7 dicas para melhorar o seu currículo
Quando você está procurando um novo emprego ou quer tentar uma nova posição dentro do seu setor atual, você precisará se apresentar a potenciais empregadores. Se você está desempregado ou não atualiza seu currículo há muitos anos, aprender as regras atualizadas de escrita e apresentação de currículo pode beneficiar sua busca por emprego.
Mesmo o candidato mais qualificado pode não ser chamado para uma entrevista se seu currículo criar a impressão de que ele está fora de sintonia com o ambiente de negócios atual. Uma carta de apresentação impressionante também pode não compensar um currículo mal escrito. Alguns sites de busca de emprego recomendam atualizar seu currículo pelo menos duas vezes por ano. Se você estiver procurando um novo emprego ou estiver desempregado, certifique-se de atualizar e ajustar seu currículo com frequência enquanto procura trabalho.
Abaixo estão sete maneiras pelas quais seu currículo pode parecer desatualizado para potenciais empregadores e maneiras de corrigi-los.
Referências mediante solicitação
Não há necessidade de desperdiçar espaço valioso do currículo nesta seção desatualizada. Os empregadores presumem que você fornecerá referências se solicitado. Em vez disso, mantenha uma página separada com os nomes e informações de contato de suas referências pronta para fornecer ao empregador assim que tiver avançado no processo de entrevista.
Um currículo não serve para todos
Embora seja inteligente manter um currículo mestre em arquivo, você precisa personalizá-lo para se adequar a cada emprego para o qual se candidata. Os candidatos que dedicam um tempo para adaptar seu currículo às necessidades do empregador se destacarão do grupo. Elimine os detalhes que não se aplicam à posição e enfatize aqueles que fazem você parecer mais qualificado. Pode levar um pouco mais de tempo para usar essa técnica, mas geralmente valerá a pena.
Declaração de Objetivo
O resumo ou perfil profissional substituiu a declaração de objetivo. Os empregadores estão focados no que os candidatos a emprego podem fazer por eles, não no que a empresa pode fazer pelo candidato.
Você se venderá melhor com uma lista concisa e com marcadores das qualificações e realizações que o tornam adequado para o cargo.
Currículo de uma página
Uma das regras de currículo mais divulgadas é que o documento deve ter uma página. Muitas pessoas vão a extremos para seguir esse comando, resultando em tamanhos de fonte minúsculos e ilegíveis para evitar que o currículo se estenda para a segunda página.
A menos que você seja um novato no mercado de trabalho , pode ser que precise de mais de uma página para mostrar adequadamente suas habilidades e qualificações. Se você tem experiência de trabalho suficiente que se encaixe na posição, é aceitável estender o comprimento do seu currículo para duas páginas. Mantenha seu currículo sucinto e relevante, mas não use uma fonte menor que 10,5 pontos.
Falta de Redes Sociais
Plataformas de redes sociais como Facebook e X (antigo Twitter) podem ser consideradas distrações no local de trabalho, mas podem ser ativos em um currículo. Os empregadores querem saber se os candidatos estão atualizados com as tendências atuais de tecnologia e comunicação. Links para um portfólio profissional online, blog ou página do LinkedIn devem ser incluídos no cabeçalho do seu currículo.
Há uma boa chance de que os empregadores façam uma pesquisa na internet para descobrir mais sobre possíveis funcionários, então certifique-se de que todos os seus perfis de redes sociais projetem uma imagem profissional.
Muita informação
Não é necessário contar sua história de vida em um currículo. Fornecer a um empregador muitas informações pessoais pode ser prejudicial às suas chances de emprego.
Exclua informações sobre onde e quando você se formou no ensino médio. Abandone empregos irrelevantes de 15 anos atrás. Embora já tenha sido uma prática padrão em alguns setores, agora é inapropriado incluir detalhes pessoais em um currículo, como informações sobre seus hobbies, religião, idade e situação familiar. Não só parece pouco profissional, mas essas informações podem ser usadas para discriminá-lo.
Um empregador perguntará se ele quer saber por que você deixou cargos anteriores, então não há necessidade de mencionar isso no seu currículo.
Terminologia e habilidades desatualizadas
Habilidades em softwares e sistemas de computador obsoletos devem ser removidas do seu currículo. Não se incomode em listar habilidades básicas de computador, como processamento de texto e uso de um navegador de internet, porque os empregadores presumirão que você tem essas proficiências.
Experiência técnica é crítica em quase todos os setores, e os empregadores frequentemente usam palavras-chave de tecnologia para encontrar currículos em bancos de dados eletrônicos. A descrição do trabalho é o melhor guia para determinar a terminologia e as habilidades tecnológicas que devem aparecer no seu currículo, e certifique-se de mantê-las frescas e atualizadas.
Devo colocar datas no meu currículo?
Geralmente, você deve incluir datas no seu currículo. Tradicionalmente, os currículos listam a experiência de trabalho em ordem cronológica reversa e usam meses e anos para mostrar o tempo trabalhado em cada função. No entanto, se você estiver preocupado com discriminação por idade ou se estiver apenas entrando no mercado de trabalho, pode usar um formato de currículo que destaque suas habilidades .
E se eu não lembrar das datas exatas de um trabalho?
Em geral, não tem problema se você não se lembra do dia exato em que começou ou terminou um emprego. Os empregadores geralmente ficam satisfeitos apenas em saber os meses e anos em que você trabalhou lá. Se você está com dificuldade para lembrar quando trabalhou para uma empresa específica, pode ligar para o departamento de recursos humanos de lá para verificar suas datas de início e término.
Como devo formatar as datas no meu currículo?
Para currículos tradicionais, formate as datas com alinhamento correto. Você pode destacar a data e escolher "Alinhar à direita" no menu de formatação de texto do seu programa de processamento de texto. Você pode usar um traço para mostrar um intervalo de datas (por exemplo, junho de 2020 – maio de 2024). Acima de tudo, certifique-se de ser consistente com sua formatação em todo o texto.
Em um mercado de trabalho rápido e competitivo, os parâmetros para escrever e enviar um currículo continuam a evoluir. Tire um tempo para atualizar e simplificar seu currículo, incluindo fazer uma versão digital fácil de enviar por e-mail, o que ajudará a garantir que seu currículo acabe nas mãos de seu potencial empregador.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F