Carreira: Metacompetência é um diferencial competitivo
No mercado de trabalho, não basta ter apenas conhecimento técnico para obter reconhecimento. Destacar-se em determinada função requer ir além das expectativas dos gestores e das metas traçadas. Um profissional completo é aquele que associa os conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes e consegue potencializar todas as suas características positivas.
Enquanto a competência diz respeito à realização de atividades e funções típicas que atendam aos requisitos de qualidade e produção, a metacompetência (soma duas palavras bastante conhecidas, que são “meta” e “competência”) é o que difere um profissional essencial para a organização daqueles que são dispensáveis. Quem tem esta habilidade está sempre à frente, gera valor ao negócio, quebra paradigmas e vai além. Ser metacompetente significa unir o lado técnico com posturas e atitudes proativas, sem deixar de primar pela ética e pelos valores humanos e ser flexível para compreender as mudanças e conviver com variações.
Este é o tipo de profissional que as empresas buscam, pois transformam problemas em oportunidades e soluções, ajudam a trazer um clima operacional positivo e constituem um diferencial competitivo para as organizações. Os metacompetentes são os protagonistas das mudanças do ambiente organizacional por sua capacidade de se adaptarem às situações.
Segundo o professor Eugênio Mussak, autor do livro Metacompetência – uma nova visão do trabalho e da realização pessoal, há pessoas capazes de competir. Estas são as competentes. Há também as capazes de construir novos cenários – estas são as metacompetentes. Portanto, os líderes com esta característica surpreendem e engajam sua equipe de uma forma única, obtendo resultados mais favoráveis. Isso ocorre porque, ao invés de cobrar resultados, o gestor demonstra seu compromisso e incentiva a todos, seja pelo exemplo, ou por reconhecimento de talentos e apoio às iniciativas. A ordem é ir além do convencional e surpreender. Este é o verdadeiro diferencial competitivo da era moderna.