Soft Skills

Soft Skills

Soft skills são um conjunto de atributos pessoais e habilidades sociais que permitem que indivíduos se comuniquem efetivamente, colaborem com outros e trabalhem bem em equipes. Essas habilidades também são conhecidas como habilidades interpessoais ou de pessoas, e os empregadores as valorizam muito, pois contribuem para a produtividade geral e o sucesso de uma organização.

Soft skills são uma parte substancial da personalidade de um indivíduo. Indivíduos nascem com soft skills, mas também se desenvolvem a partir de experiências. Além disso, as pessoas podem aprender soft skills participando de programas de treinamento. 

Soft skills também descrevem inteligência emocional (IE). IE é a habilidade de compreender, usar e gerenciar emoções. IE alta permite que as pessoas se conectem, conversem, aliviem o estresse e superem conflitos. 

3 Aspectos da Inteligência Emocional: 

  1. Autoconsciência , ou a capacidade de compreender as próprias ações, emoções e pensamentos 
  2. Autogestão , ou a capacidade de assumir a responsabilidade pelo próprio comportamento e bem-estar 
  3. Consciência social ou a capacidade de considerar as perspectivas dos outros

A gestão de relacionamentos usa os três aspectos para manter conexões com outras pessoas com sucesso.

Soft Skills em Gestão 

Soft skills beneficiam as empresas quando todos os funcionários as praticam. Afinal, os indivíduos precisam interagir com os outros em quase todas as posições. Mas os líderes são particularmente eficazes quando têm soft skills fortes.

Gerentes que trabalham bem com trabalhadores de diferentes gerações e origens geralmente têm equipes mais produtivas. Além disso, eles são mais capazes de conduzir metas e prioridades de negócios. Abaixo estão alguns exemplos de como habilidades fortes beneficiam gerentes:

  • As organizações esperam que os gerentes tenham sólidas capacidades de falar. Mas grandes líderes também são bons ouvintes. Ser um ouvinte ativo mostra níveis mais altos de respeito e pode melhorar a resolução de conflitos. 
  • Negociação pode fazer parte da descrição de cargo de muitos líderes. Líderes devem considerar o que funcionários, clientes ou associados querem enquanto permanecem focados em impulsionar sua agenda. 
  • Bons líderes precisam gerenciar o tempo delegando tarefas a subordinados diretos. Isso significa que eles precisam escolher as pessoas certas e fornecer instruções claras. Além disso, a delegação eficiente capacita equipes e funcionários. 

Além de incentivar a produtividade, líderes com soft skills podem construir um local de trabalho de pertencimento com vulnerabilidade e empatia . Uma cultura empresarial positiva aprimora a marca do negócio e atrai os melhores talentos. 

Além disso, bons gerentes previnem perdas financeiras e de produtividade de posições vagas

5 categorias e exemplos de habilidades sociais 

Soft skills se enquadram em cinco categorias principais. Embora essas características possam ser transferidas para qualquer posição, algumas são excepcionalmente valiosas para a gerência.

Gerentes e colegas de trabalho precisam de habilidades de comunicação e trabalho em equipe para trabalhar juntos de forma eficaz. Da mesma forma, habilidades de gerenciamento de tempo ajudam os funcionários a cumprir prazos. Além disso, habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico ajudam os funcionários a tomar decisões informadas e racionais. 

Gerentes e líderes precisam dessas habilidades sociais e proficiências de liderança. Sua capacidade de construir uma equipe e resolver conflitos influencia diretamente a cultura da empresa. Por exemplo, a gerência deve se comunicar efetivamente com seus subordinados diretos. 

1. Habilidades de comunicação 

A capacidade de ouvir e falar contribui para as habilidades de comunicação. Os funcionários usam essas habilidades para dar e receber diferentes tipos de informações, desde discutir atividades diárias até compartilhar atualizações de status e ideias. 

  • Escuta ativa/empática é atenção ao orador. Envolve concentração no que está sendo dito e no não dito, como a linguagem corporal. Além disso, o orador deve reconhecer a atenção total do ouvinte.
  • Confiança é a afinidade de confiar em si mesmo. Ajuda os indivíduos a controlar suas emoções e tomar decisões.  
  • Gerenciamento/resolução de conflitos ajuda os trabalhadores a lidar com conflitos no local de trabalho. Essas proficiências também se enquadram na categoria de trabalho em equipe. 
  • A simpatia é a capacidade de ser cordial. As pessoas recebem informações mais prontamente daqueles que consideram amigáveis. 
  • Negociação é um diálogo de vai e vem para chegar a um acordo sobre questões discordantes. Negociadores fortes acrescentam uma sensação de poder à mesa de negociação. Como resultado, eles têm mais probabilidade de atingir seu resultado ideal. 
  • Falar em público é o ato de se dirigir a uma audiência ao vivo. Grandes oradores públicos podem impulsionar a reputação deles e de sua organização.

Os trabalhadores usam vários métodos de comunicação, incluindo conversas pessoais, telecomunicação e a palavra escrita.

2. Habilidades de trabalho em equipe

Trabalho em equipe é a habilidade de colaborar com um grupo para atingir um objetivo comum. Os colegas de trabalho precisam de habilidades sociais (ou de trabalho em equipe) para trabalhar amigavelmente e lidar com desentendimentos. 

  • Colaboração é trabalhar com alguém ou um grupo em uma tarefa. Funcionários que colaboram podem aproveitar ao máximo os outros e uma equipe.
  • Empatia é a compreensão do que outras pessoas sentem. É ver o ponto de vista de alguém e imaginar-se no lugar dele.
  • Habilidades interpessoais ajudam indivíduos a entender comportamentos ou sinais de outros. Pessoas que possuem essas habilidades podem se conectar e influenciar outros. 
  • Rapport-building é o desenvolvimento de uma conexão, confiança mútua e afinidade com alguém. Os funcionários podem nutrir relacionamentos profissionais com essa soft skill.
  • Respeito é a prática de mostrar deferência. Funcionários respeitosos parecem mais confiáveis. Infelizmente, eles também cultivam uma percepção de status e poder. 

Trabalho em equipe é uma habilidade social que promove objetivos de carreira. Mesmo aqueles que trabalham sozinhos podem se beneficiar dessas habilidades. 

3. Habilidades de gerenciamento de tempo 

O gerenciamento de tempo garante que os trabalhadores tenham um desempenho eficiente e produtivo. Como resultado, as organizações preferem confiar nos funcionários para concluir tarefas, mesmo quando não estão com elas.

  • Ambição tem um forte desejo de ter sucesso. Trabalhadores ambiciosos têm o ímpeto de terminar tarefas em tempo hábil e bem. 
  • Detalhista é o interesse em prestar atenção a pequenos detalhes. Funcionários detalhistas produzem trabalho preciso e de alta qualidade.  
  • Diligência é fazer esforços cuidadosos e persistentes. Uma alta ética de trabalho é uma característica favorável para os funcionários e geralmente é a chave para o sucesso. 
  • Priorização é o processo de organizar as coisas por importância ou urgência. Funcionários que conseguem priorizar tarefas aumentam a eficácia. Além disso, eles têm mais probabilidade de superar a resistência à mudança no local de trabalho. 
  • Motivação é impulso. Funcionários motivados concluem projetos. Eles também podem encorajar outros a serem mais produtivos por meio de seu entusiasmo.
  • Ética de trabalho é uma crença inerente de que trabalho duro é uma recompensa ou um bem moral. Funcionários com uma forte ética de trabalho geralmente têm níveis de desempenho mais altos. 

Os funcionários precisam de habilidades de gerenciamento de tempo em quase todas as funções. Mas essas habilidades são benéficas em ambientes de trabalho híbridos e remotos.

4. Habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico

Funcionários com habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico podem identificar e abordar problemas. Eles também podem dar sentido a informações complicadas.

  • Análise/ Pensamento analítico é dividir dados em pedaços menores. Como resultado, funcionários analíticos podem transformar informações em um plano acionável. 
  • Criatividade é gerar ideias originais. Portanto, trabalhadores imaginativos são perfeitos para papéis criativos. Além disso, eles podem fazer conexões mais facilmente. 
  • Inovador é o ato de introduzir ideias novas e criativas. Funcionários inovadores podem aumentar a produtividade pensando fora da caixa. 
  • Investigativo é a preocupação de olhar para algo metodicamente. Como resultado, trabalhadores investigativos podem encontrar mais facilmente problemas e soluções negligenciados.
  • Questionar é mostrar interesse em aprender novas informações. Funcionários questionadores querem encontrar respostas e insights. Além disso, eles promovem outras habilidades sociais e confrontam positivamente práticas padrão. 

Trabalhadores com essas habilidades desafiam ideias pré-determinadas para determinar o caminho mais adequado.

5. Habilidades de liderança

Bons líderes motivam suas equipes a trabalhar de forma coesa para os melhores resultados. Assim, a gerência com fortes habilidades de liderança pode manter os projetos dentro do cronograma e reforçar o trabalho em equipe. 

  • Adaptabilidade é a qualidade de lidar com mudanças. Mudanças são constantes e inevitáveis, então os líderes devem ser flexíveis. 
  • A tomada de decisão é fazer escolhas bem pensadas com base em informações disponíveis. Líderes fortes tomam decisões oportunas com base em dados, experiência e habilidades de pensamento crítico. 
  • Delegação é atribuir tarefas e responsabilidades a outros. Líderes podem trabalhar eficientemente delegando tarefas estrategicamente . Além disso, eles garantem que os funcionários tenham as habilidades e os recursos para cumprir o desafio. 
  • Fluência intercultural é familiaridade e respeito por outras culturas. Líderes inclusivos amplificam as habilidades e o potencial de sua equipe. 
  • Confiabilidade é a qualidade de ser confiável e confiável. Os funcionários são mais propensos a ouvir e seguir um líder em quem podem confiar e depender. 
  •  Teambuilding é o processo de fazer as pessoas trabalharem de forma colaborativa. Líderes precisam dessa habilidade para manter as equipes trabalhando efetivamente.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Recursoshumanos #ConsultoriadeRH #JPeF #JPEF #JP&F #Gentee Gestão #TalentoHumanos #Agenciadeempregos #Gestaodepessoas #AquisiçaodeTalentos #AtraçãoeRetenção #Consultoria #Empresa #Sevirços #RecrutamentoeSeleção #Recrutamento #Seleção #Recruiter #Tech #Tecnologiadainformaçao #Tecnologia #Software #Sistemas #Inteligenciaemocional #Gestaodeequipe #Liderançadeequipe #Saudeebemestar #Empresa #Contrataçaodepessoas #Vagas #Gestaodecarreira

Compartilhe esse artigo: