6 Dicas para fortalecer a cultura organizacional
Em qualquer empresa, uma cultura empresarial claramente definida é crucial para a produtividade de seus funcionários. Sem um conjunto de expectativas fácil de entender, pode ser difícil para as pessoas trabalharem umas com as outras. Você entende a importância da cultura da empresa, mas e se algo simplesmente não estiver funcionando da maneira que você acha que deveria? Como você pega uma cultura que está atrasada e dá vida nova a ela?
1. Seja mais transparente
Transparência se tornou uma espécie de palavra da moda nos negócios, mas comprometer-se com a verdadeira transparência pode impulsionar tanto o seu negócio quanto a satisfação dos seus funcionários . Mais do que simplesmente ser honesto, a transparência empresarial é sobre quanta e quão rapidamente as informações estão disponíveis para os trabalhadores e clientes. Transparência é sobre confiança, e mostrar aos seus funcionários que você confia neles com os sucessos e problemas da empresa os ajudará a confiar em você em troca.
2. Reconheça as conquistas dos funcionários
Em um artigo para a Forbes , o colaborador Josh Bersin se baseia em pesquisas feitas por sua empresa, Bersin & Associates, e escreve: "Empresas que pontuaram entre os 20% melhores para construir uma "cultura rica em reconhecimento" na verdade tiveram taxas de rotatividade voluntária 31% menores". Ao reconhecer as realizações de seus funcionários, colegas de trabalho, departamento e empresa como um todo, você pode ajudar cada trabalhador a se sentir mais motivado e capacitado para alcançar coisas maiores. A melhor parte das culturas ricas em reconhecimento é que elas funcionam melhor quando o reconhecimento vem de todos, não apenas da gerência. Fazer algum trabalho para incentivar o reconhecimento agora pode criar uma cultura empresarial mais positiva nos próximos anos.
3. Promova relacionamentos de trabalho fortes
Você não precisa se tornar o melhor amigo de todos na sua empresa. Na verdade, tentativas de fazer isso podem parecer inautênticas. No entanto, você deve buscar relacionamentos significativos e genuínos com seus funcionários e colegas de trabalho, e criar espaço e tempo para que outros se comuniquem e se relacionem. Tente reservar um tempo para falar com alguém todos os dias, ou mudar seu espaço de trabalho para encorajar encontros produtivos. Você pode se surpreender com o quanto as pessoas se abrem.
4. Incentive a autonomia e a flexibilidade dos funcionários
Algumas pessoas preferem uma gestão mais prática, enquanto outras se sentem sufocadas por check-ins frequentes. Algumas pessoas fazem seu melhor trabalho em equipes ou grupos, enquanto outras preferem trabalhar de forma independente. Definir expectativas para essas coisas é um bom primeiro passo, mas você também deve considerar deixar seus funcionários decidirem como eles trabalham melhor. Horários flexíveis e a capacidade de assumir projetos ou tarefas adicionais pelos quais os funcionários podem ser apaixonados podem ajudar muito a capacitar as pessoas em sua empresa.
5. Dê (e peça) feedback regular
Todos se sentem bem com um trabalho bem feito, então é vital oferecer feedback regular . Revisões anuais, ou mesmo trimestrais, podem não ser o suficiente para ajudar seus funcionários a aprender e crescer em suas posições. Ao dar feedback construtivo em projetos específicos, você abre linhas de comunicação com seus trabalhadores e cria um ambiente de trabalho honesto e produtivo. Lembre-se, isso vale para os dois lados. Incentive funcionários e colegas a lhe darem feedback também, e mantenha a mente aberta sobre mudar a maneira como você faz as coisas.
6. Ouça com atenção
Mais importante, ouça seus funcionários, colegas de trabalho e pares. Peça sugestões sobre como você pode melhorar a experiência de trabalho deles e planeje estratégias de melhoria com eles. Ao falar com as pessoas ao seu redor, tente deixar de lado seus objetivos pessoais e profissionais e pratique a escuta ativa . Incentivar uma cultura de empatia e compreensão é a melhor estratégia para melhorar a cultura da empresa.
A cultura da sua empresa é como sua personalidade, e para você e seus funcionários fazerem o melhor trabalho, vocês precisam ser capazes de se dar bem. Ouça todos em seu negócio sobre o que funciona e o que não funciona, e não tenha medo de fazer ajustes. No final das contas, tudo se resume ao que as pessoas em sua equipe precisam, então é impossível ter apenas uma solução. Mostre à sua empresa que você se importa, e todos irão prosperar.
Conte com a JP&F Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção de talentos. Nossos profissionais de RH certificados e experientes vão mergulhar em cada uma dessas áreas e fornecer insights valiosos para você e sua equipe de liderança.