção #Recruiter #Tech #Tecnologiadainformaçao #Tecnologia #Software #Sistemas #Inteligenciaemocional #Gestaodeequipe #Liderançadeequipe #Saudeebemestar #Empresa #Contrataçaodepessoas #Vagas #Gestaodecarreira

Compartilhe esse artigo: