Análise comportamental: 10 benefícios no Recrutamento

Análise comportamental: 10 benefícios no Recrutamento

Usar uma avaliação comportamental é a arma secreta de muitos recrutadores. Use-a para encontrar os melhores candidatos para suas posições disponíveis que são mais adequados para a função em questão. Continue lendo para saber mais sobre avaliações comportamentais e os benefícios que elas fornecem aos gerentes de contratação.

O que é uma avaliação comportamental?
Uma avaliação comportamental em recrutamento se refere a um teste dado a candidatos. Este teste lhe dá uma maneira de ver como o candidato responde a certas situações e oferece uma previsão de seu comportamento futuro.

Isso é fantástico para gerentes de contratação e recrutadores, pois pode ajudar você a preencher posições vagas com candidatos que tenham o temperamento e as características para se destacar na função. As avaliações comportamentais fornecem a você uma visão de como o candidato se encaixará em sua equipe e cultura organizacional, bem como se ele é adequado para a posição aberta.

Você pode ter ouvido falar de testes cognitivos ou testes de personalidade usados ​​durante o processo de recrutamento. Uma avaliação comportamental é um pouco diferente destes porque o foco está em prever o comportamento em vez de simplesmente categorizar traços de personalidade.

10 Benefícios das Avaliações Comportamentais no Recrutamento
Adicionar uma avaliação comportamental aos seus processos de recrutamento é fantástico para você como gerente de contratação, para a empresa e para o candidato. Aqui está o porquê:

Prever desempenho
Se você já desejou ter uma bola de cristal que lhe mostrasse o quão bem um novo funcionário se sairia, é isso! O principal motivo pelo qual os gerentes de contratação usam avaliações comportamentais é para prever o desempenho de um candidato na função se você o contratar.

Quando são realizadas corretamente, as descobertas mostram consistentemente que uma avaliação comportamental é um ótimo preditor do desempenho futuro no trabalho. Isso ajuda você a escolher o candidato que terá o melhor desempenho se lhe for oferecida a posição.

Justiça
Ao aplicar exatamente o mesmo teste para aqueles que você está entrevistando, você está oferecendo uma maneira completamente justa para um candidato se destacar. Aquele que obtiver a pontuação mais alta na avaliação certamente se tornará seu favorito. Como eles receberam o mesmo teste que os outros candidatos, esta é, sem dúvida, uma maneira justa de conduzir seu processo de recrutamento .

Marca do Empregador
Uma avaliação comportamental lhe dá uma maneira de transmitir os valores da sua marca a potenciais funcionários. O comportamento na sua organização deve refletir os valores da sua marca. Quando os candidatos passam pela avaliação, eles vão mostrar que são a pessoa certa para a imagem da sua marca.

Prévia de vaga para candidatos
Ao conduzir essa avaliação, você está oferecendo aos candidatos uma prévia realista do trabalho. Ao testá-los sobre as habilidades necessárias para a posição, eles ganharão uma compreensão do que a função envolve. Isso lhes dá a chance de ver se a função os atrairia ou não. Então, é uma situação ganha-ganha – você testa as habilidades deles e eles podem ver se podem gostar do trabalho.

Base para Feedback
Quando você recusa candidatos a emprego, dar feedback pode ser um desafio. Muitas vezes, você simplesmente teve um sentimento melhor sobre outro candidato. Quando você conduz uma avaliação comportamental, você tem alguma base real para feedback. Você pode deixá-los saber o que eles pontuaram e onde eles se saíram bem ou não tão bem.

Muitas avaliações fornecerão a você um feedback detalhado que você pode passar para o candidato. Os candidatos são muito mais propensos a aceitar que a decisão foi justa com base neste feedback adicional que eles não receberiam de outra forma.

Reduzir o preconceito
Pode ser difícil eliminar o preconceito do processo de recrutamento, mesmo se você estiver tentando. Todos nós sabemos que não devemos contratar com base em fatores como gênero, raça e outros aspectos semelhantes. No entanto, o preconceito inconsciente é um preconceito do qual não temos consciência e ainda pode afetar as decisões de contratação. Quando você contrata com base nos resultados da avaliação, pode ter certeza de que baseou sua decisão em dados e não em preconceito.

Confiança na Contratação
Com os dados reais e aplicáveis ​​obtidos de uma avaliação comportamental, você pode estar confiante em sua decisão de contratação. Você sabe que está fazendo a escolha certa porque pode prever com precisão como o candidato se sairá na posição. Chega de ficar adivinhando ou disputando entre vários candidatos!

Retorno sobre o investimento
O retorno sobre o investimento para qualquer avaliação é calculado por quanto custa versus os benefícios de fazê-la. Se você contratar o candidato que fará o melhor na função, você pode economizar muito dinheiro a longo prazo. Não haverá necessidade de recrutar novamente para essa função tão cedo e a pessoa nela pode render mais dinheiro para sua empresa.

É por isso que a maioria dos gerentes de contratação acha que avaliações comportamentais faz com que valha a pena fazê-las.

Comparação
Se você simplesmente não consegue decidir quem escolher, como pode diferenciar entre ótimos candidatos? Uma avaliação comportamental é uma solução ideal porque oferece uma base para comparação entre candidatos. Seus dois finalistas podem ter habilidades e experiência semelhantes e foram bem entrevistados, mas certamente um terá uma pontuação melhor do que o outro no teste. Isso pode tornar sua decisão mais simples!

Relevante para a função
É essencial que cada estágio do processo de recrutamento seja relevante para a função para a qual você está contratando. É por isso que avaliações comportamentais são tão boas – elas sempre serão adaptadas para testar o comportamento necessário para a posição.

É essa relevância que provoca uma reação positiva dos candidatos em relação à avaliação. Eles apreciarão que você esteja procurando por comportamentos que a posição exige. Isso também lhes dá certeza de que serão bem-sucedidos na função para a qual estão se candidatando.

Como você pode ver, há inúmeras razões convincentes para adicionar uma avaliação comportamental ao seu processo de recrutamento. Então, o que você está esperando? Adicione uma agora e obtenha um fantástico retorno sobre o investimento e promova sua marca de empregador. Além disso, seus candidatos vão adorar porque terão uma prévia realista do trabalho e apreciarão o feedback. Comece a fazer escolhas de contratação confiantes usando os resultados dessas avaliações, e você nunca mais olhará para trás.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari  #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

Compartilhe esse artigo: