A aquisição de talentos e seus desafios no setor de TI

A aquisição de talentos e seus desafios no setor de TI

Pediram para você “fazer mais com menos” recentemente? Se você é um profissional de aquisição de talentos em tecnologia, é incrivelmente provável.

Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

Em meio a esses tempos tumultuados na indústria de tecnologia e no cenário econômico mais amplo, uma miríade de equipes de talentos em tecnologia deve maximizar o que elas têm. Quer isso signifique lidar com cortes no orçamento ou nos recursos da equipe, a pressão está alta.

Mas com muitas empresas de tecnologia continuando a contratar em alguma função, as equipes de aquisição de talentos ainda precisam oferecer a experiência de contratação de alto nível que os candidatos esperam... só que agora com menos orçamento e/ou recursos.

Isso não é um feito impossível. As equipes de talentos só precisam reavaliar suas operações e estratégias de contratação atuais. (E estamos aqui para ajudar.)

Aqui estão cinco maneiras pelas quais as equipes de aquisição de talentos podem abordar os desafios de contratação no setor de tecnologia e realmente fazer mais com menos.

1. Amplie sua estratégia de mobilidade interna
Quando solicitadas a otimizar o que têm, a oportunidade que muitas equipes ignoram é considerar seus funcionários atuais. Isso mesmo; estamos falando sobre impulsionar sua estratégia de mobilidade interna.

Há uma infinidade de razões pelas quais você deve considerar funcionários atuais para novas funções. Por um lado, empresas que priorizam a contratação interna têm uma permanência de funcionários 41% maior do que aquelas que não o fazem.

Sem mencionar que é mais rápido e barato contratar de dentro. Em tempos de “fazer mais com menos”, essa vantagem se torna ainda mais importante.

Se você está se perguntando exatamente como aprimorar sua estratégia de mobilidade interna, criamos um guia prático de mobilidade interna para você começar. (Dica: comece colocando a liderança na mesma página, enfatizando o bom e velho T&D e fornecendo aos gerentes o suporte de que eles precisam.)

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

2. Enfatize o envolvimento contínuo do candidato
Normalmente, a jornada de um candidato termina quando você o rejeita ou estende uma oferta. Seguir esse modelo de aquisição de talentos exige que você comece do zero toda vez que precisar preencher uma função. Isso desperdiça muita largura de banda e recursos — o que muitas equipes de aquisição de talentos em tecnologia não podem perder.

Praticar o engajamento contínuo de candidatos significa engajar e reengajar candidatos antes, durante e depois do processo de contratação. Isso cria um pool de alta qualidade de candidatos engajados e pré-selecionados para considerar para oportunidades.

Com uma comunidade fiel de talentos para escolher, você poderá economizar tempo e dinheiro que seriam gastos na busca de novos talentos.

3. Faça da análise de contratação sua melhor amiga
Você se pega desperdiçando recursos correndo em círculos, tentando, mas falhando em entender por que há gargalos espalhados por todo o seu processo de contratação? Se sim, deixe que seus dados de contratação o guiem em direção à clareza.

Ao analisar suas métricas de contratação, você pode identificar problemas e soluções adequadas, além de evitar investir dinheiro em uma solução que você nem tem certeza se será a solução real .

Se você precisar de ajuda para começar, nosso cofundador e chefe de produto conversou recentemente com alguns de nossos parceiros para discutir como avaliar com maestria suas métricas de contratação.

No geral, os dados são realmente o presente que continua dando. Mantenha um pulso firme no seu painel de análise, e você terá todas as respostas que precisa já na ponta dos dedos.

4. Não se esqueça das indicações de funcionários
Quando você precisa maximizar seu orçamento e recursos, reunir indicações de funcionários faz todo o sentido. Semelhante aos benefícios da contratação interna, as indicações de funcionários podem reduzir o tempo de contratação e os custos.

Dos empregadores pesquisados, 82% classificaram as indicações de funcionários acima de todas as outras fontes para gerar o melhor ROI. Como bônus adicional, 88% dos empregadores disseram que as indicações geraram as novas contratações da mais alta qualidade.

Nem preciso dizer que, se você não tem um programa formal de indicação de funcionários, é hora de criar um. Um programa de indicação de funcionários transforma cada funcionário da sua empresa em um mini recrutador. Qual melhor maneira de aproveitar ao máximo o que você tem atualmente?

5. Estabeleça a tecnologia de RH correta
Uma pilha de tecnologia de RH robusta garante que não haja necessidade de contratar recrutadores extras. Com a tecnologia certa em vigor, sua equipe de cinco pessoas operará como uma equipe de 50.

A tecnologia de RH não só permite que você maximize seus recursos durante a atual crise de contratações no setor, mas também permite que você expanda mais tarde, quando o setor inevitavelmente se recuperar novamente.

Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: